Aquecimento Central

Olá amigos este forum tem mesmo de tudo um pouco...

Tive um poblema agora mesmo com uma bomba igual a essa que tava a fazer ruido e como nao percebia nada do assunto e pelo que li aqui fui para la mexer... pior nao podia ficar... e so mexi naquele botao das velocidades passei do 3 para 2 e deixou de fazer barulho mas eu nao sei porque. se alguem souber dar uma dica optimo?

Como eu nem sabia da existencia desse botao das velocidades gostaria de saber qual e a velocidade que se adequa melhor ao meu caso ninguem me pode dar uma dica das diferenças entre as velocidades I II e III??

Já agora o nosso colega poderia "postar" aki o manual da nossa "Bomba"

1 abraxo

Normalmente está no II.
Deixou de fazer barulho?
Provavelmente porque aumentaste a velocidade o ar deslocou-se.
Tens purgado o sistema?:confused:

Normalmente está no II.
Deixou de fazer barulho?
Provavelmente porque aumentaste a velocidade o ar deslocou-se.
Tens purgado o sistema?:confused:

Ok então vou deixar ficar no II.

Sim agora parece que deixou de fazer barulho. Aquilo das velocidade e para a circulação da agua certo? Eu até gostava de saber qual a que mais me convinha visto só estar a trabalhar com poucos "aquecedores", por isso é que gostava de arranjar um manual da bomba. Colocar no 1 tb deve ser muito pouco???

Purgar o Sistema:confused::confused:... isso e tirar o ar dos "aquecedores"???? Como é que devo fazer???

1 Abraxo

Ok então vou deixar ficar no II.

Sim agora parece que deixou de fazer barulho. Aquilo das velocidade e para a circulação da agua certo? Eu até gostava de saber qual a que mais me convinha visto só estar a trabalhar com poucos "aquecedores", por isso é que gostava de arranjar um manual da bomba. Colocar no 1 tb deve ser muito pouco???

Purgar o Sistema:confused::confused:... isso e tirar o ar dos "aquecedores"???? Como é que devo fazer???

1 Abraxo

Penso que podes deixar no II...aquece melhor.
No entanto como dizes que tens poucos irradiadores ligados...coloca no I e vê o aquecimento da casa.
Para «veres » se o irradiado ter ar, umas horas após o aquecimento ligado, passa a mão por todos eles...deverão estar uniformemente quentes.
Se não estiverem...provavelmente têm ar.
Na extremidade contrária á entrada de água no radiador haverá um «parafuso«...se o desapertares ligeiramente o ar sai...quando começar a sair água, apertas e passas ao seguinte.

Mais dúvidas, dispõe.

Os meus pais têm um sistema semelhante. É um fogão a lenha e aquece radiadores e um cilindro de agua de 250 l.
Já estou cansado de desmontar essa bomba, e já levou umas 3 ou mais. Para além do botão da bomba que regula a velocidade, tem também um termostato. Geralmente deixo como estava antes.

A razão de tanto mudar essa bomba é que aparecem abelhas no circuito e tapam as pás da bomba. Se não dou conta a tempo a bomba queima, porque fica sempre a trabalhar. À pouco tempo descubri que o depósito que existe no sótão tem um tubo que serve de respirador e outro de descarga. Acredito que entrassem por aí, embora ache estranho. Tapei os tubos com uma rede, vou ver se resolvi ou não.

Os meus pais têm um sistema semelhante. É um fogão a lenha e aquece radiadores e um cilindro de agua de 250 l.
Já estou cansado de desmontar essa bomba, e já levou umas 3 ou mais. Para além do botão da bomba que regula a velocidade, tem também um termostato. Geralmente deixo como estava antes.

A razão de tanto mudar essa bomba é que aparecem abelhas no circuito e tapam as pás da bomba. Se não dou conta a tempo a bomba queima, porque fica sempre a trabalhar. À pouco tempo descubri que o depósito que existe no sótão tem um tubo que serve de respirador e outro de descarga. Acredito que entrassem por aí, embora ache estranho. Tapei os tubos com uma rede, vou ver se resolvi ou não.

Esquesito ...as abelhas.
O circuito é fechado.

Bomba sempre a trabalhar?! :confused:
para que temperatura tens regulado o termostato.
Tens a certeza que o termostato está OK?

