Há coisas em que tens razão, mas noutras parece-me que não.
As abelhas são uma verdade, infelizmente.
O depósito é mesmo do aquecimento (basta ir lá com ele ligado, vê-se logo a temperatura).
Acredito...o meu está directamente ligado á rede.
O cilindro aquece com uma serpentina, correcto. Mas, por aquilo que me explicaram, dentro dessa serpentina passa a água que a seguir vai para os radiadores. Por isso compreendo que os radiadores demorem a aquecer.
Parece-me que deveria aquecer tudo ao mesmo tempo, mas...
Supostamente, quando a água do cilindro estiver quente, os radiadores deviam aquecer bem. Mas o que parece é que a água do cilindro continua a aquecer muito, sente-se a água a "ferver" dentro do fogão e os radiadores libertam pouco calor.
A água não pode ferver dentro do fogão.
Ou a pressão do sistema é baixa ou há muito ar nos canos...
Essa ideia da pressão do circuito é que acho que faz todo o sentido. No entanto acho que a função do depósito é exactamente essa, a de regularizar a pressão.
Creio que se o sistema tiver ar, esse ar é um obstáculo á entrada da água, daí a pressão ser baixa.
Uma pergunta "básica":
Quando a água aquece aumenta de volume??
Eu tenho ideia que o circuito não pode ser totalmente fechado, nesse caso explodia.
Provavelmente tens razão e o teu circuito é aberto, tendo como ponto de partida o tal depósito no tecto da cas.
A ser assim, parece-me um sistema mal feito e sem nexo pois a água ao ser aquecido na caldeira, acabará por arrefecer no depósito, não aquecendo os radiadores.
A água do cilindro está quente porque, provavelmente é a primeira a receber a água quente da caldeira.
Ainda à dias me contaram que uma caldeira das que se mete nas lareiras, não explodiu por muita sorte. Taparam o respirador e esqueceram-se de o abrir. A sorte foi que no circuito existia um tubo em pvc que rebentou. Se não fosse esse, provavelmente rebentava a caldeira...[/quote]
Todos os sistemas têm válvulas de segurança que abrem quando a pressão sobe para evitar acidentes.
A tua não tem?
Em conclusão, parece-me urgente a revisão do sistema.
Mão me parece que esteja correctamente montado pois há muitas perdas de calor.
Não é normal a água ferver dentro da caldeira.
Se isso acontece é porque a água é pouca para o volume a ocupar e/ou, não circula.
Não sou técnico disto, mas temo que possam surgir problemas...