Aquariofilia!

vi esta calha e lembrei de ti....

Obrigado! Tendo em conta que ainda não percebo nada desta questão da iluminação, pareceu-me um pouco caro, para material usado, mas acredito que seja algo bom!

Iluminação... há sempre quem siga a teoria do 1w por litro, e assim fica 300w.

Isso era o que eu pensava. Simples! Mas sou só eu ou esta história da iluminação é um bocado confusa?!

Estive a ler um artigo que me pareceu bastante bom e fiquei mais elucidado, mas mesmo assim... :confused:

http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php [;)]

Um bocado grande demais mas tudo bem...

Lá estás tu! [:D]

Vai lá ao fórum da aquariofilia ver uns projectos que lá andam de aquas de 1000 lts, num 2º andar de um prédio. Onde é que já íam os 200 Kgs por m2! Se bem que também ache 1000lts um pouco exagerado! [:blush:]

Para o enorme aquario parece insuficiente, eu tinha 300w para um de 200litros...no teu aconselho 2 aquecedores de 200w cada afastados de forma simétrica.

Também vou pensar nisso, para distribuir melhor o calor.

"escolha" de principantes[:D] nao concordo nada! os discus sao carissimos e mto sensiveis , e nem lhes acho piada, ha ciclideos bem mais interessantes que os discus e bem mais faceis de criar e interessantes pois sao relativamente faceis de reproduzir.

Quanto ao preço, pois... é verdade, mas se estivesse a pensar em economia, metia-me num aqua de água fria, com peixes cor de laranja e olhos esbugalhados! [:D][:p]

Já agora para o MS um aquario de 300litros dá uma trabalheira mtooo superior a um mais pequeno, só para o encher é uma carga de trabalhos

Não é trabalho, é lazer! Se fosse trabalho ....aarrreee... já basta o que tenho que fazer por obrigação! [:D][;)]

Já agora só uma questão (entre muitas outras que poderia colocar relativamente à iluminação): T5 e T8 o que significa? Aplica-se às calhas? Tem a ver com lâmpadas? Ou ambos? Obrigado.

EDIT: ok, adiantei-me à vossa ajuda e fui pesquisar um bocado. Básicamente o que entendi foi que as T5 são lâmpadas com tecnologia mais evoluída, com menor diâmetro que as T8 e resumidamente com mais luz, ocupam menos espaço e consomem menos energia.

Última edição:
Lá estás tu! [:D]

Vai lá ao fórum da aquariofilia ver uns projectos que lá andam de aquas de 1000 lts, num 2º andar de um prédio. Onde é que já íam os 200 Kgs por m2! Se bem que também ache 1000lts um pouco exagerado! [:blush:]

não queiras é viver debaixo desse 2ºandar:eek:, eu sei que há malucos para tudo...

Também vou pensar nisso, para distribuir melhor o calor.

convem...

Quanto ao preço, pois... é verdade, mas se estivesse a pensar em economia, metia-me num aqua de água fria, com peixes cor de laranja e olhos esbugalhados! [:D][:p]

Não se trata de poupar mas sim de haver peixes mais baratros e mais interessantes e mais faceis de criar e manter que os discus... alias se quiseres ajuda na escolha de peixes posso-te dar umas dicas.

Não é trabalho, é lazer! Se fosse trabalho ....aarrreee... já basta o que tenho que fazer por obrigação! [:D][;)]

Sim era só a alertar... já arrajaste um jerrikan de 20l de agua? um tubo sifão e um escadote? é que a agua nao se atira propriamente lá pa dentro[;)]

Decidi fazer aqui um updatezito ao tópico; fiz algumas pequenas alterações no layout do meu aquário, e tenho fauna nova mais concretamente um cardume de rásboras arlequins, porque desde que tive kribensis no aquário, decidi que iria ter espécies que dessem para ter um aquário comunitário, espero que gostem[;)]:
Imagens003.jpg

Imagens004.jpg

Imagens002.jpg

Imagens001.jpg

Última edição:
Boas pessoal, estou com um grande problema.

Há cerca de 2 meses que os meus ciclideos tiveram crias, depois de morrerem as primeiras "unidades" estabilizaram nos 20+- e assim se manteve durante o primeiro mês.

Mas.. Começaram a morrer um por dia mais ou menos e eu não sei o que fazer pois não noto qualquer sintoma anormal, apenas morrem. :confused:

Hoje, pela primeira vez identifiquei um sintoma, estão com a "boca" (mesmo na zona dos "lábios") brancos... :confused: E o meu escalar tem uma pinta branca mesmo no olho.. :confused:

Não sei se é fungos, se é bactérias, virose, não faço ideia.

