Salamandra a pellets é do melhor, utiliza energia renovável, logo dedutivel no IRS. Os pellets são fabricados com madeira reciclada que provém de limpezas florestais. São um combustível eficiente, de fácil manuseamento, limpo e não poluente, não produzindo fumos nem cheiro.
Conheci este sistema através de um colega de trabalho que renovou em novembro a vivenda dele, ele mostrou-me o sistema e adorei...
Existem várias variantes do sistema, tais como, recuperadores de calor tradicional, salamandra normal e salamandra a água (esta ultima é para aquecimento central). Entretanto esse meu colega tinha uma salamandra tradicional na vivenda, mas com a renovação comprou uma a água e eu fiquei com a dele, e só vos digo, muito, muito bom.
Contras: o investimento inicial é um bocado puxado, a dele por exemplo (só a salamandra) foram 3500 euros, mas tem um design espectacular é dedutivel no IRS e tem programador...
Podes ver
AQUI ou
AQUI
Os pellets compram-se em sacas de 15 kg e o consumo depende do calor que queremos, para teres uma ideia, na minha salamandra, para aquecer 40m2 num aproveitamento de sotão (as pessoas gostam de lhe chamar duplex), logo está mesmo no telhado e no meu caso o telhado é virado a norte, logo um frio de gelar, começo a sentir os efeitos ao fim de 15 minutos, ao fim de meia hora está uma temperatura ambiente já boa, ao fim de uma hora, está calor, e o melhor de tudo é que isto é só a meio gás da coisa... Espectáculo!!
Os pellets:
As salamandras:
AQUI
E AQUI
Como trabalha:
Cada saca são 4 euros, e no meu caso, a meio gás, que é mais que suficiente para aquecer 40m2 muito frios, dá para uma média de 16 a 18 horas sempre ligado, penso que sai mais barato que ar condicionado (que gasta uma monstruosidade) e além disso o AC queima o oxigenio, eu particularmente não gosto, porque meti um AC com bomba de calor no verão passado e além de gastar muito, faz uma calor abafado (ou seja oxigenio queimado), por isso o AC fica só para o verão e acabei por comprar a salamandra.