Aprovado congelamento de progressões automáticas

citação:Originalmente colocada por Pé Leve
referem-se aos escalões, os tais que davam aquela fartura de mais 5 ou 10 euros a mais em cada três anos
Professores: (nota: para subirem de escalão fazem umas acções de formação ridículas...)

200611311195_profs.JPG

SEM MAIS COMENTÁRIOS [v]

Meu caro Pé Leve espero que me perdoe, mas o texto que vou colocar parece que define um pouco algumas "visões" que por aqui grassam, embora seja um pouco OT, fica como um alerta para o cerne do problema que esquecemos.

Enquanto não se entender o conteudo deste texto não vão perceber o resto.

O Homem que não sabia nada

O Homem que Não Sabia Nada entrou um dia na Assembleia da República, passeou pelos corredores e, parando diante do porteiro, encetou com ele este diálogo:

- Lembro que quando subi, impressionei-me com as imensas escadarias que trazem à entrada: para que servem tantas pedras?

O porteiro respondeu, ao mesmo tempo em que cravava um cigarro. :

- Servem para simular, diante do homem da rua, que os ministros e deputados são uma gente inspirada, vivendo no alto, anjinhos mais perto de Céu do que eles: assim devem ser respeitados, mas ultimamente tenho visto muita gente a subir a escadaria gritando que eles são é mais diabinhos.

- Ah é? Mas que querem esses que sobem a escadaria? É tornarem-se políticos também?

- Nada disso! Querem manifestar a toda a gente em directo pela televisão! A esse tumulto de palavras de ordem gritos, faixas e cartazes ao alto chamam manifestação, embora a mais das vezes pareça uma magnifesta, e é um destes revilharos que em dias até aparece a polícia!

- Ah é? E há violência ? Terrível!

- Terrível nada! É bom! Dá mais publicidade televisiva! É chamada televisão impacto! É o impacto do cassetete e o impacto na opinião pública! Uma vez até aconteceu um paradoxo: houve uma manifestação de polícias, mas felizmente com tanto cassetete ninguém se magoou. Às vezes acontecem manifestações de militares, mas a isso costumam chamar revolução. No entanto têm havido cada vez menos manifestações: acho que é porque as pessoas, ao invés de virem fazer uma manifestação, preferem ficar sentados em casa a ver acontecer manifestações pela televisão.

- Então está bem.... Entremos... Aquelas portas, onde levam?

- À assembleia: um círculo de cadeiras a que falta um bocado. Eles distribuem-se pelas cadeiras por cores ideológicas procurando a melhor posição.

- A melhor posição? Como estar à janela?

- O melhor poleiro, e o melhor poleiro é o do partido com mais deputados, e a esse todos querem pertencer! E porque trocam amiúde de partido, de cargos e de posição, demonstram ter muito a filosofia das alternadeiras,

-Alternadeiras? Como? Oferecem-lhes copos?

-Copos e não só! Mas o que sucede é que os presidentes de Câmaras e cargos de mais orgãos da administração frequentemente se candidatam a deputado e vice versa, nunca esquecendo a filiação em clubes locais e mais grupos filantópicos: ocupam o lugar uns dias e depois regeressam ao lugar original: houve um há uns tempos que, como foi ser deputado europeu, abalou e deixou lá o filho.

-Mas falou à pouco das cores... Eles também pintam?

-Se pintam! Pintam o sete e fazem uma imensa manta de retalhos de discursos e conversa. Por isso se chama parlamento! Por haver muita conversa!... Mas isto hoje está calmo: estão poucos deputados porque é hora de ir à casa de banho...

- E vão todos os mesmo tempo?

- Sim, porque fazem parte do mesmo partido.

- Que é isso dos partidos?

- Existem muitos, entre maiores e menores: mas a sua grandeza é fluida, oscilando muito como uma balança tonta a cada votação: o que parece determinar a oscilação é, do lado de um, os escândalos, do dos outros, a arruaça.

- Onde está o maior partido agora?

- Ali à frente. Alguns lêem o jornal, uns contam anedotas, outros fazem discursos, alguns pedem aumentos ( deputados: querem ser aumentados? - Só quando fizerem uma manifestação! Visado pelo Armando ) e alguns fazem desvios. Mas a maioria não faz nada. Dizem que sim ou não.

