Aquecimento Central

Obrigado na mesma. Na próxima vou deixar mais tempo a verter água para ter a certeza que fica. Não vá depois ficar é com frio![:D]

Hugo, ao purgares os radiadores saiu água, certo? Repuseste no sistema a água que saiu? Como aumentas a pressão do sistema, é metendo água na tubagem?

Última edição:
Luispalha, pelo que relatas, parece-me que a canalização do Aquecimento Central está sem água. Procura junto da caldeira ou nela mesmo pois deverá existir um passador para meter água no sistema até á pressão adequada...

Hugo, ao purgares os radiadores saiu água, certo? Reposeste no sistema a água que saiu? Como aumentas a pressão do sistema, é metendo água na tubagem?

Deste-me um nó no cérebro![:D]

Saiu água. Um fio de água.

Não repus água no sistema. Nem nunca me disseram para acrescentar. Disseram-me o próprio sistema puxa nova água.

Aumento a pressão ao girar um manípulo. Está nos 1.6 (+/-). Foi-me dito para manter entre o 1 e o 2.

A única forma que conheço para aumentar a pressão é meter água nova, foi aliás algo que eu disse-te anteriormente, e deve ser o que fizeste ao girar esse manipulo. No meu caso é mesmo uma torneira rotativa que abro até à pressão desejada e depois fecho...quando retiro ar de um radiador tenho de fazer sempre isso ou de nada serve - aliás abaixo de um valor mínimo de pressão (0,7?) a caldeira nem arranca.

Normalmente a minha anda ali nos 1,5...baixa quando arranca o sistema, sobe com a água mais quente

Deste-me um nó no cérebro![:D]

Saiu água. Um fio de água.

Não repus água no sistema. Nem nunca me disseram para acrescentar. Disseram-me o próprio sistema puxa nova água.

Aumento a pressão ao girar um manípulo. Está nos 1.6 (+/-). Foi-me dito para manter entre o 1 e o 2.

Essa caldeira funciona diferente da minha.

Olha lá, cada radiador tem dois tubos, um superior e outro inferior, certo? Num dos tubos, na parte final antes de «entrar no radiador» deve ter uma espécie de torneira ( tem que ser rodada com uma chave sextavada) tapada com uma cobertura roscada. Tira a tampa, acede ao passador e se estiver fechado, recorre a uma chave sextavada para o abrir. esta torneira regula o caudal de água para cada radiador...e pode estar parcialmente fechada.

P.S. Estou a basear-me no meu sistema, que pode não ser igual ao de tua casa.

Boas pessoal,

Já temos o aquecimento a lenha montado. A casa ficou completamente diferente, o conforto nem se fala, mesmo com o inconveniente de uma calafetagem super deficiente das janelas.

Agora tenho uma dúvida, alguns dos radiadores fazem imenso barulho, ouve-se a água a passar, julgo ser ar no interior. Já tentámos sangrar, mas sai muita água e pouco ar ou mesmo nenhum. Todos eles aquecem por completo, mas uns demoram mais que outros. Os barulhos ouvem-se essencialmente em dois radiadores do 1º piso e num do rés-chão.

O que aconselham a fazer?

Para a semana vem cá o instalador montar o termóstato e tratar do que está pendente.

Cumps

Boas pessoal,

Já temos o aquecimento a lenha montado. A casa ficou completamente diferente, o conforto nem se fala, mesmo com o inconveniente de uma calafetagem super deficiente das janelas.

Agora tenho uma dúvida, alguns dos radiadores fazem imenso barulho, ouve-se a água a passar, julgo ser ar no interior. Já tentámos sangrar, mas sai muita água e pouco ar ou mesmo nenhum. Todos eles aquecem por completo, mas uns demoram mais que outros. Os barulhos ouvem-se essencialmente em dois radiadores do 1º piso e num do rés-chão.

O que aconselham a fazer?

Para a semana vem cá o instalador montar o termóstato e tratar do que está pendente.

Cumps

1º vê se a pressaõ na tubagem é a adequada.

2º em caso afirmativo, feche todos os outros radiadores e purga muito bem esses que «fazem barulho».

3º se não ficar 5 estrelas...bem, aí deves reclamar com o instalador para que «afine» o sistema.

1º vê se a pressaõ na tubagem é a adequada.

2º em caso afirmativo, feche todos os outros radiadores e purga muito bem esses que «fazem barulho».

3º se não ficar 5 estrelas...bem, aí deves reclamar com o instalador para que «afine» o sistema.

1º- a pressão está sempre a posição 1 e 2 que julgo ser a adequada.

2º - fechar nas "manetes" do radiador? Mas com eles fechados o ar sai?

Obrigado pelas respostas.

Cumprimentos

1º- a pressão está sempre a posição 1 e 2 que julgo ser a adequada.

2º - fechar nas "manetes" do radiador? Mas com eles fechados o ar sai?

Obrigado pelas respostas.

