Avant
Well-known member
Eu, ainda no secundário, comecei a aprender guitarra clássica e lembro-me que antes sequer de pegar "na dita" era importante ler música decentemente. O raio do prof. era mesmo exigente!
Quando acabei o 12.º ano e já com um ano de treinos mais ou menos irregulares sabia um nadinha mais que nada...
Depois vim estudar para lx e nunca mais lhe peguei, acabei por a dar e bem burro que fui! Talvez um dia!
Aprender a tocar guitarra como deve ser, sim, é preciso saber bastante de música. Não se ensina a tocar guitarra a coçar barriga e a fazer uns acordes.
Isso aprendi eu com umas lições de uns amigos há já quase 30 anos... E a parte mais difícil é ganhar memória nos músculos das mãos para dedilhar e fazer os acordes, e acima de tudo ganhar calo nos dedos da mão esquerda, quando não se tem, ao fim de 5 minutos têm-se os dedos em brasa... Não sendo completamente tone deaf, é possível tocar umas coisas engraçadotas com algum treino.
Agora tocar guitarra em condições, é bem mais difícil do que parece e requer algum virtuosismo.