A bomba fica sempre a trabalhar quando lá tem abelhas. Tapam as pás da bomba, logo, ela não consegue bombear a água. Noto isso quando o fogão aquece demasiado e a água começa a fazer barulho dentro do fogão.

Circuito fechado? No sótão há um deposito de água. Julgo que é para regularizar o nível da água. Tem uma boia, se o nível baixa mete água. Se subir vaz pelo telhado.

Mas sinceramente nunca entendi bem o esquema. Aliás, os meus pais andam à meses a pedir para o tipo que instalou aquilo (à mais de 10 anos, acho eu), para lá ir fazer uma revisão.

O fogão está velho e arde mal (provavelmente chaminé suja) e os radiadores aquecem muito pouco. Aquilo funciona muito bem para aquecer a água do cilindro. Quanto ao aquecimento da casa sempre deixou muito a desejar.

O água do depósito do sótão deve ser a que circula nos radiadores. Até porque tem alguma ferruge e não deve ser do cilindro.

A bomba fica sempre a trabalhar quando lá tem abelhas. Tapam as pás da bomba, logo, ela não consegue bombear a água. Noto isso quando o fogão aquece demasiado e a água começa a fazer barulho dentro do fogão.

Circuito fechado? No sótão há um deposito de água. Julgo que é para regularizar o nível da água. Tem uma boia, se o nível baixa mete água. Se subir vaz pelo telhado.

Mas sinceramente nunca entendi bem o esquema. Aliás, os meus pais andam à meses a pedir para o tipo que instalou aquilo (à mais de 10 anos, acho eu), para lá ir fazer uma revisão.

O fogão está velho e arde mal (provavelmente chaminé suja) e os radiadores aquecem muito pouco. Aquilo funciona muito bem para aquecer a água do cilindro. Quanto ao aquecimento da casa sempre deixou muito a desejar.

O água do depósito do sótão deve ser a que circula nos radiadores. Até porque tem alguma ferruge e não deve ser do cilindro.

O circuito é fechado.
O depósito do sotão deve ser para consumo da casa quando falta a água da rede pública.
O meu sistema também aquece águas sanitárias mas o «cilindro» é aquecido por uma serpentina e não directamente.
Por isso acho esquesito a água do «cilindro» estar quente eos radiadores frios.
Tens que ver a pressão do circuito do aquecimento...provavelmente a pressão está baixa e a água não circula.
Tens certeza que o termostato está bom?
A história das abelhas não me convence.

Parece-me que o sistema precisa mesmo de uma boa revisão...:(

Olá amigos este forum tem mesmo de tudo um pouco...

Tive um poblema agora mesmo com uma bomba igual a essa que tava a fazer ruido e como nao percebia nada do assunto e pelo que li aqui fui para la mexer... pior nao podia ficar... e so mexi naquele botao das velocidades passei do 3 para 2 e deixou de fazer barulho mas eu nao sei porque. se alguem souber dar uma dica optimo?

Como eu nem sabia da existencia desse botao das velocidades gostaria de saber qual e a velocidade que se adequa melhor ao meu caso ninguem me pode dar uma dica das diferenças entre as velocidades I II e III??

Já agora o nosso colega poderia "postar" aki o manual da nossa "Bomba"

1 abraxo

Eu tambem ja tive o sistema de aquecimento com poucos radiadores e na posição 2 chegava.

Fica aqui o link. A bomba pode nao ser igual mas ja dá para ter ideia de como funciona.

http://net.grundfos.com/Appl/WebCAP...e=PTG&typecode=UPEFAM&appcode=null&pdfid=6148

O meu sistema tem um deposito com boia em inox(parece um autoclismo) no cimo de todo o circuito e serve para manter agua e pressão na tubagem, e nunca trabalhar em seco.

Há coisas em que tens razão, mas noutras parece-me que não.
As abelhas são uma verdade, infelizmente.
O depósito é mesmo do aquecimento (basta ir lá com ele ligado, vê-se logo a temperatura).

O cilindro aquece com uma serpentina, correcto. Mas, por aquilo que me explicaram, dentro dessa serpentina passa a água que a seguir vai para os radiadores. Por isso compreendo que os radiadores demorem a aquecer.

