Ora Rapaziada
Então fica a minha experiência desse grilar na embraiagem (O MEU TB FAZ)

. De pois de muito prucurar, descobrir o grilo

. Faz o seguinte e vais ver que descobres o grilo.
1º - Poe o carro num sitio bem plano para não correres riscos.
2º - trava bem o travão de mão e põe o motor a trabalhar.
3º - senão tocares na embraiagem, aí está o grilo a grilar. Certo?
4º - vamos descobri-lo...[8D]
5º - vais ter que retirar os resguardos de plástico que tens por baixo do carro. Eu retirei-os e nunca mais os coloquei pq de plástico não servem para nada a não ser para acumular lama, terra, etc.
6º - agora que retiráste os resguardos certifica-te que ninguem poe o carro em movimento contigo lá debaixo. (segurança em 1º lugar)
7º - tens o carro a trabalhar e a ouvir o grilo, certo? então deita-te debaixo da viatura com a cabeça mais ou menos na direcção dos pedais.
8º procura visualmente a parte exterior da alavanca, ou forquilha da embraiagem. (é um travessão de chapa que entra dentro da "cloche", não sei se é assim que se escreve..., mas é a peça abaulada que pega a cx de velocidades ao motor e dentro da qual está a embraiagem.
9º- na extremidade exterior da dita alavanca tens um "bombito" idêntico ao dos travões.
10º- se pressionares a alavanca contra o bombito vais deixar de ouvir o grilar. E pronto descobriste o grilo

.
11º- Porque é que isso acontece? - Porque a extremidade da alavanca é concava, onde o embolo do bombito vai exercer pressão quando pisas a embraiagem. De origem essa concavidade tem um revestimento de borracha para evitar a fricção do embolo do bombito com a concavidade da alavanca e se ouves o grilar é porque esse isolamento gastou-se. SIMPLES NÃO

. Ora verifica lá...
No meu, depois de descobrir o que era e porque o grilar me chateiava, consegui colocar um bocado de espuma que resultou temporáriamente. Também é verdade que nunca me lembrei de perguntar na toyota se esse isolamento se vende, porque como descobri o que era e depois de verificar que não era nada de importancia, deixei de ligar ao grilo, utilizando a máxima de que não é defeito, mas sim feitio. [:X]