Cumprimentos

No meu caso, a pressão pode ir até três....deixa esta assim.
Quando digo fechar, sim, é na torneira de cada radiador. Fechas todos, excepto os que queres purgar; ligas o aquecimento e purgas esses; como a pressão dentro desses é maior, teoricamente todo o ar sairá. No final do procedimento verifca a pressão e coloca-a ao nível ( se o sistema não o fizer automaticamente).

Última edição:
Não correu bem!!

Só sai água e como fechei os outros a caldeira disparou a válvula de segurança porque a temperatura subiu muito. A caldeira é a lenha.

Os mesmos radiadores continuam a fazer barulho e tenho um que aquece muito mal. O instalador vem cá esta semana e tem de resolver isto.

Cumprimentos

Não correu bem!!

Só sai água e como fechei os outros a caldeira disparou a válvula de segurança porque a temperatura subiu muito. A caldeira é a lenha.

Os mesmos radiadores continuam a fazer barulho e tenho um que aquece muito mal. O instalador vem cá esta semana e tem de resolver isto.

Cumprimentos

Tens os radiadores ligados em serie!!!!! ou foi bastante tempo com os outros fechados?

Vaso de expansão!! Não sei o que isso é!!

Se tem um circuito em serie não faço a minima!!! Estiveram 15m fechados, mas a caldeira estava com bastante lenha e a temperatura da água subiu muito.

Vaso de expansão!! Não sei o que isso é!!

Se tem um circuito em serie não faço a minima!!! Estiveram 15m fechados, mas a caldeira estava com bastante lenha e a temperatura da água subiu muito.

Pois foi muito tempo...e com muita lenha...

Até chegar o instalador, se quieres, vai aos radiadores que aquecem mal e , em baixo há um passador que é accionada com uma chave«a de «umbrak»; tira a tampa do passador, acede ao passador e verifica se está aberto ou fechado.

O vaso expansor é um balão parecido com o que eiste nos furos de água para dar pressão ao sistema.. Creio que se tivesse problemas afetava todos os radiadores.

Lembrei-me agora, a bomba de circulação está em que nível? 1,2 ou 3?

Boas!

Estou com um problema com o aquecimento central lá de casa...
Então não é que, mesmo tendo eu o botão dos radiadores desligado (na caldeira), há dois radioadores - o da sala e de um dos quartos - que de vez em quando aquecem?
Isto só acontece quando tenho a caldeira ligada (para tomar banho, ou assim)...

Já me assegurei que as torneiras dos radiadores estão todas fechadas. E mais estranho fica quando isto só acontece de vez em quando...

Alguém sabe o que poderá ser? Não me apetecia chamar o canalizador sendo uma cena estúpida...:sh)

Boas!

Estou com um problema com o aquecimento central lá de casa...
Então não é que, mesmo tendo eu o botão dos radiadores desligado (na caldeira), há dois radioadores - o da sala e de um dos quartos - que de vez em quando aquecem?
Isto só acontece quando tenho a caldeira ligada (para tomar banho, ou assim)...

Já me assegurei que as torneiras dos radiadores estão todas fechadas. E mais estranho fica quando isto só acontece de vez em quando...

Alguém sabe o que poderá ser? Não me apetecia chamar o canalizador sendo uma cena estúpida...:sh)

A minha caldeira, na função aquecimento de águas sanitárias, no final do aquecimento faz circular a água pelo circuito dos radiadores por um ou dois minutos.
Será que se passa o mesmo com o teu sistema?

A minha caldeira, na função aquecimento de águas sanitárias, no final do aquecimento faz circular a água pelo circuito dos radiadores por um ou dois minutos.
Será que se passa o mesmo com o teu sistema?
Talvez...
Mas o que estranho é fazê-lo em apenas dois radiadores, mesmo quando estão teoricamente desligados.

Os outros mantêm-se sempre frios.

Pois foi muito tempo...e com muita lenha...

Até chegar o instalador, se quieres, vai aos radiadores que aquecem mal e , em baixo há um passador que é accionada com uma chave«a de «umbrak»; tira a tampa do passador, acede ao passador e verifica se está aberto ou fechado.

O vaso expansor é um balão parecido com o que eiste nos furos de água para dar pressão ao sistema.. Creio que se tivesse problemas afetava todos os radiadores.

Lembrei-me agora, a bomba de circulação está em que nível? 1,2 ou 3?

O instalador vem cá amanhã ao final do dia.

A pressão do sistema está sempre na posição 1.1 quando desligado e em funcionamento pouco sobe. O balão de expansão mantém-se com essa pressão.
Hoje purguei o radiador que aquecia mal durante bastante tempo, mas com todos ligados, saiu algum ar e funciona melhor. Mas o pior disto tudo são dois ou três que aquecem bem mas fazem um barulho descomunal, ouve-se imenso a água a circular. Ontem á noite tivemos de desligar os do piso de cima.

Em conversa com o meu pai chegamos á conclusão que o sistema não deve estar em série. A pré-instalação tem 15 anos e nessa altura fazia-se de outra forma.

A bomba de circulação está na posição 2.
Sansoni7 obrigado pela paciência!!!!!

Voltar
Superior