Aquecimento Central

Talvez...
Mas o que estranho é fazê-lo em apenas dois radiadores, mesmo quando estão teoricamente desligados.

Os outros mantêm-se sempre frios.

Pode ser a instalação que esteja feita assim...
Quanto ao facto de mesmo com a torneira fechada, aquecerem...provavelmente a torneira roda mas não fecha...questões de segurança?
Talvez...

O instalador vem cá amanhã ao final do dia.

A pressão do sistema está sempre na posição 1.1 quando desligado e em funcionamento pouco sobe. O balão de expansão mantém-se com essa pressão.
Hoje purguei o radiador que aquecia mal durante bastante tempo, mas com todos ligados, saiu algum ar e funciona melhor. Mas o pior disto tudo são dois ou três que aquecem bem mas fazem um barulho descomunal, ouve-se imenso a água a circular. Ontem á noite tivemos de desligar os do piso de cima.

Em conversa com o meu pai chegamos á conclusão que o sistema não deve estar em série. A pré-instalação tem 15 anos e nessa altura fazia-se de outra forma.

A bomba de circulação está na posição 2.
Sansoni7 obrigado pela paciência!!!!!

Posição 2, é como a minha.
1.1 parece-me pouca pressão, mas...

O vaso expansor foi novo? É que se está furado pode interferir com o funcionmento do sistema. Quanto ao ar nos radiadores, é um «biscate» retirá-lo todo nas primeiras vezes que se coloca o sistema a funcionar...

Vamo lá a ver o que «diz» o instalador a tudo isso....

Posição 2, é como a minha.
1.1 parece-me pouca pressão, mas...

O vaso expansor foi novo? É que se está furado pode interferir com o funcionmento do sistema. Quanto ao ar nos radiadores, é um «biscate» retirá-lo todo nas primeiras vezes que se coloca o sistema a funcionar...

Vamo lá a ver o que «diz» o instalador a tudo isso....

O instalador já me tinha dito para reduzir a bomba para a posição 1, acabei de o fazer e os radiadores calaram-se. Muito bom!!

O material foi todo novo e parece todo novo!!

A pressão realmente parece baixa, e consequentemente o ar deve ter mais dificuladade em sair.

Mas como sou um leigo nisto espero pelo profissional amanhã!!!

Ainda falta o termóstato no sistema, porque não havia em stock.

Estranho deixar de fazer barulho na posiçaõ 1; no sistema que tenho, funciona bem em qualquer uma das três velocidades.

Sem termostato...a bomba está sempre a trabalhar, certo?

Provavelmente vais ter que meyter mais água no sistema para aumentar a pressão; ao retirares ar, também retiraste água e pressão baixa também origina ruidos no sistema...ar a borbulhar.

Estranho deixar de fazer barulho na posiçaõ 1; no sistema que tenho, funciona bem em qualquer uma das três velocidades.

Sem termostato...a bomba está sempre a trabalhar, certo?

Provavelmente vais ter que meyter mais água no sistema para aumentar a pressão; ao retirares ar, também retiraste água e pressão baixa também origina ruidos no sistema...ar a borbulhar.
Sim a bomba está sempre a trabalhar, ele disse que sem o termóstato tem de ser assim.

O sistema mete automáticamente água, porque está ligado á rede pública se for preciso meter. Também mete água quando por alguma razão a caldeira aquece demais, porque esta consequentemente dispara a válvula de segurança e despeja água do sistema.

O que se ouve com a bomba na posição 2 é mesmo isso, ar a borbulhar dentro dos radiadores.

Amanhã dou mais noticias!!!

E será que mete mesmo?
O meu também está preparado para tal mas tenho que ser eu «a dar uma mãozinha». :-)

De qualquer das formas podes sempre ver se depois de purgares os radiadores a pressão se mantém.

Amanhã teremos o mistério desvendado...mas aposto em ar no sistema por este ter pressão baixa ( pouca água).

Se o recuperador tiver muita lenha e a velocidade de circulação for baixa, a água terá tendência para aquecer demasiado e eventualmente ferver dentro dos canos, ainda antes de a válvula disparar por excesso de pressão...
O barulho pode ser devido a isto...só não entendo é porque desaparece a baixa velocidade...do que entendo, deveria aumentar; desapareceria era a velocidade alta.

Ainda tenho muito que aprender...LOL

Última edição:
Boas!

O instalador já cá esteve mas ainda não tem o termóstato! Só vem dia 10.

