Aprovado congelamento de progressões automáticas

citação:Originalmente colocada por XlPower

É uma maravilha poder vir a ganhar 3000€ num país em que o salário
mínimo é de 375€ e o salário médio de 750€...
ou seja, quase 10 vezes mais o salário mínimo e 4 vezes mais
o salário médio.

Assim, quem poder ir para professor para quê procurar um
emprego no sector privado, para quê tentar criar uma empresa...
Mais facilmente se atinge aquele patamar de salário
indo para professor do que dedicar-se a outra profissão
que promova o desenvolvimento económico do país...

O salário no sector público deve ser inferior ao do sector privado.
Isto é o normal nos países mais desenvolvidos, porque só assim há
um interesse na economia privada pelos mais competentes e mais
motivados. Só em Portugal é que é ao contrário, como aliás
é o costume. Somos um país numa zona desenvolvida com
características do 3º mundo...

E isto vai levar muito, mas muito tempo a corrigir.

1º - No privado os topos de carreira (3.000€ é o topo da carreira) pagam muito melhor, e mais, atinjem-no muito mais depressa do que um professor.

2º - Não existe nenhuma profissão que melhor promova o desenvolvimento do país que a de professor. Isso é um comentário típico de quem vê a educação como uma despesa e não como um investimento. A irlanda saiu de onde saiu porque foi aí que apostou, ao invés de AE's.

3º - O que está a bold parece-me tão absurdo que nem vou comentar.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por Mephisto

E alias, não deveria haver distinção entre privado e publico
acho bem que no futuro se aproximem mais os dois sistemas, mas coloco a questão!!!
Porque razão a FP se aproxima do Sector Privado, e não é o Sector Privado que se aproxima da FP??? Pq não a reforma para todos os trabalhadores com 60 anos ou 36 anos de desconntos???
Pq é que os aumentos da FP continuam pelo 5º ou 6º consecutivo abaixo da inflação???
Mas será que foram os FP que meteram o pais na m***a em que está???
Será que são os culpados de tudo???
Repito, como em todo o lado, à bons e maus profissionais.....

Talvez porque o sector público não tenha concorrência de outras empresas. E só isso já é muita coisa.
Competitividade, é isso que falta e é nisso que importa apostar claramente...

Uma empresa não é produtiva num determinado ramo? OK, ou torna-se competitiva ou, progressivamente, muda de ramo, actualizando a respectiva mão de obra para a nova actividade, em vez de criar desemprego! Assim pode nivelar-se por cima!...

Eu não diria melhor. Como o sector público não tem concorrência, não vê necessidade de ser competitivo.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

XlPower, se é assim tão bom ser professor, pq não vais tu tb?

Se eu soubesse o que sei hoje, podes ter a certeza absoluta
que era o que tinha feito.
Além de ter emprego garantido para o resto da vida, reforma
boa garantida, ainda tinha tempo para me dedicar a projectos
pessoais e até a criar empresas.

E porque não o fazes agora?

Emprego garantido para a vida?? Mas tu vives em que mundo?

citação:Originalmente colocada por jcpr

o salário médio.

1º - No privado os topos de carreira (3.000€ é o topo da carreira) pagam muito melhor, e mais, atinjem-no muito mais depressa do que um professor.

2º - Não existe nenhuma profissão que melhor promova o desenvolvimento do país que a de professor. Isso é um comentário típico de quem vê a educação como uma despesa e não como um investimento. A irlanda saiu de onde saiu porque foi aí que apostou, ao invés de AE's.

1 - Mas quantos é qeu atingem o topo de carreira no privado e com que
responsabilidades? São muito poucos e com muito mais responsabilidades
que o cargo de "simples" professor...

2 - A nossa educação é a pior da União Europeia, mas os
professores são os mais bem pagos... e o país não sai da cepa torta...

3 - é o normal nos países mais desenvolvidos, premiar
o mérito, o trabalho e a iniciativa privada. Se é absurdo para
ti, ainda tens alguns países comunistas resistentes como a Coreia do Sul ou Cuba como exemplo.

citação:Originalmente colocada por jcpr

o salário médio.

ti, ainda tens alguns países comunistas resistentes como a Coreia do Sul ou Cuba como exemplo.

1 - Mais uma vez, o desconhecimento da realidade é brutal. Só na empresa onde estou, onde as tabelas de vencimento de cada pessoa são conhecidas, e onde trabalham 42 pessoas, existem 5 pessoas que auferem mais que 3000€ líquidos (infelizmente, eu não sou um deles:D).

2 - Os professores são os mais bem pagos... O pessoal come tudo o que vê à frente com uma pinta do caraças...
Como é que queres que se consigam resultados se os programas escolares mudam de 4 em 4 anos, com cada governo? Não há milagres!
Mais uma vez o desconhecimento da realidade está bem patente. Candidata-te para o ano que vem. Vais ter uma valente surpresa!

