Aquariofilia!

Então Baiones, isso já desenvolveu?

em 03-10-2007

Yep:

Mas não muito.

Ainda não vieram os moveis da sala, continua meio despido...

Está assim:

aqua1zy8.jpg

aqua3hq9.jpg

O escalar já está com quase o triplo do tamanho!!! [kiss]

Então Baiones, fartaste-te e deste os peixes ao novo habitante da casa?! [:D][:p]

Também gostava de saber novidades do projecto de ciclídeos africanos do Nostradamus, mas acho que não vale a pena perguntar-lhe!! Acho que se mudou para o fórum de aquariofilia e ficou por lá! [:D]

Não tenho móvel ainda. Mas estava a pensar fazer um coisa do género daquela que vi aqui do Baiones. Em metal, com um tampo de madeira. Isso não deve ser muito caro. Não sei é se suporta o peso. Mas ainda não me dediquei.

Essa foto com o aquario e o movel do Baiones não é exemplo para nada...

O aquario em si, alem de despido nao tem fundo e o sistema de iluminação é uma manhosice pegada...[:blush:] salva-se o filtro que é mto bom e tenho um igual.

Qto ao movel...a nivel estectico nao gosto mas os perfis aguentam peso se forem grossos mas mesmo assim um aquario grande convem um coisa mto robusta.
Eu fiz um suporte para um aquario de 200l que ficou bastante bom.

Essa foto com o aquario e o movel do Baiones não é exemplo para nada...

O aquario em si, alem de despido nao tem fundo e o sistema de iluminação é uma manhosice pegada...[:blush:] salva-se o filtro que é mto bom e tenho um igual.

Qto ao movel...a nivel estectico nao gosto mas os perfis aguentam peso se forem grossos mas mesmo assim um aquario grande convem um coisa mto robusta.
Eu fiz um suporte para um aquario de 200l que ficou bastante bom.

Oh Nephilm... segundo o que li o Baiones queria fazer uma divisão de áreas da sala com o aqua, logo não faz sentido ter fundo! Se está despido, recordo-me que ele disse que era para melhorar, mas isso são gostos e são pessoais.

O móvel, como é óbvio, não é para ficar descoberto! Seria para encontrar uma forma de o tapar.

Gosto particularmente da parte em que só o filtro é que é excelente, porque tu tens um igual!!! [:D][:D][:D]

Oh Nephilm... segundo o que li o Baiones queria fazer uma divisão de áreas da sala com o aqua, logo não faz sentido ter fundo! Se está despido, recordo-me que ele disse que era para melhorar, mas isso são gostos e são pessoais.

Nestas lides da aquariofilia os gostos pessoais tem que ser em 2ºplano pois o importante é o bem estar dos peixes e eles gostam de aquarios mais compostos com esconderijos para se sentirem seguros e ate se reproduzirem.
O móvel, como é óbvio, não é para ficar descoberto! Seria para encontrar uma forma de o tapar.
se está inacabado tudo bem...a ver se encontro fotos dos meus aquario que ja nao tenho para mostrar como eram. Na altura fiz uma bancada que ficou fixe.

Gosto particularmente da parte em que só o filtro é que é excelente, porque tu tens um igual!!! [:D][:D][:D]

Não é por eu ter[:cool:] mas sim por ser exterior e qualquer pessoa que perceba o minimo de aquariófilia sabe que essa marca de filtros é do melhor que existe em aquariofilia a nivel de filtros.

para mim, e o dono que me desculpe a franqueza, esse móvel não está com nada,
acho bastante inestético para estar numa sala.... achava melhor pensares noutra alternativa

procura uns móveis DIY - no fórum da aquarofilia há lá alguns exemplos ....

porque se mandares fazer bem podes contar com uns 200€/300€

para mim, e o dono que me desculpe a franqueza, esse móvel não está com nada,
acho bastante inestético para estar numa sala.... achava melhor pensares noutra alternativa

procura uns móveis DIY - no fórum da aquarofilia há lá alguns exemplos ....

porque se mandares fazer bem podes contar com uns 200€/300

que o movel não tá com nada é facto...

Mas já que se fala em moveis eu fiz um "movel" uma coisa simples de fazer mto eficaz e boa a nivel estectico e ficou por 20-25euros

a ver se coloco foto para se houver algum interessado.

Não faço ideia de preços ao certo, tenho só uma ideia por alto. Acho que o aquário possa andar em 250/ 300€.

Mas nada em segunda mão. Sou esquisito com isso! [:blush:]
Fazes negócios bons, porque há malta que é esquisita como tu e tem o material impecável [;)] eu comprei um termostato usado Visitherm 100W a 10€ e tá como novo. E depois, como te vai parecer óbvio, vais querer optar por um filtro Eheim exterior de 1000 a 1500 L/h e só nisso vai pelo menos 100€. Depois vai depender muito do tipo de plantas que vais meter.

