Aquecimento Central a Pellets

LiveFlesh

New member
Boas!
Na minha casa tenho aquecimento central e os respectivos radiadores instalados. Quando comprei a casa, esse aquecimento era feito por uma caldeira a gás que o anterior proprietário me disse logo que ficava bastante caro. Despachei a caldeira e faço o aquecimento das águas sanitárias com um esquentador que gasta menos gás que a caldeira para fazer a mesma função.
Tenho lareira com recuperador de calor mas não gosto do trabalho e sujidade que ela acarreta.
Tenho duas ideias, uma é remover a lareira e colocar uma salamandra a pellets hidro ligada ao aquecimento central no seu lugar. Nesta solução vejo a vantagem da própria salamandra aquecer a sala, não precisando de ligar esse radiador.
A outra é deixar a lareira e colocar uma caldeira a pellets também ligada ao aquecimento central, mas num telheiro existente a 10 metros da casa. Faria um rasgo no muro para passar as tubagens da água. Nesta solução prevejo um maior desperdício de energia e terei de ir ao exterior para encher a máquina.

Vi na NET a salamandra Metlor Aqua 21 a menos de 1500€. Valor bastante mais baixo que as restantes máquinas que encontrei.
Alguém tem opinião sobre esta máquina?

Acrescento que a casa tem 170m2, tanto a cozinha como a arrecadação não têm radiadores. Por isso deve considerar-se uns 120m2 para aquecer.

Para os entendidos e os que nem por isso, estarei a pensar corretamente?

Obrigado desde já!

Boas!
Na minha casa tenho aquecimento central e os respectivos radiadores instalados. Quando comprei a casa, esse aquecimento era feito por uma caldeira a gás que o anterior proprietário me disse logo que ficava bastante caro. Despachei a caldeira e faço o aquecimento das águas sanitárias com um esquentador que gasta menos gás que a caldeira para fazer a mesma função.
Tenho lareira com recuperador de calor mas não gosto do trabalho e sujidade que ela acarreta.
Tenho duas ideias, uma é remover a lareira e colocar uma salamandra a pellets hidro ligada ao aquecimento central no seu lugar. Nesta solução vejo a vantagem da própria salamandra aquecer a sala, não precisando de ligar esse radiador.
A outra é deixar a lareira e colocar uma caldeira a pellets também ligada ao aquecimento central, mas num telheiro existente a 10 metros da casa. Faria um rasgo no muro para passar as tubagens da água. Nesta solução prevejo um maior desperdício de energia e terei de ir ao exterior para encher a máquina.

Vi na NET a salamandra Metlor Aqua 21 a menos de 1500€. Valor bastante mais baixo que as restantes máquinas que encontrei.

Acrescento que a casa tem 170m2, tanto a cozinha como a arrecadação não têm radiadores. Por isso deve considerar-se uns 120m2 para aquecer.

Obrigado desde já!

Não percebi lá muito bem este teu raciocínio... Primeiro, quando falas de gás, estamos a falar de GN ou propano?

Depois, como é que isso de teres tirado a caldeira e metido um esquentador e gastas menos!?

Por fim, como é que tiras o recuperador e ligas a salamandra ao circuito de AC!? Achas que por ser pellets não vais ter trabalho de limpeza na mesma, além de teres que andar a carregar as pellets!?

Eu também gostava de ter algo a pellets numa moradia que viesse a adquirir mas duvido muito que colocasse. Além de não ser uma solução perfeita, pois temos que ter este espírito de andar a limpar e tu próprio dizes que não gostas de o fazer no recuperador, existe o problema da manutenção. Já com as caldeiras só se vê sapateiros e queres te meter numa solução que quase não se vê em PT!? Deve ser bonito arranjar alguém capaz e competente para instalar isso e fazer a manutenção adequada...

Vou-te ser sincero, a melhor solução era a que tinhas inicialmente, partindo do pressuposto que estamos a falar de GN. O preço do gás nunca teve tão barato, pouca manutenção é necessário e limpeza zero. É a melhor solução. Nem percebi o que fizeste para meter um esquentador mas ok...

Não existe nada mais barato em Portugal para aquecer uma casa do que o gás natural.