3 - Como o André referiu, a Alemanha e a França são dois bons exemplos de onde a fp ganha pelo menos tão bem como o privado. Claramente são regimes comunistas.:(

1 - Estáva a falar de valores iliquidos. Foi o valor que
estava numa tablela colocada aí por alguém. Nunca falei
em liquidos. Mas afinal mesmo liquido é possível,
tu próprio o disseste.
Agora diz-me quem é que no sector privado ganha 3000 €
liquidos ou iliquidos sem ser uma pessoa com elevadas responsabilidades...

2 - Não desmentiste o meu facto, dizes que ganham bem, algumas
vezes melhor que o sector privado. E se há um caso
ou outro que não segue a regra, o que eu disse está errado?

Só isto? E os outros?

Os valores ilíquidos, na prática, não contam para nada. O que conta é o que cada um recebe, de facto, ao fim do mês.

Por isso, puramente demagógico fazer a discussão por aí.

Não sei em que mundo vives, mas achar que um professor universitário ganha muito, se ganhar €3.000 líquidos, no final da carreira...enfim...demagogia a rodos outro vez.

Porque o problema é que tu vieste com a ideia que na FP "tem de se ganhar pior que no privado", porque é para o privado que "devem ir os melhores".

Isso, do meu ponto de vista, está totalmente errado. Essa visão levou ao estado actual, com um FP ineficiente, de costas para o mérito e replecta de inaptos.

Uma coisa é dizer que a maioria ganha muito bem face às suas qualificações/volume de trabalho/responsabilidades. Estás totalmente certo.

Outra é generalizar e dizer que a FP não pode pagar muito bem a cargos com elevada responsabilidade/exigência/nível de conhecimentos, porque a FP "não é lugar para os melhores".

acho bem que no futuro se aproximem mais os dois sistemas, mas coloco a questão!!!
Porque razão a FP se aproxima do Sector Privado, e não é o Sector Privado que se aproxima da FP??? Pq não a reforma para todos os trabalhadores com 60 anos ou 36 anos de desconntos???
Pq é que os aumentos da FP continuam pelo 5º ou 6º consecutivo abaixo da inflação???
Bem dito. Há muito que coloco essa questão, aqui no fórum e em tópicos que envolvem a FP, mas curiosamente ninguém parecer importar-se com esses "pormenores".

É a atitude tipicamente 'tuga - preocupar-se mais com a perca de regalias do outros do que lutar para obter, no mínimo, iguais para si. [xx(]

É triste ouvir, por exemplo, que noutros países se negoceiam reduções da carga horária semanal para nºs abaixo das 40 horas... por este andar, em Portugal os FP's vão passar a ter de trabalhar 40 horas, recebendo o mesmo ao fim do mês, a bem da "produtividade" [8]

Não vale a pena entrar na discussão porque não se chega a lado nenhum, mas só dou um exemplo:

No País de "nuestros hermanos" um FP a actuar na área que eu actuo ganha 3 x o que eu ganho ....
A única diferença que isso me faz é o facto de eu não ganhar o mesmo que ele ....

Em Portugal qq "gajo" que ganha mais do que o outro ou supostamente tenha mais regalias do que outro é um "alvo a abater" ...

Com vistas assim curtas não vamos longe ....

Esse estudo comparou apenas os índices do último escalão...

Ainda recentemente houve um concurso de Ensino de Português no Estrangeiro... Nem queiras saber a diferença de salários...

Sabes qual é o nosso mal? É de sermos ignorantes e de falarmos aquilo que ouvimos, sem formar uma opinião própria... Pensar.

Valorizas a profissão de professor e depois dizes que é ser mero professor...

citação:Originalmente colocada por Carlos Alves

Bem dito. Há muito que coloco essa questão, aqui no fórum e em tópicos que envolvem a FP, mas curiosamente ninguém parecer importar-se com esses "pormenores".

É a atitude tipicamente 'tuga - preocupar-se mais com a perca de regalias do outros do que lutar para obter, no mínimo, iguais para si. [xx(]

É triste ouvir, por exemplo, que noutros países se negoceiam reduções da carga horária semanal para nºs abaixo das 40 horas... por este andar, em Portugal os FP's vão passar a ter de trabalhar 40 horas, recebendo o mesmo ao fim do mês, a bem da "produtividade" [8]

Os funcionários públicos não trabalham 40 horas? Eh lá, tenho que começar a dar corda aos meus contactos no INE. :D

citação:Originalmente colocada por Omega

citação:Não vale a pena entrar na discussão porque não se chega a lado nenhum, mas só dou um exemplo:

No País de "nuestros hermanos" um FP a actuar na área que eu actuo ganha 3 x o que eu ganho ....
Estou farto de dizer isso aqui, mas as pessoas não querem ver...
citação:A única diferença que isso me faz é o facto de eu não ganhar o mesmo que ele ....
A diferença está naquilo que tem emperrado o nosso povo e não o deixa seguir em frente e que consiste, "simplesmente", no bota abaixo... É por isso que o português, que muito dificilmente singra no seu país, é quase sempre bem sucedido (querendo trabalhar, claro, para além de ter de ter sorte também...) por esse mundo fora!

