apresentação

citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

O meu anda com um "grilar" na embreajem, qd n faço pressão no pedal, ke me anda a deixar intrigado, e o mais estranho é ke o funcionamento da mesma esta suave e n patina mesmo qd e mal tratada.... Vou ter de verificar como esta o disco/prat/rolamento e se necessario substituir antes de ir a Marrocos. Alguma ideia?

Só mesmo ouvindo o barulho e identificar de onde vem, pode ser também as molas de encosto da embraiagem, nos GR's e frequente, andam assim muito tempo, não se nota nada no empenho do carro só é mesmo o barulho que incomoda quando se está parado sem aceleração.
O meu GR também já costumava fazer de vez em quando, o que lhe fiz foi levantar só um pouco a aceleração, quando esta no "relentim" e deixei de sentir o barulho, é uma questão de encontrar essa posição sem aumentar muito a aceleração dele. O Gr tem um botão no interior, só foi necessário rodar 2 ou 3 vezes e o barulho desapareceu. Por vezes esse barulho anda anos no carro sem ser necessário fazer nada.

citação:Originalmente colocada por marcochaves

O meu anda com um "grilar" na embreajem, qd n faço pressão no pedal, ke me anda a deixar intrigado, e o mais estranho é ke o funcionamento da mesma esta suave e n patina mesmo qd e mal tratada.... Vou ter de verificar como esta o disco/prat/rolamento e se necessario substituir antes de ir a Marrocos. Alguma ideia?

Só mesmo ouvindo o barulho e identificar de onde vem, pode ser também as molas de encosto da embraiagem, nos GR's e frequente, andam assim muito tempo, não se nota nada no empenho do carro só é mesmo o barulho que incomoda quando se está parado sem aceleração.
O meu GR também já costumava fazer de vez em quando, o que lhe fiz foi levantar só um pouco a aceleração, quando esta no "relentim" e deixei de sentir o barulho, é uma questão de encontrar essa posição sem aumentar muito a aceleração dele. O Gr tem um botão no interior, só foi necessário rodar 2 ou 3 vezes e o barulho desapareceu. Por vezes esse barulho anda anos no carro sem ser necessário fazer nada.

Tb ja me disseram ke n devia ser nada e ate e cronico nos toyotas.... Assim como nos patrol... Mas de qq maneira vou com ela ao Dr a ver o ke dizem....

EDIT: Mas os sintomas são ligeiramente diferentes do ke dizes... Imagina ke vou em 5ª a rolar, ouço o grilar, mesmo de janela fechada, mas basta encostar o pé a embraiagem e deixa de fazer..... :s

Obg Marco!

Tb ja me disseram ke n devia ser nada e ate e cronico nos toyotas.... Assim como nos patrol... Mas de qq maneira vou com ela ao Dr a ver o ke dizem....

EDIT: Mas os sintomas são ligeiramente diferentes do ke dizes... Imagina ke vou em 5ª a rolar, ouço o grilar, mesmo de janela fechada, mas basta encostar o pé a embraiagem e deixa de fazer..... :s

Isso pode até ser pó e sujidade acumulada lá dentro que provoca esse ronronar da embraiagem, creio que sei a que barulho te referes.

Com o prato totalmente encostado, a sujidade acumulada causa fricção, com um ligeiro apoiar de pedal o prato desencosta ligeiramenet e é o suficiente para nao se ouvir.

Isso indicia muito provavelmente a necessidade de troca do disco de embraiagem em breve.

citação:Originalmente colocada por sitefixe

Isso pode até ser pó e sujidade acumulada lá dentro que provoca esse ronronar da embraiagem, creio que sei a que barulho te referes.

Com o prato totalmente encostado, a sujidade acumulada causa fricção, com um ligeiro apoiar de pedal o prato desencosta ligeiramenet e é o suficiente para nao se ouvir.

Isso indicia muito provavelmente a necessidade de troca do disco de embraiagem em breve.

É o ke eu penso tb.... Vou ver o ke me diz o mecanico, pra semana tou de ferias e vou-me dedicar ao golias! Obg sitefixe! ;)

Ora Rapaziada

Então fica a minha experiência desse grilar na embraiagem (O MEU TB FAZ);). De pois de muito prucurar, descobrir o grilo :D. Faz o seguinte e vais ver que descobres o grilo.
1º - Poe o carro num sitio bem plano para não correres riscos.
2º - trava bem o travão de mão e põe o motor a trabalhar.
3º - senão tocares na embraiagem, aí está o grilo a grilar. Certo?
4º - vamos descobri-lo...[8D]
5º - vais ter que retirar os resguardos de plástico que tens por baixo do carro. Eu retirei-os e nunca mais os coloquei pq de plástico não servem para nada a não ser para acumular lama, terra, etc.
6º - agora que retiráste os resguardos certifica-te que ninguem poe o carro em movimento contigo lá debaixo. (segurança em 1º lugar)
7º - tens o carro a trabalhar e a ouvir o grilo, certo? então deita-te debaixo da viatura com a cabeça mais ou menos na direcção dos pedais.
8º procura visualmente a parte exterior da alavanca, ou forquilha da embraiagem. (é um travessão de chapa que entra dentro da "cloche", não sei se é assim que se escreve..., mas é a peça abaulada que pega a cx de velocidades ao motor e dentro da qual está a embraiagem.
9º- na extremidade exterior da dita alavanca tens um "bombito" idêntico ao dos travões.
10º- se pressionares a alavanca contra o bombito vais deixar de ouvir o grilar. E pronto descobriste o grilo:D.
11º- Porque é que isso acontece? - Porque a extremidade da alavanca é concava, onde o embolo do bombito vai exercer pressão quando pisas a embraiagem. De origem essa concavidade tem um revestimento de borracha para evitar a fricção do embolo do bombito com a concavidade da alavanca e se ouves o grilar é porque esse isolamento gastou-se. SIMPLES NÃO;). Ora verifica lá...

No meu, depois de descobrir o que era e porque o grilar me chateiava, consegui colocar um bocado de espuma que resultou temporáriamente. Também é verdade que nunca me lembrei de perguntar na toyota se esse isolamento se vende, porque como descobri o que era e depois de verificar que não era nada de importancia, deixei de ligar ao grilo, utilizando a máxima de que não é defeito, mas sim feitio. [:X]

citação:Originalmente colocada por Land Cruiser

Mas Óh Sr VX, conta lá!. O teu é um VX ou um KJ90 (o motor é o mesmo). Mostra lá a maquina.

Cumprimentos

Humberto Pereira

O meu é um 90 igual ao teu! Ha por ai pelo forum milhoes de fotos dele!

O nick senhor_vx foi posto por um amigo ke me chamava isso, pq era um jipe ke eu sempre gostei mto, e tyava sempre a falar no vx, e ate tive kuase kuase um negocio feito com um!

Podes ver fotos aki

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=33181&whichpage=23
http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=33181&whichpage=24

Voltar
Superior