Alguém pode dar uma ajuda??

De facto pode ser íctio, embora seja fácil de tratar, quando não tratado é uma bactéria que se alastra com alguma facilidade pelos peixes do aquário.

Também pode ser ataque por fungos.

Dá um a vista de olhos neste quadro e tenta perceber qual a doença que se enquadra melhor com aquilo que está acontecer neste momento no teu aquário.

http://aquarios.no.sapo.pt/doencaspeixes.htm

Boa Sorte com isso. [;)]

Boas pessoal, estou com um grande problema.

Há cerca de 2 meses que os meus ciclideos tiveram crias, depois de morrerem as primeiras "unidades" estabilizaram nos 20+- e assim se manteve durante o primeiro mês.

Mas.. Começaram a morrer um por dia mais ou menos e eu não sei o que fazer pois não noto qualquer sintoma anormal, apenas morrem. :confused:

Hoje, pela primeira vez identifiquei um sintoma, estão com a "boca" (mesmo na zona dos "lábios") brancos... :confused: E o meu escalar tem uma pinta branca mesmo no olho.. :confused:

Não sei se é fungos, se é bactérias, virose, não faço ideia.

Alguém pode dar uma ajuda??

Tens ideia de algum acontecimento que tenha levado a água do aquário ter baixado de temperatura recentemente? Normalmente (mas não necessariamente) uma baixa brusca da mesma provoca o aparecimento de Íctio.

Mas também podem ser fungos, existem tratamentos para esse problema.

Pelo que contas parece-me ictio.

Que mudanças tem o aquario e que elemento filtrantes tem?

Tem de ser feito um trabamento , conver ser com um quimico biodegradavel e é feito os dias recomendados, e depois colocas carvao activado no filtro durante 3dias apenas.

o ictio por vezes aparece qdo as qdo os peixes ficam frageis por qualquer motivo que tenh a ver com as condições como vivem.

Eu posso estar enganado mas acho que ictio não é... O meu aquário já teve imensas vezes ictio e não era nada disto, começou sempre pelo meio do corpo depois barbatanas, etc.

Agora não... As crias têm APENAS a boca branca a toda a volta, o Escalar tem APENAS uma pinta no olho... :confused:

Portanto tenho quase a certeza que não é ictio. A prodridão de barbatanas já tive 2 ou 3 vezes é é fácil identificar e não é nada disto.

Só me ocorre os fungos ou viroses.

Quanto as questões, nada de nada foi alterado no aquário (pelo menos voluntariamente ou que eu me tenha apercebido).

Os fitros são exteriores e de "plástico" (os que vinham com a bomba) de 3 camadas. A temperatura também nada de especial.

Eu sei é que tinha 20 crias, morreu a mãe e a partir daí todos os dias me morre uma ou duas crias e já só tenho 6 ou 7.

Obrigado pela ajuda e pelos links! [;)]

Edit: Nephilim, costumo usar carvão activado depois de usar medicamentos.

Eu posso estar enganado mas acho que ictio não é... O meu aquário já teve imensas vezes ictio e não era nada disto, começou sempre pelo meio do corpo depois barbatanas, etc.

Agora não... As crias têm APENAS a boca branca a toda a volta, o Escalar tem APENAS uma pinta no olho... :confused:

Portanto tenho quase a certeza que não é ictio. A prodridão de barbatanas já tive 2 ou 3 vezes é é fácil identificar e não é nada disto.

Quanto as questões, nada de nada foi alterado no aquário (pelo menos voluntariamente ou que eu me tenha apercebido).

Os fitros são exteriores e de "plástico" (os que vinham com a bomba) de 3 camadas. A temperatura também nada de especial.

Eu sei é que tinha 20 crias, morreu a mãe e a partir daí todos os dias me morre uma ou duas crias e já só tenho 6 ou 7.

é fungo.

O ictio são pintas brancas muito pequenas e definidas.

Quando é fungo tem uma aparência diferente, o ponto é mais difuso.

Deve ser fungos então.

Eu já tive isso em alguns peixes e resolvi com mycopur da Sera.

sera GmbH:Produtos-Aquário de água doce-Tratamentos e vitaminas-Tratamentos para peixes ornamentais-SERA mycopur

Quanto ao carvão, deve ser retirado durante o tratamento, pois iria neutralizar o efeito do medicamento.

