Aquecimento Central

Este barulho da bomba só aparece na 1ª vez que ligo a caldeira no inverno e enquanto nao sacar o ar que existe nas tubagens não se cala.

Quando não há temperatura na caldeira, eu consigo ligar a bomba e faz o tal barulho, portanto deve mesmo ser ar que existe lá dentro.:(

O que está escrito na bomba
bomba2.JPG

Penso que uma forma de diminuires a necessidade de purgar os radiadores é teres purgadores automáticos na instalação.
O barulho que ouves, deverá ser, não só devido ao ar existente na canalização, como também á pouca pressão no sistema.
O parafuso a que te referes não sei para que serve, no entanto nunca me deram indicações para mexer no da minha instalação...apenas mexo no lateral para aumentar ou diminuir a velocidadade de funcionamento da bomba.

Não sei se interessa a alguem[:cool:] , mas ja descobri para que serve o parafuso, é um bujão de purga e serve exactamente para purgar o ar existente na bomba.

O barulho que se ouve pode ser, tal como disseram, ar dentro do circuito. A tarefa de purgar o sistema através dos radiadores pode ser evitada com recurso a purgadores automáticos em detrimento dos purgadores manuais.

Com a passagem do tempo, a bomba pode acumular resíduos e pode ter tendência a bloquear. Por isso e para evitar um esforço acrescido da mesma aquando da colocação em funcionamento após um período de inactividade longo, utiliza-se o tal parafuso para anular o tal "bloqueio". Ele deve ser um pouco aliviado (muito pouco) até que seja permitida a libertação de um pouco de água. Como se estivesse a proceder-se a uma purga... Volta a apertar-se o parafuso e vê-se como evoluem as coisas.

Logo, o barulho da 1ª vez que a ligas também pode ser consequência do esforço.

Para já, é o que sei dizer. Mais pormenores ou eventuais correcções só serão possíveis quando falar melhor com o meu pai, que é instalador destes sistemas.

"Para purgar o circulador, retire o bujão de purga, ligue a alimentação eléctrica e regule o circulador para o caudal máximo.
Logo que o ar remanescente tenha saído, aparafuse o bujão de purga e aperte-o.
No início do arranque, o circulador pode tornar-se ruidoso devido ao ar retido na câmara. O ruído deve desaparecer após alguns minutos de funcionamento.
Após o arranque inicial, o modo de funcionamento desejado e eventualmente a altura manométrica do circulador podem ser logo estabelecidos."​

Retirei do manual da bomba através da net

Em todos os radiadores tenho purgadores automáticos, o maior problema é no aquecimento dos radiadores de WC (toalheiros), possivelmente deficiencias na tubagem, tornando propícia a acumulação de ar até aos mesmos.

Agradeço no entanto os vossos esclarecimentos.

Está claro o uso do parafuso, portanto...

Por acaso os toalheiros não são os pontos mais altos de toda a instalação? Se assim é e não houver nenhum purgador mais alto do que os mesmos, é perfeitamente normal a acumulação de ar...

"Para purgar o circulador, retire o bujão de purga, ligue a alimentação eléctrica e regule o circulador para o caudal máximo.

Logo que o ar remanescente tenha saído, aparafuse o bujão de purga e aperte-o.
No início do arranque, o circulador pode tornar-se ruidoso devido ao ar retido na câmara. O ruído deve desaparecer após alguns minutos de funcionamento.
Após o arranque inicial, o modo de funcionamento desejado e eventualmente a altura manométrica do circulador podem ser logo estabelecidos."

Retirei do manual da bomba através da net

Em todos os radiadores tenho purgadores automáticos, o maior problema é no aquecimento dos radiadores de WC (toalheiros), possivelmente deficiencias na tubagem, tornando propícia a acumulação de ar até aos mesmos.

Agradeço no entanto os vossos esclarecimentos.

No 2º Inverno cá em casa a àgua quente não circulava nos radiadores. Telefonei ao picheleiro e este disse-me para tirar esse parafuso que referes e com a chave de fendas rodar um pouco para ambos os lados para desencravar a bomba circuladora (com o sistema desligado, uma vez que o parafuso que está por detrás do bujão roda com a bomba em funcionamenbto), e a coisa resultou.