Esteve a tentar purgar os radiadores e colocou pressão no sistema inversamente, através de um radiador. Com uma bomba colocou água pelo radiador. A pressão subiu e o sistema até teve de realizar uma descarga.

Agora temos todos os radiadores a aquecer uniformemente.

Disse que iria haver sempre algum barulho no sistema, mas aconselhou colocar a bomba de circulação na posição 1 para não incomodar, nomeadamente durante a noite.

Estamos satisfeitos, o aquecimento não é totalmente eficaz. Uma vez, que o isolamento da casa é péssimo e a pré-instalação era muito antiga com défice de pontos para radiadores. Ainda assim a diferença é enorme.

Sansoni7 muito obrigado pela tua partilha de informações, vou deixar este tópico subscrito. Aqui aprende-se bastante, é um trabalho que exige bastante conhecimento.

Cumps

Acho estranho o conselho do instalador para teres a bomba na posição 1; tenho um sistema parecido montado há cerca de 15/16 anos e posso colocar a bomba na posição que quiser que não há ruidos nos radiadores...salvo se tiver ar...obviamente.
Mas o mais importante é que agora todos aquecem uniformemente....

Olha lá, a instalação tem purgadores automáticos? Estão a funcionar?

Não!
São manuais nos radiadores.

Também ainda não experimentei com a bomba na posição 2 após o aumento da pressão. Tenho de ver.

Ao pé da caldeira existe um sistema automático para libertar ar.

Não!
São manuais nos radiadores.

Também ainda não experimentei com a bomba na posição 2 após o aumento da pressão. Tenho de ver.

Ao pé da caldeira existe um sistema automático para libertar ar.

Aumento da pressão, como?
Agora está a que pressão?

O meu sistema também tem um único purgador junto ao recuperador...os outros estão nos radiadores.

Aumento da pressão, como?
Agora está a que pressão?

O meu sistema também tem um único purgador junto ao recuperador...os outros estão nos radiadores.

Colocou mais água no sistema.
A pressão está nos 2, mas ele diz que quando houver uma descarga pelo aumento da temperatura da água ela irá para os 1.5 bar.
É desse purgador que estava a falar.

Ok
Ficámos a aguardar plos resultado dos testes na velocidade 2, com a pressão também a 2. Provavelmente já não fará barulho nos radiadores....

Boas pessoal!

Acho que tenho a minha caldeira avariada. Tenho uma Vulcano Lifestar a gás natural.

Como não tenho termóstato, quando ligo o aquecimento coloco na posição 4 na caldeira, equivale a 70ºC temperatura da água. O que acontecia é que a caldeira quando atingia esta temperatura desligava e voltava a queimar quando a água descia aos 50ºC. Julgo que era assim que funcionava. Agora ela fica ligada sempre a queimar nem que seja horas a fio, estão a ver o consumo do gás. Pior que tudo é que ela me devia dar algum sinal de avaria no LCD e não mostra nada. O que acontece por vezes quando desligo o aquecimento é ela reiniciar.

Já liguei para a assistência, estou á espera que o homem tenha um horário compativel com o meu para cá vir a casa.

Agora com esta vaga de frio estão a ver o meu gasto em gás!!!

Alguém recomenda a colocação de termóstato? Algum beneficio a não ser a programação e controlo da temperatura. Eu normalmente só ligo o aquecimento 2h a 3h por dia. A casa aguenta bem a temperatura.

Cumps

Pelo menos, o termostato da caldeira deves colocar. Relativamente ao termostato para regulares o funcionamento da caldeira para aquecimento, é caro mas creio que com o conforto que passas a ter e o que poupas em combustível ( a caldeira só liga quando a «mandares» ligar-se) vale o investimento.

Aqui há tempos li uma solução engenhosa que suprime o termostato do aquecimento central...um programador eléctrico que comanda o funcionamento da caldeira; não sei se, no teu caso, serve.

Yep..

Era so necessário tirar a tampa de serviço para aceder ao comando:
123-1.png

A minha estava no I, e vou deixar ficar como estava.. Gasta menos energia eléctrica :)

Não sei....
O consumo da bomba é muito baixo, por outro lado, se a água demorar muito tempo a percorrer o circuito de aquecimento central ( se escolheres uma velocidade baixa), vai perder muito calor pelo caminho aquecendo pior o ambiente, ou seja, a caldeira terá que trabalhar durante mais tempo. Poupas uns cêntimos em energia eléctrica para gastares uns Euros valentes em gás.
Pensa nisso....a mim sempre me indicaram a posição II

Voltar
Superior