Boa sorte mais uma vez. [;)]

Deve ser fungos então.

Eu já tive isso em alguns peixes e resolvi com mycopur da Sera.

sera GmbH:Produtos-Aquário de água doce-Tratamentos e vitaminas-Tratamentos para peixes ornamentais-SERA mycopur

Quanto ao carvão, deve ser retirado durante o tratamento, pois iria neutralizar o efeito do medicamento.

Boa sorte mais uma vez. [;)]

Confesso que estou um bocado desiludido porque pela primeira vez em 9 anos sinto-me impotente contra esta situação.

Entretanto no site da Sera, e pela foto, este medicamente parece-me o indicado para a doença em causa...

sera GmbH:Produtos-Aquário de água doce-Tratamentos e vitaminas-Tratamentos para peixes ornamentais-SERA baktopur<sup>®</sup>~

2550_BAKTOPUR_50_RGB.jpg

É que para além do peixe vermelho da caixa ser da mesma "raça" que as minhas crias, o sintoma da boca é igualzinho.

Amanhã vou tratar de comprar isto para ver se ainda salvo 2 ou 3 crias e o Escalar. (que está enorme e veio para cá "bebé".) :(

Confesso que estou um bocado desiludido porque pela primeira vez em 9 anos sinto-me impotente contra esta situação.

Entretanto no site da Sera, e pela foto, este medicamente parece-me o indicado para a doença em causa...

sera GmbH:Produtos-Aquário de água doce-Tratamentos e vitaminas-Tratamentos para peixes ornamentais-SERA baktopur<sup>®</sup>~

2550_BAKTOPUR_50_RGB.jpg

É que para além do peixe vermelho da caixa ser da mesma "raça" que as minhas crias, o sintoma da boca é igualzinho.

Amanhã vou tratar de comprar isto para ver se ainda salvo 2 ou 3 crias e o Escalar. (que está enorme e veio para cá "bebé".) :(

Há medicamentos mais específicos que outros, esse Sera Baktopur é um medicamento mais genérico, ou seja dá supostamente para vários tipos de bactérias.

Eu também tenho esse e no meu caso não resultou, mas é uma questão de tentares.

O que importa é que os peixes fiquem bem de saúde. [;)]

Tens razao disse ictio mas se é deve ser fungo de boca, mas o tratamento julgo ser igual.

Depois mas tem de ser um bom bocado depois para o medicamente fazer efeito

Comprei pela primeira vez um aqua à cerca de 1 ano. Foi uma prenda para o quarto do meu filho....

Sem perceber nada lá fomos pesquisando na net as melhores formas de manter um aqua de qualidade.... e até agora acho que nos temos safado bem. [:cool:]

É um aquário de ~60L.Tirei a biobox e comprei um Eheim Eco exterior.

Seguem algumas fotos com a respectiva fauna para criticas e sugestões....

img43300851946.jpg

img43140836250.jpg

img43540875250.jpg

img45630907747.jpg

img45870921370.jpg

img46240974355.jpg

O aquario está giro, bem cuidado, sem algas e fotos muito boas...
So tirava o aquecedor do centro do aqua e metia-o num dos cantos assim ficava escondido!

Muito bonito esse aquário Jacaré! apr:)

Esse Betta não atira aos neons?

E o amarelo, que peixe é?
O amarelo é um kribensis.[;)]
Ele e o Betta dão-se bem com os outros peixes, e entre si jacare:confused:
É que já tive no meu aquário (kribensis), e são bastante territoriais, não toleravam quando outros peixes se aproximavam.

O aquario está giro, bem cuidado, sem algas e fotos muito boas...
So tirava o aquecedor do centro do aqua e metia-o num dos cantos assim ficava escondido!

Já o desloquei para o lado esquerdo e mudei o termómetro para o lado direito.

Muito bonito esse aquário Jacaré! apr:)

Esse Betta não atira aos neons?

E o amarelo, que peixe é?

Ficou ainda mais fixe ao vivo.... :)

O Betta é um paz de alma, só se passa é com o seu próprio reflexo. Mas o meu maior medo era que os neons se atirassem à cauda do Betta....

O amarelo como já disseram é um Kribensi... É um peixe muito territorial na altura da reprodução e principalmente quando têm ninhadas. E esse foi um dos motivos que os dei (o Betta e os Kribensis na realidade nunca se conheceram) ;)

Última edição:
Voltar
Superior