Aquecimento Central

Ainda não vi esse sistema em pormenor, pode ser algo realmente interessante ou banha da cobra, mas a ideia parece promissora!

A eficiência será sempre inferior a 1, mas aqui o truque está no preço do KWh, que é muito mais baixo no gás natural do que na eletricidade. Ou seja, a ideia é usar o gás natural para produzir eletricidade, gerando calor ao mesmo o tempo.

No entanto, há sempre o problema de os consumos na casa não serem constantes, o que pode originar desperdícios...

Última edição:
Pessoal, não estando a abrir um tópico separado, gostava de saber as vossas opiniões sobre o seguinte.

A minha casa não tem aquecimento central, nem ac até ao momento, o que a torna um pouco fria no pico do inverno.
E as casas de banho, não tendo essas comodidades, também se tornam frias nesse período.

. Pensámos em colocar um daqueles aquecedores por cima da porta.

. Também pensámos em colocar aqueles aquecedores de toalhas eléctricos, que se prendem na parede (ficar solto no chão não me parece funcional, apesar de ter de furar a parede na primeira hipótese), que podia ter duas funcionalidades, aquecer/"secar" as toalhas e poder dar algum calor para a divisão (mas não sei até que ponto consegue distribuir calor, apesar das casas de banho não serem grandes, cerca de 5m2).

Por isso, queria pedir a quem tem estas, ou outras, soluções que dissesse se vale a pena, se gosta, se se revelou uma solução eficaz ou não, etc.

Em termos de gasto energético, imagino que sejam de resistência, logo farão um consumo altito, mas é o que é.

Pessoal, não estando a abrir um tópico separado, gostava de saber as vossas opiniões sobre o seguinte.

A minha casa não tem aquecimento central, nem ac até ao momento, o que a torna um pouco fria no pico do inverno.
E as casas de banho, não tendo essas comodidades, também se tornam frias nesse período.

. Pensámos em colocar um daqueles aquecedores por cima da porta.

. Também pensámos em colocar aqueles aquecedores de toalhas eléctricos, que se prendem na parede (ficar solto no chão não me parece funcional, apesar de ter de furar a parede na primeira hipótese), que podia ter duas funcionalidades, aquecer/"secar" as toalhas e poder dar algum calor para a divisão (mas não sei até que ponto consegue distribuir calor, apesar das casas de banho não serem grandes, cerca de 5m2).

Por isso, queria pedir a quem tem estas, ou outras, soluções que dissesse se vale a pena, se gosta, se se revelou uma solução eficaz ou não, etc.

Em termos de gasto energético, imagino que sejam de resistência, logo farão um consumo altito, mas é o que é.

Para a casa de banho tenho um termoventilador. Ligamos só quando vamos tomar banho, e aquece rapidamente a divisão. Gasta aquilo que aquece, mas como também o banho é rápido, não noto na fatura.

Neste momento sim, não estamos a pensar numa solução mais ampla, logo bastante mais dispendiosa, no curto prazo.

Não sei se era neste sentido que perguntaste.

Neste momento sim, não estamos a pensar numa solução mais ampla, logo bastante mais dispendiosa, no curto prazo.

Não sei se era neste sentido que perguntaste.
Então um simples termoventilador.

Aquece o ar rapidamente e por toda a casa de banho.

Os que ficam por cima da porta são de radiação, e basta saíres da sua área de radiação que ficas frio na mesma.

Essa solução do ventilador acaba por ser a mais económica e rápida.

O que nós pensámos inicialmente, e principalmente, porque apesar de tudo o frio não é uma coisa insuportável felizmente, foi ter o aquecedor para as toalhas, que foi o que nos parecia mais "útil", fixávamos à parede e até ocupava pouco espaço.
Aquecia as toalhas e podia dar algum calor à wc.

Mas entretanto começamos a pensar se seria o mais eficiente, se valeria a pena, até porque são aparelhos mais caros que um ventilador.

O que nós pensámos inicialmente, e principalmente, porque apesar de tudo o frio não é uma coisa insuportável felizmente, foi ter o aquecedor para as toalhas, que foi o que nos parecia mais "útil", fixávamos à parede e até ocupava pouco espaço.

Mas entretanto começamos a pensar se seria o mais eficiente, se valeria a pena, até porque são aparelhos mais caros que um ventilador.