Se o antigo proprietário dizia que o aquecimento ficava caro, então das duas uma:

- Tens gás canalizado propano (ao invés de natural) que é efectivamente caro;
- A instalação da tubagem (seja de cobre ou multicamada) é igual a 90% das instalações de aquecimento central em Portugal: ou seja, tem zero isolamento. Se for este o caso, seja qual for o sistema (gás, pellets, etc.) vai ser sempre caro, pois o calor foge todo dos tubos antes de chegar aos radiadores.

Eu também gostava de ter algo a pellets numa moradia que viesse a adquirir mas duvido muito que colocasse. Além de não ser uma solução perfeita, pois temos que ter este espírito de andar a limpar e tu próprio dizes que não gostas de o fazer no recuperador, existe o problema da manutenção. Já com as caldeiras só se vê sapateiros e queres te meter numa solução que quase não se vê em PT!? Deve ser bonito arranjar alguém capaz e competente para instalar isso e fazer a manutenção adequada...

Eu tenho um recuperador de calor a pellets ligado aos radiadores no meu apartamento.
A limpeza é pouquissima (aspirar o depósito de cinzas 2 vezes por semana) e a sujidade é nula. Não tem absolutamente nada a ver com a porcaria e trabalheira que um recuperador a lenha dá e faz.
A manutenção é para ser feita uma vez por ano e sempre por um agente autorizado da marca (nunca por um sapateiro), preferencialmente por quem instalou o sistema.

Quanto ao user LiveFlesh, se já tens recuperador, não faz sentido meteres uma salamandra. Substituis o recuperador a lenha por um a pellets.
Eu tenho este no meu apartamento (aprox. 2500 euros):

ALPES HYDRO

E estou extremamente satisfeito. Se precisares de contacto de instaladores oficiais da marca para orçamento (região norte ou area metropolitana de Lisboa), posso dar-te.

Prefiro passar frio do que ter ar condicionado. Odeio isso.
Já tenho de gramar com AC no escritório e nos transportes públicos e detesto aquilo. O nível de conforto que o calor produzido por radiação (radiadores, piso radiante, etc.) é incomparavelmente superior ao aquecimento do ar.

Prefiro passar frio do que ter ar condicionado. Odeio isso.
Já tenho de gramar com AC no escritório e nos transportes públicos e detesto aquilo. O nível de conforto que o calor produzido por radiação (radiadores, piso radiante, etc.) é incomparavelmente superior ao aquecimento do ar.

Pois, são opções. Eu pessoalmente prefiro o AC, é limpo, gasta pouco, e dá para todas as estações do ano, inclusive para desumificar divisões e tudo.
Mas há quem não grame o AC por nada, eu por exemplo o AC do carro anda sempre desligado, faz me impressão a garganta, já em casa não me faz nada

Tenho aquecimento central a gás natural e a pellets, AC e um recuperador a lenha, o que tenho utilizado mais são as pellets por ser mais barato (poupo 120 euros/mês mais ou menos em relação ao gás) mas dá mais trabalho, é preciso limpar todos os dias e cuidado onde vai ser colocada porque vai existir bastante sujidade, era para ter colocada na cozinha no lugar do recuperador a lenha e ainda bem que não o fiz, optei por colocar numa marquise, assim tenho esse espaço aquecido e não tenho problemas com a sujidade ao limpar a caldeira e é preciso ter espaço para colocar as pellets, costumo comprar uma palete. AC só utilizo no verão e o recuperador era mais naqueles dias mais frios e ao fim de semana que havia mais tempo (vontade) para ligar[:D], e na altura que coloquei a caldeira a pellets o saco custava 2.7 euros a 3 euros, neste momento estou a pagar 3.5 euros o saco:sh)

Cumps

Eu apostava numa maquina a pelets no anexo, com um deposito que não tenhas de carregar todos os dias, é do lá ires a cada 2/3 dias limpar a cinza e abastecer o alimentador e estas safo, convem teres muito cuidado a quem compras a maquina, tive um cliente que trocou um recuperador de calor a lenha por um a pellets e a maquina nunca trabalhou em condições teve de a devolver.

Se for gás natural, é de facto uma das fontes de energia mais baratas. Eu mantinha a caldeira a gás.

O ar condicionado é de facto barato, mas o aquecimento com AC não é muito agradável.

Boas!

Obrigado desde já!

Não não estás, a começar pelo erro basico inicial.

Eu não sei que contas fizeste mas aquecimento a gás natural (0.055€ kW) vs pellets (0.05€ kW) (já tendo em conta as eficiencias de ambos) teres despachado a caldeira foi um erro de todo o tamanho.