Eu tirei o fundo ao meu aquário, acho foleiro :sh)

Fazes negócios bons, porque há malta que é esquisita como tu e tem o material impecável [;)] eu comprei um termostato usado Visitherm 100W a 10€ e tá como novo. E depois, como te vai parecer óbvio, vais querer optar por um filtro Eheim exterior de 1000 a 1500 L/h e só nisso vai pelo menos 100€. Depois vai depender muito do tipo de plantas que vais meter.

Eu tirei o fundo ao meu aquário, acho foleiro :sh)

Ah sim, já andei a ver os filtros da Eheim e com essa capacidade, vão bem para cima dos 100€.

Mas vou ser se este fds já consigo orçamentar a brincadeira, com preços reais.

Então, após alguma investigação (ainda pouca) aqui fica um update do que penso fazer:

- Objectivo: Biótopo Amazónico

- Aqua: 120x50x50 (300 Lts)

- Fitro: Eheim Classic 2217 (1000 Lts/H) - queria com maior capacidade Lts/H, mas esta gama (Classic) da Eheim não tem superior e a gama Pro já está com preços puxadotes!

- Aquecimento: Jäger 300W

- Iluminação: Ainda não estudada.... (se houver opiniões, agradecem-se)

- Flora: Não faço ideia (Florzinhas da Amazónia [:blush:])

- Fauna:
4 a 5 Discus (espécies por definir)
15 a 20 Cardinais
Limpa-Fundos
Outros (giros e da América do Sul) a definir

Para já é a minha ideia. Como só em material já aqui tenho cerca de 650€ (sempre para cima), isto vai devagar e com mais algum estudo.

Conforme o avanço, irei actualizando. [:cool:]

Então, após alguma investigação (ainda pouca) aqui fica um update do que penso fazer:

- Objectivo: Biótopo Amazónico

- Aqua: 120x50x50 (300 Lts)

Um bocado grande demais mas tudo bem...

- Fitro: Eheim Classic 2217 (1000 Lts/H) - queria com maior capacidade Lts/H, mas esta gama (Classic) da Eheim não tem superior e a gama Pro já está com preços puxadotes!

é um filtro brutal

- Aquecimento: Jäger 300W

Para o enorme aquario parece insuficiente, eu tinha 300w para um de 200litros...no teu aconselho 2 aquecedores de 200w cada afastados de forma simétrica.

- Iluminação: Ainda não estudada.... (se houver opiniões, agradecem-se)

Eu colocava lampadas flourescentes umas para peixes e outra para plantas, de 120cm cada 2 uma de cada pelo menos com temporizador para 9-10horas diarias.

- Flora: Não faço ideia (Florzinhas da Amazónia [:blush:])

Antes da flora tem qe escolher o tipo d areião e a iluminação...aconselho plantas resistentes como o musgo, fetos de java ou plantas de superficie tb.

- Fauna:
4 a 5 Discus (espécies por definir)
15 a 20 Cardinais
Limpa-Fundos
Outros (giros e da América do Sul) a definir

"escolha" de principantes[:D] nao concordo nada! os discus sao carissimos e mto sensiveis , e nem lhes acho piada, ha ciclideos bem mais interessantes que os discus e bem mais faceis de criar e interessantes pois sao relativamente faceis de reproduzir.

Sobre os peixes tem de ter de acordo com os varios niveis de agua.
tens de ter de superficie, de medio e de fundo.

esses cardinais sao de cardume uns 20 era o ideal, barbus tigre ponha uns 12... amimais de fundo uns 10...e ciclideos como 2 escalares ou um casal de kribensis ou algo do estilo.
Nada de mtos ciclideos pois se nao forem casais andam á porrada....o mundo gay ainda nao chegou aos peixes[;)]

Para já é a minha ideia. Como só em material já aqui tenho cerca de 650€ (sempre para cima), isto vai devagar e com mais algum estudo.

Conforme o avanço, irei actualizando. [:cool:]

acho mto para iniciação...

Para iniciação até não é mau, os aquários grandes têm dendência a ser mais estáveis e sem grandes variações nos parâmetros da água, visto terem mais volume. Para quem se inicia no hobby,é bom ter um aquário assim.[;)]

Eu eu tb nao posso falar pois o 1º aquario que tive foi de 200litros.... mas 300 litros para começar é mto... e ja que falas em aquarios estaveis um de 80cm pode ser estavel como um de 120cm pode ser instavel é tudo relativo.

Já agora para o MS um aquario de 300litros dá uma trabalheira mtooo superior a um mais pequeno, só para o encher é uma carga de trabalhos[;)]

Eu eu tb nao posso falar pois o 1º aquario que tive foi de 200litros.... mas 300 litros para começar é mto... e ja que falas em aquarios estaveis um de 80cm pode ser estavel como um de 120cm pode ser instavel é tudo relativo.

Já agora para o MS um aquario de 300litros dá uma trabalheira mtooo superior a um mais pequeno, só para o encher é uma carga de trabalhos[;)]
Não é tudo relativo, depende do tratamento e atenção que lhe dás, é mais fácil com mais volume (litros), manteres a estabilidade do que em mais pequenos; torna-se sim relativo, se não deres atenção nenhuma ao aquário, ou seja a manutenção necessária para teres um bom habitat marinho.

Última edição:
Voltar
Superior