Tenho piso radiante em casa e um radiador eléctrico para toalhas e aquilo aquece também o wc sem o radiante ligado.

Como em tudo, a questão é o € que se tem para investir...

Para resolver o problema de uma vez era aquecimento central em toda a casa...

No site da edp (acho ou galp) têm valores de instalação consoante a tipologia. Eventualmente noutras empresas pode sair mais barato...

O problema é que para secares as toalhas, terias de deixar aquilo ligado por um bom tempo, e acabas por gastar mais electricidade...

Boas.

Para variar neste forum encontra-se de tudo... [:D]

Este ano mudei-me para um apartamento no último andar, virado para nascente e sul. Nos meses de meia estaçao nao noto nada de estranho, mas agora que o frio tá a apertar tou um bocado naquela :confused: de como gerir o tema aquecimento!

De mencionar que em casa dos meus pais sempre houve lareira com recuperador e é das coisas que mais aprecio numa casa, mas aqui nao há essa hipotese.

O tema é que a casa tem as duas coisas: Aquecimento central que funciona com o esquentador e ar condicionado, que nao sei se é Inverter, mas cheira-me que nao. Do que andei a ver, o AC é categoria A, nao é A+. [s)]

De referir que a casa é um T1 com aproximadamente 60m2, só tem 3 radiadores, um grande na sala/cozinha (é cozinha americana), o tipico dos WC's das toalhas e um mais pequeno no quarto, ou seja, que nao se trata de uma casa grande para aquecer e nao sinto falta do aquecimento sem ser nos dias em que aperta mais o frio.
A casa tem é um pequeno problema: Apesar de ter um bom isolamento a nível de paredes e acustico, as janelas acho que podiam ter mais qualidade. :confused:

Sei que isto é muito vago, mas neste cenário vocês usariam o aquecimento central ou o AC?

E num cenário de usar o aquecimento central, recomendam tê-lo sempre ligado (costumo ter em 22/23) ou ligar só em dias mais frios? Eu sou sincero, nao sinto necessidade disso, mas convém mencionar que trabalho em casa e é recomendável um ambiente agradável.

Última edição:
Boas.

Para variar neste forum encontra-se de tudo... [:D]

Este ano mudei-me para um apartamento no último andar, virado para nascente e sul. Nos meses de meia estaçao nao noto nada de estranho, mas agora que o frio tá a apertar tou um bocado naquela :confused: de como gerir o tema aquecimento!

De mencionar que em casa dos meus pais sempre houve lareira com recuperador e é das coisas que mais aprecio numa casa, mas aqui nao há essa hipotese.

O tema é que a casa tem as duas coisas: Aquecimento central que funciona com o esquentador e ar condicionado, que nao sei se é Inverter, mas cheira-me que nao. Do que andei a ver, o AC é categoria A, nao é A+. [s)]

De referir que a casa é um T1 com aproximadamente 60m2, só tem 3 radiadores, um grande na sala/cozinha (é cozinha americana), o tipico dos WC's das toalhas e um mais pequeno no quarto, ou seja, que nao se trata de uma casa grande para aquecer e nao sinto falta do aquecimento sem ser nos dias em que aperta mais o frio.
A casa tem é um pequeno problema: Apesar de ter um bom isolamento a nível de paredes e acustico, as janelas acho que podiam ter mais qualidade. :confused:

Sei que isto é muito vago, mas neste cenário vocês usariam o aquecimento central ou o AC?

E num cenário de usar o aquecimento central, recomendam tê-lo sempre ligado (costumo ter em 22/23) ou ligar só em dias mais frios? Eu sou sincero, nao sinto necessidade disso, mas convém mencionar que trabalho em casa e é recomendável um ambiente agradável.

A não ser que vocês sejam muito friorentos, metia o aquecimento central, por volta dos 18º, e a ligar um pouco antes de chegar a casa. Durante o dia, se não estiver ninguém em casa, não vale a pena ligar.

