Carlos Paredes dizia que a guitarra é um instrumento reltivamente fácil de aprender a tocar mal, e extremamente difícil de aprender a tocar bem. Julgo que se referia à guitarra portuguesa, mas a ideia é válida para qualquer guitarra.
Em relação à promoção, posso dizer-te que aprendi a tocar (mal) guitarra num chasso desses comprado em Espanha por 5 ou 6 mil pesetas.
Os problemas dessas guitarras baratas são alguns: pouca ressonância; desafinam-se sozinhas com facilidade; com o tempo o braço tende a entortar; os trastos costumam ser frágeis e ficam dentados pelas cordas, etc..
Mas para aprender deve ser suficiente.
Um conselho: paciência, muita paciência e perseverança. De início vai-te parecer muito complicado fazer um simples acorde, mas ao fim de algum tempo vais sentir uma evolução muito mais rápida.
E tem toda a razão, eu dou aulas a quase 30 alunos, fora os que ja dei, e todos têm dificuldades diferentes, sejam de ouvido, ritmicas, ou posições dos dedos etc, cada guitarrista é um caso, e esses videos na net para mim so servem de uma coisa, aprender teorias, buscar ideias, mas isso so grandes guitarristas é que são bons nisso. Eu lembro-me de ter tido dificuldade em aprender os modulos, jonico, dorico, frigio, lidio, mixolodio e por aí adiante e até consegui aprender a partir da net, até que a reparei que a dificuldade não estava em aprende-los, mas sim em aplica-los, e precisei de alguem que me ensinasse, ao fim de quase 10 anos de guitarra tive de voltar a dar aulas e mesmo assim, continuo com problemas de picking e essas cenas, não é facil tocar bem...
Quanto às guitarras de supermercado, teoricamente servem para aprender, mas como instrumento que são, a construção varia de guitarra para guitarra mesmo dentro do modelo, e ja vi guitarras de 100 euros a soar melhor que as de 500, por isso nada melhor, pega-se em alguem que conheça e pede-se para experimentar a guitarra