Supostamente, quando a água do cilindro estiver quente, os radiadores deviam aquecer bem. Mas o que parece é que a água do cilindro continua a aquecer muito, sente-se a água a "ferver" dentro do fogão e os radiadores libertam pouco calor.

Essa ideia da pressão do circuito é que acho que faz todo o sentido. No entanto acho que a função do depósito é exactamente essa, a de regularizar a pressão.

Uma pergunta "básica":
Quando a água aquece aumenta de volume??
Eu tenho ideia que o circuito não pode ser totalmente fechado, nesse caso explodia.

Ainda à dias me contaram que uma caldeira das que se mete nas lareiras, não explodiu por muita sorte. Taparam o respirador e esqueceram-se de o abrir. A sorte foi que no circuito existia um tubo em pvc que rebentou. Se não fosse esse, provavelmente rebentava a caldeira...

Há coisas em que tens razão, mas noutras parece-me que não.
As abelhas são uma verdade, infelizmente.
O depósito é mesmo do aquecimento (basta ir lá com ele ligado, vê-se logo a temperatura).

Acredito...o meu está directamente ligado á rede.

O cilindro aquece com uma serpentina, correcto. Mas, por aquilo que me explicaram, dentro dessa serpentina passa a água que a seguir vai para os radiadores. Por isso compreendo que os radiadores demorem a aquecer.

Parece-me que deveria aquecer tudo ao mesmo tempo, mas...

Supostamente, quando a água do cilindro estiver quente, os radiadores deviam aquecer bem. Mas o que parece é que a água do cilindro continua a aquecer muito, sente-se a água a "ferver" dentro do fogão e os radiadores libertam pouco calor.

A água não pode ferver dentro do fogão.
Ou a pressão do sistema é baixa ou há muito ar nos canos...

Essa ideia da pressão do circuito é que acho que faz todo o sentido. No entanto acho que a função do depósito é exactamente essa, a de regularizar a pressão.

Creio que se o sistema tiver ar, esse ar é um obstáculo á entrada da água, daí a pressão ser baixa.

Uma pergunta "básica":
Quando a água aquece aumenta de volume??
Eu tenho ideia que o circuito não pode ser totalmente fechado, nesse caso explodia.

Provavelmente tens razão e o teu circuito é aberto, tendo como ponto de partida o tal depósito no tecto da cas.
A ser assim, parece-me um sistema mal feito e sem nexo pois a água ao ser aquecido na caldeira, acabará por arrefecer no depósito, não aquecendo os radiadores.
A água do cilindro está quente porque, provavelmente é a primeira a receber a água quente da caldeira.

Ainda à dias me contaram que uma caldeira das que se mete nas lareiras, não explodiu por muita sorte. Taparam o respirador e esqueceram-se de o abrir. A sorte foi que no circuito existia um tubo em pvc que rebentou. Se não fosse esse, provavelmente rebentava a caldeira...[/quote]

Todos os sistemas têm válvulas de segurança que abrem quando a pressão sobe para evitar acidentes.
A tua não tem?

Em conclusão, parece-me urgente a revisão do sistema.
Mão me parece que esteja correctamente montado pois há muitas perdas de calor.
Não é normal a água ferver dentro da caldeira.
Se isso acontece é porque a água é pouca para o volume a ocupar e/ou, não circula.

Não sou técnico disto, mas temo que possam surgir problemas...

Só uma nota:
A água só ferve dentro do fogão (não é uma caldeira, é mesmo um fogão), quando a bomba está avariada.
Quanto ao resto, concordo, precisa mesmo de uma revisão.

Só uma nota:
A água só ferve dentro do fogão (não é uma caldeira, é mesmo um fogão), quando a bomba está avariada.
Quanto ao resto, concordo, precisa mesmo de uma revisão.

Então está percebido...a bomba deixa de funcionar, a água para no tal fogão ( fogão de cozinhar a lenha?) e começa a ferver.

Se calhar, o melhor era mesmo esvaziar o sistema, lavar o depósito e voltar a enchê-lo.

Eventualmente, se conseguisses isolar o depósito do tecto com fibra, a água arrefeceria um pouco menos, digo eu.:(

Sim, é um fogão a lenha, tem uma cobertura em ferro fundido para as panelas e um forno. É tipo tudo-em-um, o problema é que apostaria a dizer que 50% do calor sai no fogão.
É da marca Hérgom. Já vi um muito parecido mas que permite evitar as saídas de calor pela placa ou pelo forno (vira-se um manípulo para não aquecerem). Esse sim, muito melhor.

