Aquariofilia!

Enche o aquário com agua da torneira, depois coloca umas gotinhas de um tratamento químico próprio para o efeito. Depois metes o filtro limpo e o termostato, e depois o peixe.

E sim és uma assassina [:D] vais ter sonhos em que um peixe te acha muito bonita e te enfia numa dispensa transparente!

Eu não tenho nada disso aqui... Quanto aos filtros e isso o meu peixe não necessita disso.

Tens algum Betta?

não enfies produtos para o aquario tenho peixes de agua fria nunca lá meti qualquer que seja de produtos e ainda é vivo já lá vão 5 anos,o unico problema é que ele cresceu e o aquario vai-se tornando pequeno,tenho um de 20 litr.

Eu não tenho nada disso aqui... Quanto aos filtros e isso o meu peixe não necessita disso.

Tens algum Betta?
:eek: :eek: :eek:

Tu és mesmo uma assassina!! [:D][:D]

Eu tenho peixes menos exigentes que um Betta e têm tudo isso, e ainda acho que podiam ser melhor tratados. Um Betta é um peixe que tem características peculiares, e que precisa das suas atenções... é femea ou macho? Fazes o "tratamento" do espelho (no caso de ser macho)?

:eek: :eek: :eek:

Tu és mesmo uma assassina!! [:D][:D]

Eu tenho peixes menos exigentes que um Betta e têm tudo isso, e ainda acho que podiam ser melhor tratados. Um Betta é um peixe que tem características peculiares, e que precisa das suas atenções... é femea ou macho? Fazes o "tratamento" do espelho (no caso de ser macho)?

Eu não vou por filtros no meu peixe. Prefiro mudar a água 3 vezes por semana.

Vou ter é de comprar um termostato.

O meu é macho e ainda há pouco tive a meter um espelho à frente dele mas como o tenho há pouco tempo não o quero assustar. Ele foge quando coloco o espelho à frente... Deve estar com medo!

não enfies produtos para o aquario tenho peixes de agua fria nunca lá meti qualquer que seja de produtos e ainda é vivo já lá vão 5 anos,o unico problema é que ele cresceu e o aquario vai-se tornando pequeno,tenho um de 20 litr.
Suponho que tenhas uma água com características porreiras para teres um peixe, mas a água nao é toda igual, em caso de duvida convem sempre por um produto para eliminar algumas substancias nefastas para os peixes que a água pode conter. E os meus também duram [;)]

:sh) Quando o meteres num sitio maior vais querer ter um filtro. Arranja um Elite, não há de ser muito caro e o peixe sempre fica melhor. Peixes ornamentais requerem muitos cuidados, até se usa muito a expressão "aquariofilia com ética" que é coisa o que o teu peixe desconhece.

O meu conselho mesmo é dares o peixe a alguem e arranjares um boneco ou um bibelot...

:sh) Quando o meteres num sitio maior vais querer ter um filtro. Arranja um Elite, não há de ser muito caro e o peixe sempre fica melhor. Peixes ornamentais requerem muitos cuidados, até se usa muito a expressão "aquariofilia com ética" que é coisa o que o teu peixe desconhece.

O meu conselho mesmo é dares o peixe a alguem e arranjares um boneco ou um bibelot...
[:D][:D]

Mobster, aconselho-te a tirares um pouco do teu tempo e informares-te sobre os peixe Betta em vez de dares conselhos absolutamente infantis. [;)]

O indicado seria ter um filtro para o peixe Betta como outro qualquer peixe, mas ainda não estou a pensar em comprar de momento. No entanto, estes peixes dão perfeitamente em estarem em águas paradas não necessitando de filtragem a não ser que tenha cuidado com a água, claro.

Já agora, filtros com muita turbulência são prejudiciais para o peixe...

Última edição:
Mobster, aconselho-te a tirares um pouco do teu tempo e informares-te sobre os peixe Betta em vez de dares conselhos absolutamente infantis. [;)]

O indicado seria ter um filtro para o peixe Betta como outro qualquer peixe, mas ainda não estou a pensar em comprar de momento. No entanto, estes peixes dão perfeitamente em estarem em águas paradas não necessitando de filtragem a não ser que tenha cuidado com a água, claro.