Por aquilo que percebo tens aquecimento central a Gás e por experiência própria nesse caso aconselho-te a usar o ar condicionado porque gastará menos que o aquecimento central, no meu caso e pela experiência que tenho da minha casa gasta bastante menos o ar condicionado, mas as dimensões da minha casa também são diferentes da tua (mais de 4 vezes maior) e são 2 pisos com escada aberta da sala no piso de baixo para o piso de cima e muitos mais radiadores para aquecer (uns 10 radiadores)

A não ser que vocês sejam muito friorentos, metia o aquecimento central, por volta dos 18º, e a ligar um pouco antes de chegar a casa. Durante o dia, se não estiver ninguém em casa, não vale a pena ligar.
O problema é que estou em casa o dia todo (tele-trabalho).

Tenho ligado o aquecimento central pela manha a 23º e à hora de almoço baixo para 21º, depois desligo a meio da tarde.
À noite raramente preciso de ligar o que que seja, mas se por ventura preciso de algum aquecimento extra, ligo o AC durante uns 20 min e fica um ambiente porreiro.

Se o gás for gás natural, nem penses duas vezes, usa o aquecimento central, pois os custos não são muito diferentes do AC e a qualidade do aquecimento não tem nada ver.
Sim, é gás natural.

Por aquilo que percebo tens aquecimento central a Gás e por experiência própria nesse caso aconselho-te a usar o ar condicionado porque gastará menos que o aquecimento central, no meu caso e pela experiência que tenho da minha casa gasta bastante menos o ar condicionado, mas as dimensões da minha casa também são diferentes da tua (mais de 4 vezes maior) e são 2 pisos com escada aberta da sala no piso de baixo para o piso de cima e muitos mais radiadores para aquecer (uns 10 radiadores)
Pois, é o normal, existem opinioes muito dispares neste tema.

Muita gente tem-me recomendado o AC, mas a verdade é que como o "eu" recomendou, a qualidade do calor proveniente do aquecimento central parece-me melhor.

Tenho ligado o aquecimento central pela manha a 23º e à hora de almoço baixo para 21º, depois desligo a meio da tarde.
À noite raramente preciso de ligar o que que seja, mas se por ventura preciso de algum aquecimento extra, ligo o AC durante uns 20 min e fica um ambiente porreiro.

Sim, é gás natural.

Muita gente tem-me recomendado o AC, mas a verdade é que como o "eu" recomendou, a qualidade do calor proveniente do aquecimento central parece-me melhor.

Não gosto muito do calor do ac, também. A própria corrente de ar, começa-me a secar os olhos.

Olha, em vez de andares a ligar ora mais quente, ora mais frio, não é preferível usares uma temperatura intermédia constante? Possivelmente, e se tiveres boa exposição solar, antes do meio dia, o sistema acaba por desligar por si só...

Sim, é gás natural.

Não é uma questão de opinião é uma questão de custos, rapidez de aquecimento e o que aquecer.

Nos custos depende da eficiência da caldeira e do custo do gás natural.

E para o AC do COP e do custo do kWh.

Rapidez vai para o AC, custos também vai para o AC se em geral o COP foi maior que 3.

Caldeira vai aquecer todos os espaços em que os radiadores estiverem abertos ou até o termostato geral disparar.

AC aquece só na divisão que está.

Não há calor diferente, é tudo a mesma coisa, a única coisa diferente é que o AC recorre a ventilação forçada regulável, e os radiadores natural.

Liguei hoje o aquecimentio central pela primeira vez este ano.

Esteve uma hora a trabalhar e estive a verificar se todos os radiadores estão aquecer uniformemente. Apenas um parece necessitar de uma purga.

Fiquei logo com a casa bem aquecida.

Uso desumidificadores (2) e acrescento um a óleo que está na sala ao lado do sofá para fazer subir a temperatura mais rapidamente nessa divisão.

O a óleo a minha mulher vai metendo uma manta em cima das pernas para ter um calor mais forte.

A casa neste momento está a 21º na sala e 19º nos quartos. Talvez antes de dormir volte a ligar uma horita só para dar aquele boost nos quartos.

O habitual é chegar a casa ao final do dia e ligar um par de horas até aos 21º/22º. Depois se precisar um pouco mais antes de deitar.

Desde que uso os desumidificadores noto que a temperatura fica muito mais estável e a casa mais confortável.

Moro junto ao mar numa zona muito húmida e consigo ter o apartamento sempre confortável e sem gastos excessivos.

Escrevo isto apenas para deixar a minha experiência.

Voltar
Superior