E de nada te adianta teres apenas 120m2 para aquecer se tens 170m2, se a casa estiver bem isolada, o calor espalha-se para todas as divisoes.

Tinha a caldeira a gás na despensa. Só utilizava a caldeira para aquecer a água para o banho de 2 pessoas cá em casa. O fogão é elétrico e a loiça, geralmente, é lavada na máquina. Optei por meter um esquentador que já tinha e uma botija que dura 2 meses. O gás natural ficava mais caro.
A vantagem que vejo ao colocar a salamandra na sala é a de não precisar de ligar o radiador da mesma para aquecer essa divisão.
Encontrei um fornecedor de pellets da Hungria que diz que os mete à porta de casa por 100€ ton.
A instalação da caldeira será feita por mim e um familiar.

O ar condicionado está fora de questão para a minha esposa

Last edited:
Tens contas erradas de certeza quando comparas gás natural (?) com gás de botija.

Eu tenho gás natural e é extremamente económico.

Uma caldeira a gás natural de condensação é bastante eficiente e económica. Evitas todas as chatices, manutenções e sujidade dentro de casa.

Tinha a caldeira a gás na despensa. Só utilizava a caldeira para aquecer a água para o banho de 2 pessoas cá em casa. O fogão é elétrico e a loiça, geralmente, é lavada na máquina. Optei por meter um esquentador que já tinha e uma botija que dura 2 meses. O gás natural ficava mais caro.
A vantagem que vejo ao colocar a salamandra na sala é a de não precisar de ligar o radiador da mesma para aquecer essa divisão.
Encontrei um fornecedor de pellets da Hungria que diz que os mete à porta de casa por 100€ ton.

É asneira atrás de asneira, que sirva pelo menos de exemplo para o que não deve ser feito.

Obrigado pela útil resposta
De nada! É sempre refrescante ver alguém a fazer asneira, insistir na asneira e achar que ainda tem razão.

Fica uma piada cara, mas como és tu que a pagas...

Se quiseres tirar as palas do olhos tenho todo o prazer em ajudar.

De nada! É sempre refrescante ver alguém a fazer asneira, insistir na asneira e achar que ainda tem razão.

Fica uma piada cara, mas como és tu que a pagas...

Se quiseres tirar as palas do olhos tenho todo o prazer em ajudar.
Nunca disse que tenho razão.
Apenas pedi opiniões de quem queira ajudar. Não sendo ofendido.

E, até à data, a "piada" não ficou cara porque ainda não paguei nada. Apenas vendi a caldeira com uma avaria de centenas de euros. Sem enganar o comprador

Nunca disse que tenho razão.
Apenas pedi opiniões de quem queira ajudar. Não sendo ofendido.

E, até à data, a "piada" não ficou cara porque ainda não paguei nada. Apenas vendi a caldeira com uma avaria de centenas de euros. Sem enganar o comprador

Vendeste a caldeira.

Compraste um esquentador e ainda o puseste a trabalhar a gás de botija (não está tudo perdido pode ser convertido)

Agora para reparar tudo, vais ter de vender o esquentador e comprar um caldeira decente a gás natural.

Como

https://www.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_33984

https://www.kuantokusta.pt/electrod...Connect-LCP-24-30-C-23-Gas-Natural-p-4-464439

Por 1340€

Isto é o que deves fazer para teres o menor custo inicial de investimento, a menor manutenção, o menor trabalho, e o menor custo de utilização.

Não acredito nesse valor, devem ser uma grande porcaria, os preços que vi foram sempre a rondar os 200€, a esse preço deixava de utlizar o bagaço e passava a pellets.

Vendeste a caldeira.

Compraste um esquentador e ainda o puseste a trabalhar a gás de botija (não está tudo perdido pode ser convertido)

Agora para reparar tudo, vais ter de vender o esquentador e comprar um caldeira decente a gás natural.

Como

https://www.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_33984

https://www.kuantokusta.pt/electrod...Connect-LCP-24-30-C-23-Gas-Natural-p-4-464439

Por 1340€

Isto é o que deves fazer para teres o menor custo inicial de investimento, a menor manutenção, o menor trabalho, e o menor custo de utilização.
Fica mais barato mesmo no caso de comprar os pellets a 1.50€ / 15kg? (Este valor ainda não está confirmado)

Back