Já agora, filtros com muita turbulência são prejudiciais para o peixe...
Eu já li muito sobre peixes Betta, e sobre outros peixes, e sobre quase todo o tipo de animais para aquários desde rãs albinas a mantis, por isso estou a dar-te estes "conselhos infantis".

Vou ter é de comprar um termostato.

O meu é macho e ainda há pouco tive a meter um espelho à frente dele mas como o tenho há pouco tempo não o quero assustar. Ele foge quando coloco o espelho à frente... Deve estar com medo!

Conselhos:

- Manter a água a 25º e não variar muito deste valor. Este peixe não é de água fria. Na altura de Verão não tem problema, mas de Inverno mata-o com certeza.

- Mudar a água regularmente, 1x por semana chega para 50% do volume de água.

- Meter um espelho 1h por dia para não se sentir sozinho e exercitar as barbatanas.

- Se puderes, arranja-lhe um T2 em vez do T0 na cave...

Qualquer filtro comum tem um regulador...

http://www.aquahobby.com/gallery/b_betta.php

Como podes ler:

Um Betta bem cuidado vive tipicamente 3-4 anos em aquário. Os Bettas podem ser criados em aquários com no mínimo 2 litros, embora certamente vivam muito melhor em aquários não tão pequenos, tipo 20-40 litros.

Devido a essa regionalidade os Bettas vivem em águas de pouca ou nenhuma correnteza, com baixos níveis de oxigênio dissolvido na água

Eu não sou contra o filtro, mas por enquanto não preciso de filtros.

Conselhos:

- Manter a água a 25º e não variar muito deste valor. Este peixe não é de água fria. Na altura de Verão não tem problema, mas de Inverno mata-o com certeza.

- Mudar a água regularmente, 1x por semana chega para 50% do volume de água.

- Meter um espelho 1h por dia para não se sentir sozinho e exercitar as barbatanas.

- Se puderes, arranja-lhe um T2 em vez do T0 na cave...

Já tenho aqui um T2 ao lado! Agora só falta mudar. O termostato vou comprar amanhã, sem falta mesmo.

Como é que faço com a água? Penso que tenho pouca água no garrafão.

Já tenho aqui um T2 ao lado! Agora só falta mudar. O termostato vou comprar amanhã, sem falta mesmo.

Como é que faço com a água? Penso que tenho pouca água no garrafão.

Compra um acondicionador de água para eliminar o cloro da água e mete directamente da torneira. Senão a factura em garrafões de água pode sair cara.

E quando mudares a água, coloca-a à temperatura mais parecida com a já existente no aquário (verifica com a mão). Mudanças bruscas na temperatura e PH matam!

Última edição:
NãoInteressa já vi que andaste a pesquisar. [;)]

Bem, esclarecer alguns pontos.

O Betta é um labirintídeo, ou seja, possui um órgão que lhe permite a respiração em águas pouco oxigenadas, é dos peixes mais fáceis de manter. Vive em águas na Tailândia, Camboja, e Vietname. O habitat natural são águas estagnadas, pobres em oxigênio, como os alagados campos de cultivo de arroz.

NaoInteressa, sugiro que compres um teste de PH, para veres qual é o mesmo da água da tua torneira, o ideal para o betta é entre o 6,5 e os 7, normalmente a água das nossas torneiras anda à volta do ph neutro-7, ou um pouco alcalina. E um condicionador de água, isso é que é mesmo essencial para qualquer peixe, para eliminar cloro e metais, como por exemplo isto:

http://www.projetoaquario.com.br/detalhes_produto.asp?sub=323&cod_prod=1002

Agora, é evidente que o ideal para qualquer peixe, é termos sempre termostato, filtro e bomba de oxigénio.

Por exemplo as carpas são peixes muito resistentes a baixas temperaturas, e resistem muito bem às variações, tipicos peixes de lago, contudo o risco é este, quando existem variações de mais de 2ºC em menos de 24h, vai alterar o metabolismo do peixe, nesse momento a probabilidade de o peixe ficar doente aumenta (por exemplo ictio).

