Então, após alguma investigação (ainda pouca) aqui fica um update do que penso fazer:
- Objectivo: Biótopo Amazónico
- Aqua: 120x50x50 (300 Lts)
Um bocado grande demais mas tudo bem...
- Fitro: Eheim Classic 2217 (1000 Lts/H) - queria com maior capacidade Lts/H, mas esta gama (Classic) da Eheim não tem superior e a gama Pro já está com preços puxadotes!
é um filtro brutal
- Aquecimento: Jäger 300W
Para o enorme aquario parece insuficiente, eu tinha 300w para um de 200litros...no teu aconselho 2 aquecedores de 200w cada afastados de forma simétrica.
- Iluminação: Ainda não estudada.... (se houver opiniões, agradecem-se)
Eu colocava lampadas flourescentes umas para peixes e outra para plantas, de 120cm cada 2 uma de cada pelo menos com temporizador para 9-10horas diarias.
- Flora: Não faço ideia (Florzinhas da Amazónia [:blush:])
Antes da flora tem qe escolher o tipo d areião e a iluminação...aconselho plantas resistentes como o musgo, fetos de java ou plantas de superficie tb.
- Fauna:
4 a 5 Discus (espécies por definir)
15 a 20 Cardinais
Limpa-Fundos
Outros (giros e da América do Sul) a definir
"escolha" de principantes[

] nao concordo nada! os discus sao carissimos e mto sensiveis , e nem lhes acho piada, ha ciclideos bem mais interessantes que os discus e bem mais faceis de criar e interessantes pois sao relativamente faceis de reproduzir.
Sobre os peixes tem de ter de acordo com os varios niveis de agua.
tens de ter de superficie, de medio e de fundo.
esses cardinais sao de cardume uns 20 era o ideal, barbus tigre ponha uns 12... amimais de fundo uns 10...e ciclideos como 2 escalares ou um casal de kribensis ou algo do estilo.
Nada de mtos ciclideos pois se nao forem casais andam á porrada....o mundo gay ainda nao chegou aos peixes[

]
Para já é a minha ideia. Como só em material já aqui tenho cerca de
650€ (sempre para cima), isto vai devagar e com mais algum estudo.
Conforme o avanço, irei actualizando. [

]
acho mto para iniciação...