Tu cá sugeres algo do género "e se fizéssemos desta maneira?" e tens logo 30 gajos a chamar-te maluco, a dizer que não se pode, que não é possível, que és um idiota! Lá fora ouvem-te com atenção e aproveitam os teus conhecimentos, as tuas ideias e soluções e aplaudem-te (eu sei isso muito bem...)! A diferença é "só" essa e é por causa dela que nunca sairemos da mediocridade![8]

citação:Em Portugal qq "gajo" que ganha mais do que o outro ou supostamente tenha mais regalias do que outro é um "alvo a abater" ...
"Coisa feia..."

citação:Com vistas assim curtas não vamos longe ....
O que me chateia é estarmos como que "amarrados" a este "status quo" de cegueira hipnotizante!

Não vou aqui entrar em pormenores, mas na minha área já propús, sobre determinado assunto, duas ou três soluções elaboradas à milésima por forma a agilizar os serviços... As soluções propostas serviram, quiçá, de papel higiénico cá, mas, curiosamente, numa dada altura em que fomos visitados por vários representantes de delegações de congéneres nossos de outros países calhou a falar-se nesses temas e eu expliquei o que pensava...

Uns meses depois ligaram-me (...) a dizer que duas (de três) das minhas ideias não só tinham sido aproveitadas como desenvolvidas e estavam a funcionar em pleno, dando-me os parabéns! Mas quando me perguntaram como é que tinha sido cá, e eu expliquei que não havia decisão ainda, senti uma imensa vergonha da exclamação que ouvi do outro lado...

Isto passou-se há cerca de ano e meio, dois anos, e as minhas sugestões, cá, continuam no mesmo estado...[8)]

Desculpem esta minha pequena derivação de imodéstia, mas é só para explicar o que penso sobre esta coisa que se chama mentalidade portuguesa!

Nós cá somos é muito bons na intriga, na má língua, no boato e na "lambebotice" e tudo o que vemos lá em cima não descansamos enquanto não fizermos cair cá para baixo!

Que porra de maneira de pensar esta... dassssilva!...[8][8][8][8][8]

Sou funcionário público e desconto em impostos mais de 700 euros por mês. Acho que pago bem a minha parte em impostos.
Se hoje desempenho uma função remunerada acima da média na FP, foi porque trabalhei e esforcei-me muito para isso, com sacrifício inclusive da minha vida pessoal.

Não tive cunhas e participei de igual num concurso de admissão para 270 pessoas ao qual concorreram 30000.

A minha formação universitária é de docente do secundário e trabalhei três anos no ensino. Nunca soube o que era ganhar bem. A tabela que aqui mostraram é de valores ilíquidos, o que é muito diferente do que se leva ao fim do mês.

Sou completamente a favor da avaliação de desempenho na FP e da progressão por mérito.
Muita gente que critica a FP no fundo gostaria de lá estar, porque tem uma ideia errada acerca do que é trabalhar para o Estado.

citação:Originalmente colocada por Sharp and Safe

Sou funcionário público e desconto em impostos mais de 700 euros por mês. Acho que pago bem a minha parte em impostos.
Se hoje desempenho uma função remunerada acima da média na FP, foi porque trabalhei e esforcei-me muito para isso, com sacrifício inclusive da minha vida pessoal.

Não tive cunhas e participei de igual num concurso de admissão para 270 pessoas ao qual concorreram 30000.

A minha formação universitária é de docente do secundário e trabalhei três anos no ensino. Nunca soube o que era ganhar bem. A tabela que aqui mostraram é de valores ilíquidos, o que é muito diferente do que se leva ao fim do mês.

Sou completamente a favor da avaliação de desempenho na FP e da progressão por mérito.
Muita gente que critica a FP no fundo gostaria de lá estar, porque tem uma ideia errada acerca do que é trabalhar para o Estado.
;)

Ó Pé leve, por isso é que eu já não faço propostas no serviço, a ultima que fiz foi há uns 7 anos, a um dos (muitos) directores que por cá tem passado e acabou esquecida, a chefia directa chamou-me maluco, 7 anos depois vamos fazer obras para implementar o sistema que sugeri e que não necessitava de obras nenhumas.

Mas os creditos pela ideia não foram para mim.

Trabalhei com Alemães na tropa e sei que a maneira de pensar e agir deles fica a anos luz da nossa.

:(

citação:Originalmente colocada por Nthor

Ó Pé leve, por isso é que eu já não faço propostas no serviço, a ultima que fiz foi há uns 7 anos, a um dos (muitos) directores que por cá tem passado e acabou esquecida, a chefia directa chamou-me maluco, 7 anos depois vamos fazer obras para implementar o sistema que sugeri e que não necessitava de obras nenhumas.

Mas os creditos pela ideia não foram para mim.

Trabalhei com Alemães na tropa e sei que a maneira de pensar e agir deles fica a anos luz da nossa.

:(

7 anos foi o tempo que alguém precisou para se apropriar da ideia a fazê-la passar como sua ( não do Nthor ).

Ou seja deixou-a entrar no esquecimento e depois apresentou-a como inovação.

Na empresa onde trabalho passou-se o mesmo com um chefe de sector. [8)][8]

Precisou foi de menos tempo.

Voltar
Superior