Como disse noutro tópico, o betta sobrevive em aquários pequenos, mas se for possível colocá-lo num aquário maior seria o ideal, somente porque é mais benéfico para qualquer peixe, ter algum espaço para "nadar".

Mais, quanto maior for o aquário, mais tempo dura a àgua, ou seja a sua manutenção será com intervalos maiores.

No entanto a maioria dos peixes tropicais são muito mais exigentes, plantas naturais, criar locais para se esconderem, alguns são nocturnos, controlar rigorosamente o PH, etc.

Muita informação sobre o betta:
http://www.ecoanimal.com.br/ecochannel/artigos/artigobetta.asp

NaoInteressa a minha sugestão é está, arranjares um aquário de ~20l, colocar areal, alguma decoração (não plantas naturais, pois essas requerem luz, uma boa filtragem, e as mais sensíveis só pegam com adubo), e um filtro pequeno, até para evitares de estar sempre a mudar de água, ou então um bomba pequena, e com a libertação de oxigénio, movimenta sempre um pouco a água, mais com este intuito, porque o betta safa-se bem sem a mesma.

E... termostato, é sempre outra segurança, embora o betta também aguente bem, as variações de temperatura.

IMHO. [;)]

Cumpts

Última edição:
Já comprei tudo para o bixo.

-> Condicionador de água;

-> Filtro;

-> Termóstato;

-> Termómetro.

pnma, conheces plantas pouco exigentes que possa por no aquário e que não alteram facilmente o pH?

Já comprei tudo para o bixo.

-> Condicionador de água;

-> Filtro;

-> Termóstato;

-> Termómetro.

pnma, conheces plantas pouco exigentes que possa por no aquário e que não alteram facilmente o pH?

As anubias, plantas de folha grossa, são das mais resistentes. [;)]

Contudo, confesso que é mais dificil manter plantas com bom aspecto do que os peixes tropicais, pode parecer que não, mas isso é só no início.

São muito úteis, num aquário, pois reduzem os nitratos, e através da fotossintese aumenta o nível de oxigénio.

Para ser possível manter as anubias, é necessário luz própria para o efeito, 8 a 12horas por dia, o aquário não deve estar perto de uma zona com luz natural (como por exemplo uma janela), pois vai provocar a criação de algas que são prejudiciais para as plantas, e um fertlizante é sempre bem-vindo.

Podes também comprar pastilhas de Co2 para melhorar o crescimento das plantas.

Guia Simples: http://www.aquariofilia.online.pt/default.asp?pagename=guia_plantas&id_guiadeplantas=1

O aquário onde vais colocar o betta é de quantos litros?

Bom, o meu único problema que estou a ter de momento é mesmo o filtro como eu tinha calculado...

O peixe não se está a adaptar ao filtro. Esconde-se quando o ligo.... Não sei o que fazer sinceramente.

O filtro é de 4W. Talvez o melhor seja trocar por outro mais fracote.

A temperatura da água está muito boa. Só lhe falta uma decoração decente!

Última edição:
As anubias, plantas de folha grossa, são das mais resistentes. [;)]

Contudo, confesso que é mais dificil manter plantas com bom aspecto do que os peixes tropicais, pode parecer que não, mas isso é só no início.

São muito úteis, num aquário, pois reduzem os nitratos, e através da fotossintese aumenta o nível de oxigénio.

Para ser possível manter as anubias, é necessário luz própria para o efeito, 8 a 12horas por dia, o aquário não deve estar perto de uma zona com luz natural (como por exemplo uma janela), pois vai provocar a criação de algas que são prejudiciais para as plantas, e um fertlizante é sempre bem-vindo.

Podes também comprar pastilhas de Co2 para melhorar o crescimento das plantas.

Guia Simples: http://www.aquariofilia.online.pt/default.asp?pagename=guia_plantas&id_guiadeplantas=1

O aquário onde vais colocar o betta é de quantos litros?

O aquário tem perto de 20L.

Não estou a pensar colocar plantas... Só artificiais. Não ficam tão bonitas mas dão menos trabalho.

Voltar
Superior