- Como?

- Então, quando é para decidir alguma coisa eles primeiro conversam todos um bocado: lêem os jornais, informam-se das sondagens, riem um bocado ( Houve há uns tempos um que pôs a malta toda a rir quando falou em tomar medidas sérias contra o grave problema do alcoolismo: como é de ver eles têm um enorme sentido de humor! ), mandam bocas, enfim, passa-se um bom bocado. Depois vão à casa de banho e a seguir votam.

- Mas porque esse insistência em ir à casa de banho?

- Porque entretanto se encontram nos corredores!... Aí é que se decidem as coisas! Nos corredores, no tu-cá, tu-lá, no toma-lá, dá-cá, eles concordam... Essa é a maravilha da Democracia: nos corredores, longe das câmaras de televisão, eles são todos iguais e têm todos o mesmo interesse, que é o de manter-se por lá o mais tempo possível!

- E aqueles ali à frente, com ar chateado , quem são?

- São os ministros.

- São enfermeiros? O que ministram?

- Administram isto com injecções de dinheiro da UE e palmadinhas no rabo! E estão sempre chateados porque só conseguem ter o apoio da bancada do seu partido, e raro o apoio dos outros. Ainda há tempos injectaram dinheiro para acabar com as filas dos hospitais, acho que era para distribuir dinheiro nas filas para que os pacientes fossem fazer as operações noutro lado.

- São os mais fortes da Nação, não é?

- Bem, eles são fortes, mas há um mais forte que todos os outros, mas desse e à sua primeira família não temos visto recentemente. Tem estado a viajar - a Diplomacia é o seu forte: assina livros de honra distribui medalhas de mérito aos amigos e colecciona autógrafos. Afirma-se muito preocupado com a Nação, mas como viaja muito nunca se percebe de que Nação fala. E todos gostam dele porque na sua ausência fazem o que quiserem!

Ideia: Eduardo d´Orey

citação:Originalmente colocada por Crimson

O pessoal tem todo uma aversão á Função Publica...Vai lá vai :D

é pá, há algumas razões para isso, há carreiras que têm que ser revistas, ganham demais! (em certos sectores da FP)
Depois há carreiras em que mesmo com uma vida de progressões não se vai além de um ordenado miserável! MAs claro que não concordo com este tipo de progressões!! Deviam subir por mérito e não pela idade!

A idade já não é um posto!!

Como em todo o lado, há os que ganham muito e pouco fazem e há os que ganham pouco e muito fazem.

Essa ideia da FP, que os trabalhadores "mamam" os impostos dos "coitados" do privado, é ridicula. Os FP como todos os outros pagam impostos. E os impostos servem para muita coisa.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Como em todo o lado, há os que ganham muito e pouco fazem e há os que ganham pouco e muito fazem.

Essa ideia da FP, que os trabalhadores "mamam" os impostos dos "coitados" do privado, é ridicula. Os FP como todos os outros pagam impostos. E os impostos servem para muita coisa.

Posso dizer que recebo um ordenado de m€rda e que mais de 100€ são impostos!![8][8][8]

E o que dizer aos FP's que há 5 anos não recebem qualquer tipo de aumento? E o que dizer aos que têm 35 anos de serviço e que agora têm de trabalhar mais 7 ou 8?

...As carreiras tinham (...), caso a caso, uma evolução salarial em média de três em três anos que "premiava" a antiguidade...

...

Mas, claro, há muitas carreiras que não têm esta evolução salarial de três em três anos e são como as que tu conheces...
...
...E outras que têm evoluções diferentes, com tempos diferentes e valores também...[:p]

citação:Originalmente colocada por Bolide

referem-se aos escalões, os tais que davam aquela fartura de mais 5 ou 10 euros a mais em cada três anos
Professores: (nota: para subirem de escalão fazem umas acções de formação ridículas...)

200611311195_profs.JPG

SEM MAIS COMENTÁRIOS [v]

Deve ser com o aumento de 5 euros de 3 em 3 anos que pagaste o carro, a casa, etc, ou tens uns pais ricos, ou... o comité central obriga-te a dizer tais disparates [:p]

citação:Originalmente colocada por Nthor

citação:Originalmente colocada por MrGrieves

(...)

