CarlosL
New member
Aí sim. Ao natural e que venham as excepções. [Gosto das coisas quase ao natural com algumas excepções []
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Aí sim. Ao natural e que venham as excepções. [Gosto das coisas quase ao natural com algumas excepções []
Então pelas vossas contas € 1.000,00 de gás num ano é muito ou não ?!?
Então pelas vossas contas € 1.000,00 de gás num ano é muito ou não ?!?
A minha conta é maior que a tua. Mais de 2,500€/ano.eu gastei 1400€ em electricidadde o ano inteiro(inverno e verão).
E inclui cozinha ( tud electrico).
agora faz as contas[]
A minha ste ano vai ser tamebm maior.A minha conta é maior que a tua. Mais de 2,500€/ano.
E na casa onde estou agora (dos meus avós) vai ser ainda mais brutal.
Mas é tudo elétrico. É comprar EDP. []
Andam para aí uns tópicos sobre o assunto, mas nenhum é muito conclusivo.
Tenho que começar a pensar nestas coisas pois vou construir uma casa nova, ainda está só a começar o projecto.
De momento na casa onde estou tenho aquecimento por irradiadores na parede e um recuperador de calor numa lareira; bastante económico e eficaz, mas é uma chatisse ter que andar a carregar a lenha e obviamente não se pode temporizar.
O que parece estar na berra agora é o piso radiante; no entanto tenho algumas dúvidas; quer pelos gastos quer pelo tipo de pavimento a usar.
Algumas opiniões dos entendidos na matéria?
Pensas que te podes pôr a fritar ovos?uma pergunta que pode ser estupida... o piso radiante não vai estragar a mobilia?
Vou acordar este tópico porque também tenho dúvidas em relação ao aquecimento que vou colocar na casa nova.
Vou meter uns paineis solares de certeza (energia renovável, barata, dedução irs, etc e tal) mas não sei bem se chega para tudo. Vi no outro dia no telejornal que já é possível injectar e vender electricidade à edp e gostaria de saber se alguém aqui tem e como se porta isso!
Caso se produza muita electricidade, pensava em colocar um aquecimento por piso radiante electrico, no limite, se produzisse tanta electricidade como a que consumisse gastava zero[]
Caso estes paineis sejam tão caros que não compensem, o que posso colocar juntamente com uns mais fracos só para água quente?
Vou meter uns paineis solares de certeza (energia renovável, barata, dedução irs, etc e tal) mas não sei bem se chega para tudo. Vi no outro dia no telejornal que já é possível injectar e vender electricidade à edp e gostaria de saber se alguém aqui tem e como se porta isso!
Desculpa corrigir-te, mas o sistema Inverter é outra coisa. []
O nome faz-nos pensar no que dizes, mas essa função é executada pela Bomba de Calor.
O sistema Inverter modula a corrente elétrica de modo que a rotação do compressor esteja adequada às necessidades do sistema.
Se reparares, nos automóveis, o sistema é sempre ON/OFF. Liga e desliga o compressor (com a particularidade de neste caso ele funcionar à rotação do motor). Em casa, os sistemas tradicionais fazem o mesmo. Liga o compressor quando necessário (que funciona sempre à mesma velocidade).
No sistema Inverter o compressor funciona de acordo com as necessidades de climatização. Está quase sempre a funcionar, mas em regimes absolutamente favoráveis.
A economia que proporciona é de cerca de 40 a 60% conforme as circunstâncias.