Aquecimento Central Eléctrico?......presta?

Aquecimento Central Eléctrico?......presta?

Hello

Povo fui ver uma casa e o vendedor "vendeu-me" (desculpem a expressão) que este tipo de Aquecimento Central (AC) é bem mais económico que o clássico com tubos de água aquecida circulante...

Já andei a googlar, mas nada como opiniões reais ;)

Obrigado

Para se chegar a uma conclusão acertada é preciso ver o local, instalação e fazer muitas contas. [:D]

No site da Deco, existem lá várias ajudas para este tipo de decisões.

De qualquer modo, o que é que queres dizer com o aquecimento central eléctrico? Que a caldeira a gás é substituída por um cilindro elétrico?

Ou o sistema de aquecimento local é diferente?

Deves estar a falar daqueles acumuladores com tijolos refractários, que acumulam calor durante as horas mais económicas num tarifário bi-horário, certo?

Um colega meu, depois de muitas continhas, chegou à conclusão que no caso dele ficava mais barato. O custo inicial era mais caro para o eléctrico, mas o custo de operação era mais caro para o gás. Ao fim de 2 ou 3 invernos o eléctrico começava a dar lucro.

Já agora: nesse caso não se pode falar de "aquecimento central", dado que cada unidade de aquecimento é independente.

Deves estar a falar daqueles acumuladores com tijolos refractários, que acumulam calor durante as horas mais económicas num tarifário bi-horário, certo?

Um colega meu, depois de muitas continhas, chegou à conclusão que no caso dele ficava mais barato. O custo inicial era mais caro para o eléctrico, mas o custo de operação era mais caro para o gás. Ao fim de 2 ou 3 invernos o eléctrico começava a dar lucro.

Já agora: nesse caso não se pode falar de "aquecimento central", dado que cada unidade de aquecimento é independente.

Só que esse sistema do aquecimento com acumuladores, que acumulam calor nas horas de tarifa mais baixa (durante a noite), e depois vão libertando o calor durante o dia sem gastar energia eléctrica não serve para a maioria de nós. Simplesmente porque passamos o dia todo fora de casa, pelo que precisamos de calor precisamente nas horas em que o sistema não o fornece!

penso que n é desses que acumula não....ele falou numa placa em "mica" na parede etc etc...PENSO que n é nenhum acumulador....agora se é ou não....

Última edição:
Só que esse sistema do aquecimento com acumuladores, que acumulam calor nas horas de tarifa mais baixa (durante a noite), e depois vão libertando o calor durante o dia sem gastar energia eléctrica não serve para a maioria de nós. Simplesmente porque passamos o dia todo fora de casa, pelo que precisamos de calor precisamente nas horas em que o sistema não o fornece!

Obviamente que tb pode libertar calor enquanto carrega... [;)] Não são mutuamente exclusivos, portanto isso n é razão.

penso que n é desses que acumula não....ele falou numa placa em "mica" na parede etc etc...PENSO que n é nenhum acumulador....agora se é ou não....

Vi isso instalado numa escola onde a Maria deu aulas.

É uma espécie de placa fininha que se pode embutir ou não na parede. Ainda tem uma dimensão grande.

É piso radiante. Quem tem diz que é bom. Quanto ao problema dos consumos, não se esqueçam que há 5 anos o diesel era ao preço da uva mijona, agora... é preciso fazer muito bem as contas. Dá-me ideia que, no médio prazo, um aquecimento eléctrico (qualquer um) vai ser mais barato que uma caldeira a diesel ou a gás...

Do meu ponto de vista, os ACs só têm dois defeitos:

-Correntes de ar;
-Ruído (de noite é quase impossível deixar AC ligado)

De resto, ao preço a que estão, é de longe a solução mais económica...

Estou a construir vivenda e optei pelo piso radiante, apenas por causa destes dois inconvenientes.

Voltar
Superior