P.S.: É facil constatar a penúria por que o Nthor passa como funcionáriio público, basta olhar para as horas a que tem colocado os posts... rico emprego o da função pública, até permite navegar pela net em horas de trabalho!
[}:)][}:)][}:)]:D:D.
Eu estou de férias, qual é a tua desculpa para estares na net em horário laboral.

É uma tristeza:( ver pessoas que não percebem patabina do que falam e se metem a falar do que não tem conhecimento, e medirem tudo e todos pela mesma Bitola[8]

citação:Originalmente colocada por Nthor

O que é que são as "progressões automáticas nas carreiras"?

Sou funcionário do estado há 15 anos </u>e não sei o que isso é, será que vão deixar de se promover políticos e boys automaticamente e uns aos outros?

Ahhhhhh... agora sim, percebo o sentido dos seus comentários nalguns tópicos (outros não entendo, sinceramente).
É mais uma cuja mama vai acabar... e depressa!

[:X][:X][:X][:X][:X]

Este país já merecia há muito um governo como este.
Não faz sentido os funcionários públicos, que são os que têm o emprego mais seguro de todas as classes trabalhadoras e que mais regalias têm, virem defender que estão a ser prejudicados.
Porque não deixam então a função pública? Lá sabem! [|)]

Meus senhores, os tempos mudam, já chega de reinvidicações demagógicas. Tenham o mínimo de vergonha, e sobretudo respeito pelos desempregados deste país que não têm o que vocês têm...

P.S.: É facil constatar a penúria por que o Nthor passa como funcionáriio público, basta olhar para as horas a que tem colocado os posts... rico emprego o da função pública, até permite navegar pela net em horas de trabalho!

Porque razão quem critica a FP e diz que estão cheios de regalias e ganham mais, não se candidata a um lugar na mesma??[:p]

P.S: Queres ver que nunca puseste aqui um post em horário de expediente?:D

Há bons e maus em todo lado ponto final. Se alguns ganham muito bem na FP, outros ganham muito mal. Não vejo onde está a diferença para o privado.

A minha mãe é FP e já faz parte de cargos bastante elevados. Ganha bem sim, mas vão lhe buscar metade do ordenado ao final do mes para impostos. Privilégios da FP? Tem telemóvel com 75€ de plafond. A mais, paga do bolso dela. Conheço muito boa gente no privado e em cargos muito menores que nem plafond tem. Tem ADSE, conheço muitos em que o sistema de seguro de saude medis faz parte do contrato de trabalho.

Claro que muitos se encostam e não trabalham mas não sejam cegos ao pensar que tudo na FP é assim e que no privado todos trabalham e muito. Há de tudo em pouco em todo o lado.

Que comentário de mau gosto...

citação:Originalmente colocada por Bolide

Deve ser com o aumento de 5 euros de 3 em 3 anos que pagaste o carro, a casa, etc, ou tens uns pais ricos, ou... o comité central obriga-te a dizer tais disparates [:p]
Média, sabes o que significa? [:p]

A minha maior subida de escalão representou cerca de 20 contos e foi só uma dessa ordem de grandeza!

O carro já foi pago mas a casa ainda está para durar, mas não me posso queixar do meu vencimento, que está acima da média!...

Mas o problema não é esse, percebes?...

O problema é geral, de princípio e cegamente abrangente...

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

é mesmo fixe mudar de escalão de vencimento e mudar também o escalão de IRS ao mesmo tempo, e acabar por ganhar menos dinheiro...
Por acaso esqueceu-me de dizer isso, mas nessa subida que referi, que coincidiu com a altura do subsídio de Natal (que espero não seja mais um privilégio exclusivo da função pública...), levei uma "bordoada" no IRS que até me arrepiei...[8)]

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

é mesmo fixe mudar de escalão de vencimento e mudar também o escalão de IRS ao mesmo tempo, e acabar por ganhar menos dinheiro...

Esatava exactamente a escrever o mesmo. Já vi isso acontecer.

Aliás eu que estou arecibos verdes e estou no 1º ano tenho uma série de regalias, estive a ver que para o ano para receber o mesmo limpo tenho de ganhar quase o dobro. [xx(] Só a SS 145€ até doi.

Voltar
Superior