Aquariofilia!

Expirementei os testes da Jbl Proscan!
Excelentes. Consegue-se ter uma melhor visão dos resultados no smartphone.
2b3da149a66befc2b341dff2e9eb17a0.jpg

65841abb7bfcad59ecd5ab541da17917.jpg

Última edição:
Olá bom dia,

Desde o final de 2017 que reactivei o meu aquário de 60 ltrs, muito por culpa do meu filho.
Ele delira com os peixes que lá temos e com a "responsabilidade" que lhe incutimos de ter as horas para os alimentar
Temos várias espécies e até já chegamos à parte da maternidade para os "guppys".
Entretanto colocarei aqui as espécies e iria precisar da vossa ajuda para tentar reproduzir, para além dos "guppys", outras espécies, se possível.

Estou a tentar colocar uma ou duas imagens, mas não está fácil!!!
[8b]

Ontem troquei o CO2 biológico pelo de pressurizado de um extintor.
Esta agora em fase de teste com 10 bolhas por minuto para ver quanto dura uma botija de 2kg.

Ora bem, vamos lá ver se a minha "leiguisse" na matéria me permite explicar o que quero[:D]

Há uns tempos, decidi dar uso a um Globo de 15litros que prali andava perdido, meti lá areia, dois peixes, mudo metade da agua a cada semana e a cada 4 semanas lavo aquilo. Ponho oxigénio duas vezes por semana e cada vez que troco a agua uso um liquido azulado para limpar a agua ou lá para que serve aquilo.

Agora, parece que ganhei gosto nisto, e tenho ali um nicho num móvel onde encaixa um aquario que vi à venda Eheim nano aquastyle 35l.

Isto já traz bomba de agua, luz e essas coisas.
Vou dar mais qualidade aos peixes? É uma boa escolha? Se quiser por plantas naturais e essas coisas como funciona? Vou ter que tratar menos a agua?

Os peixes que tenho não sei a raça, sao de agua fria, um é preto e o outro laranja.[:D]

Obrigado desde já.

Plantas naturais com água fria, não é boa ideia, crescem pouco (ou morrem no inverno) ou os peixes comem-nas.
A melhor maneira (e mais barata) é comprares (ou mandares fazer) um aquário sem acessórios e comprares depois o filtro, o termostato e a luz.
Um aquário de 35 litros numa fábrica custa-te menos de 20 euros!

Confirmo!
Manda fazer tu o aquário, fica super barato. Depois vê acessórios nas lojas online, também tens algumas físicas com bons preços.

A minha sugestão, é ires a uma loja trocares os peixes de água fria, por os de água quente. Um aquário de agua quente é muito mais estável e mais bonito do que o outro.
Eu cheguei a ter peixes de agua fria, e mesmo com boas condiçoes adoeçiam com frequência.
E depois, as plantas na agua quente ficam bem melhores.
Já agora, quanto maior, melhor. Tenta fazer um de 100litros.

Mandar fazer aquário? Alguém pode indicar fábricas? Obrigado
Vê na tua zona casas que vende vidro por medida. Existe algumas que montam o que lhe pedires.
Mas olha que não é difícil de fazer.
O que eu tenho em casa foi montado por um colega meu, e ficou impecável.
Só precisas dos vidros com a medida correcta (aconselho espessura de 8mm) e silicone para aquários (vende no Aki).

Já agora, umas fotos do meu.
100 litros
Filtro será 300 lt/h
Aquecedor Eihem 100w
Reator CO2 Jbl
Calha LED

Fauna:
Guppys
Platys
Espadas
Cobra khuli
Caracóis planorbys corneus
E mais dois tipos de peixes que tenho de descobrir a espécie.
9c3ac2d7dd2241729b5e548bc3bf25b8.jpg
a17d86d9d9bb13b4fa2c1ae867b82ff4.jpg

Ora bem, vamos lá ver se a minha "leiguisse" na matéria me permite explicar o que quero[:D]

Há uns tempos, decidi dar uso a um Globo de 15litros que prali andava perdido, meti lá areia, dois peixes, mudo metade da agua a cada semana e a cada 4 semanas lavo aquilo. Ponho oxigénio duas vezes por semana e cada vez que troco a agua uso um liquido azulado para limpar a agua ou lá para que serve aquilo.

Agora, parece que ganhei gosto nisto, e tenho ali um nicho num móvel onde encaixa um aquario que vi à venda Eheim nano aquastyle 35l.

Isto já traz bomba de agua, luz e essas coisas.
Vou dar mais qualidade aos peixes? É uma boa escolha? Se quiser por plantas naturais e essas coisas como funciona? Vou ter que tratar menos a agua?

Os peixes que tenho não sei a raça, sao de agua fria, um é preto e o outro laranja.[:D]

Obrigado desde já.

Peixes de água fria? Esquece as plantas, eles adoram trincá-las. Além disso as plantas dão normalmente mais trabalho que a fauna, tens de ter luz (e não pode ser luz do sol directa), fertilizante (especial, sem cobre), substrato (terra), algumas necessitam de CO2, aquecimento, etc.

Ora, antes de mais obrigado a todos pela ajuda.

Andei a pedir cotações diversas, e apesar de ser mais económico sugeriram me comprar este para o efeito que pretendo. Sendo assim, encomendei este de 35litros da Eheim.

Que conselhos me dão para manter a água depois?
Tenho aguentado os dois tubarões no globo, mas acredito que com muito mais espaço eles ficarão muito mais felizes.[:D]

Antes do que for lê bem sobre o ciclo do azoto ao montar o novo aquário. Não vás nas cantigas das lojas que com o produto xpto podes saltar essa fase.

Regra número um para qualquer aquário: paciência!

Coisas apressadas só causam doenças e mortes dos peixes.

Antes do que for lê bem sobre o ciclo do azoto ao montar o novo aquário. Não vás nas cantigas das lojas que com o produto xpto podes saltar essa fase.

Regra número um para qualquer aquário: paciência!

Coisas apressadas só causam doenças e mortes dos peixes.

Obrigado pela dica.

Sim, tenho tempo porque tenho os peixes noutro aquário.
É mesmo para lhes dar mais espaço porque realmente eles naquele não tem um habitat para as necessidades deles.

O que me está a causar confusão é sobre o tratamento de água e mudanças.

...

O que me está a causar confusão é sobre o tratamento de água e mudanças.

Em água quente, as chamadas TPA que recomendam, ou seja mudar 30% da água pelo menos de 15 em 15 dias, eu nunca as fiz.
Mudo menos e com menos frequência. Uma dica de anos desta coisa, quanto menos mudares e mexeres no aquário, melhor!
Outra, o CO2 para as plantas é um bocado (grande) treta. Aliás há produtos que pões na água e fazem precisamente o mesmo efeito.

Voltar
Superior