Quanto ao depósito, já é em fibra. Aliás, acho até que é daqueles que já não se vendem por causa de ser cancerígenos (tipo lusalite). Tem a tampa e não se perde muito calor aí.

Mas é como dizes, precisa de uma grande revisão. ainda por cima o fogão já tem muito uso e talvez não tenha grande solução.

Sim, é um fogão a lenha, tem uma cobertura em ferro fundido para as panelas e um forno. É tipo tudo-em-um, o problema é que apostaria a dizer que 50% do calor sai no fogão.
É da marca Hérgom. Já vi um muito parecido mas que permite evitar as saídas de calor pela placa ou pelo forno (vira-se um manípulo para não aquecerem). Esse sim, muito melhor.

Quanto ao depósito, já é em fibra. Aliás, acho até que é daqueles que já não se vendem por causa de ser cancerígenos (tipo lusalite). Tem a tampa e não se perde muito calor aí.

Mas é como dizes, precisa de uma grande revisão. ainda por cima o fogão já tem muito uso e talvez não tenha grande solução.

Já ouvi falar desse sistema.
Não é como o meu.
parece-me que se perde demasiado calor e pouco ficará para aquecer os Radiadores.
Eventualmente a solução poderá ser a colocação de um recuperador de calor com aquecimento de água ( para o aquecimento central) deixando o fogão para aquecimento das águas sanitárias.
Isto são ideias...eu não sou técnico.:(

hergomra3.jpg

Aqui estão os esquemas de montagem. Parece-me que o esquema que lá está é o da 2ª figura.
Aquilo funcionou sempre +/- bem, endo em conta o equipamento que lá está. Agora é que parece que perdeu eficiência. Trabalho para o técnico.
Mas fica o esquema, pode ser útil para alguém.

Aquecimento central a lenha?? Quem conhece?

Aquecimento central a lenha?? Quem conhece?

Este tipo de aquecimento é bom?
Dá para fazer a circulação para outras divisões, como funciona o sistema?
Tenho pre instalação e recuperador de calor, tenho que mandar a lareira a baixo e meter lá uma salamandra?
Agradecia feedback disto

eu tenho um sistema de aquecimento central desses; alias é misto, pode funcionar a gas, ou a lenha, porque ele proprio comuta-se automaticamente.
basicamente o sistema é composto por uma lareira com um recuperador, ao qual é colOcado superiormente uma caldeira de agua e uma serpentina, uma bomba electrica, e uma valvula de pressão, com um cilindro de contençao.
quando a agua aquece a serpentina faz circular a agua para o cilindro de contençao, e daí a bomba electrica "empurra-a" pelos radiadores da casa, num sistema de circuito fechado.
simples e eficaz, fez-me poupar + - 200euros de gas nos meses de Inverno (!!!)[;)] [:D]
se quizeres envio-te o nome do instalador por pm.

Boas, eu tenho aquecimento com caldeira de lenha, o meu sistema baseia-se numa cassete envolvida no deposito de agua. A agua aquece e através de uma bomba faz se a cirulação pelos radiadores em toda a casa, no sitio mais alto da canalização existe um vaso de expansão que serve para ir mantendo o circuito com pressão e com agua(parece um autoclismo em inox). Dá para adaptar outros sistemas de aquecimento(gas, gasoleo, ou até um cilindro com sistemas solares para aquecimento de aguas do WC e cozinha)
Enfim é um sistema inicialmente caro mas resolve bem o aquecimento em casa e quando trabalha em paralelo com outro sistema (ex. gas) melhor ainda.

A minha caldeira é marca Zaima parecida com esta

http://www.ambibeiras.pt/images/produtos/amb_foto_330_2a_g.jpg

Cumps

Muito bom desde que, em simultâneo, tenhas um complemento a gás ou a gasoleo, para o arranque inicial (aquece a água mais depressa) e para manter a água do sistema quente sempre que acabe a lenha na lareira ( á noite, por exemplo).
Já fizeste contas á lenha e ao trabalho de a colocar a arder??? :(

Voltar
Superior