Ar condicionado

Quando falei em gamas queria dizer isto no post acima, já tinha lido que havia a eletric e outra que ao que parece é a heavy industries

Por aqui já me decidi, virá o Midea Xtreme Save, que para já me fica por 3140€.

Mas, em principio, por questões comerciais, devo conseguir baixar uns 10% (2800€ provavelmente).

Resta-me dar o passo final, pois custa-me gastar o dinheiro no contexto em que estamos. 😂

E que tal Vanquish, o que estás a achar dos ar condicionados?

Bem, recuperando o tópico, desta vez calhou ao meu pai, há cerca de 20 anos gastou um valor já razoável na aquisição de ar condicionados (quase 5000€) por 1 ar condicionado de 9.000 btu´s e 1 multislit de 12.000 + 9.000 btu´s da Mitsubishi Heavy Industries (e na altura estava indeciso entre estes e os da Mitsubishi Electric...), ar condicionados que só deram problemas logo desde a garantia, desde placas a imagine-se até o sensor que recebe as ordens do comando... para além de todos terem levado placas novas em garantia, o mono de 9.000 viria a sofrer novamente do mesmo mal fora da garantia (há cerca de 14 anos), o valor do arranjo era tão elevado que comprou um Panasonic, até hoje 5 estrelas.

Agora calhou a fava ao multisplit, entregou a alma ao criador.
A indecisão era só entre o Mitsubishi Electric MSZ-HRou o Midea Xtreme Save, na opção de 2 mono de 12.000 e 9.000 btu´s, nada de multisplit desta vez. A diferença do orçamento final situava-se em cerca de 250€ a favor da Midea, e depois temos a classe de consumo que no Midea é A+++ para arrefecimento e A++ para aquecimento, no Mitsubishi era respectivamente A++ e A+. No Midea tem como vantagens: purificação do ar, Wi-Fi, barulho funcionamento entre mais algumas características.

A decisão foi mandar instalar os Midea Xtreme Save, vamos ver, as opiniões tem sido positivas de quem monta e quem os adquiriu, se durarem 15 anos sem problemas já será bom.

Eu tenho instalado um Mitsubishi Electric deste o ano passado, vai ser interessante comparar a resistência destas duas marcas, daqui a uns anos veremos qual dura mais.

Depois de ter um Panasonic de 12000 BTU, fabricado em 2010, parado durante 4 anos a aguardar que a minha mulher ganhasse coragem para mandar abrir um buraco no tecto falso para passar o cabo de alimentação, mais o furo numa parede de tijolo maciço para a rua, foi finalmente montado ontem.

O técnico que cá veio fazer o serviço anda a vender/montar Daitsu como se fossem paezinhos quentes

Depois de ter um Panasonic de 12000 BTU, fabricado em 2010, parado durante 4 anos a aguardar que a minha mulher ganhasse coragem para mandar abrir um buraco no tecto falso para passar o cabo de alimentação, mais o furo numa parede de tijolo maciço para a rua, foi finalmente montado ontem.

O técnico que cá veio fazer o serviço anda a vender/montar Daitsu como se fossem paezinhos quentes

Podes arranjar-me o contato?

Acho que es da minha zona, estou correto?

O meu AC Bosch quando se liga ouve-se aquilo que parece um gaz a circular e a borbulhar, depois pára, só se houve o pouco ruído normal de um AC e ao fim de algum tempo lá volta esse gáz a circular e a borbulhar, parece que é nos momentos em que há a necessidade do aparelho refrescar a divisão.

O instalador diz que é normal ...

Será mesmo?

No passado tinha dito que existia a hipótese de os produtos da Daitsu, serem um rebrand da Gree embora com representantes diferentes.

O que me leva a pensar nisso é a autoria da aplicação WiFi da Daitsu ser esta empresa Zhuhai Ewpe Information Technology Inc.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wifi.smarthome

Empresa que está referenciada como pertença da Gree.

https://www.qualcomm.com/news/relea...ns-3g4g-chinese-patent-license-agreement-ewpe

Claro que isto só por si não nos diz cabalmente que o equipamento é fabricado por esta empresa, mas não deixa de ser um indicador.

https://daitsu.pt/

https://greeproducts.pt/

Última edição:
Se tiver para dormir ouço o gás a circular.

Fora ambientes silenciosos, não consigo ouvir.
Pois eu estou a trabalhar no escritório e ouve-se mesmo muito bem.

Não faço ideia se é pela unidade exterior ser capaz de dar 27k Btu e cá dentro só ter uma ligada de 12.

Acho muito estranho.

E que tal Vanquish, o que estás a achar dos ar condicionados?​

Entre decisão e disponibilidade da empresa, só os tenho montados há cerca de 1 mês.

Até agora, impecáveis. Os splits são um bocado grandes, mas não maiores do que os Daikin que cá estavam, e são mais clean. O funcionamento é muito bom, o ruido é o normal por comparação com os Daikin (com 20 anos, ressalvo). Acredito que existam aparelhos muito mais silenciosos, mas os preços também serão outros.

Até agora só existe um pequeno pormenor a resolver, que é uma vibração metálica no aparelho exterior, que em casa nem se ouve, mas na rua é bem audível. Mas é algo que não é permanente. Nada demais, e a empresa vai resolver de certeza.

Entre decisão e disponibilidade da empresa, só os tenho montados há cerca de 1 mês.

Até agora, impecáveis. Os splits são um bocado grandes, mas não maiores do que os Daikin que cá estavam, e são mais clean. O funcionamento é muito bom, o ruido é o normal por comparação com os Daikin (com 20 anos, ressalvo). Acredito que existam aparelhos muito mais silenciosos, mas os preços também serão outros.

Até agora só existe um pequeno pormenor a resolver, que é uma vibração metálica no aparelho exterior, que em casa nem se ouve, mas na rua é bem audível. Mas é algo que não é permanente. Nada demais, e a empresa vai resolver de certeza.

O meu pai mandou instalar 2 Midea Xtreme Save independentes também há pouco tempo, um de 12.000 e outro de 9.000 btu´s, tem a aplicação wifi que dá imenso jeito, o comando é bastante jeitoso, a única coisa chata é cada vez que se dá alguma ordem ao ar condicionado, liga o led informativo, temos de estar sempre a seleccionar essa opção no comando para apagar novamente o led, devia ser automático, ligar para informar e depois desligar passado uns segundos.

De resto o silêncio de funcionamento e arrefecimento é bastante bom, agora é aguardar pela durabilidade, que só o tempo o dirá.

O meu pai mandou instalar 2 Midea Xtreme Save independentes também há pouco tempo, um de 12.000 e outro de 9.000 btu´s, tem a aplicação wifi que dá imenso jeito, o comando é bastante jeitoso, a única coisa chata é cada vez que se dá alguma ordem ao ar condicionado, liga o led informativo, temos de estar sempre a seleccionar essa opção no comando para apagar novamente o led, devia ser automático, ligar para informar e depois desligar passado uns segundos.

De resto o silêncio de funcionamento e arrefecimento é bastante bom, agora é aguardar pela durabilidade, que só o tempo o dirá.

Esqueci-me desse pequeno grande pormenor! A app wifi é muito boa e inclusive permite algo com o qual fiquei surpreso; podemos controlar os AC mesmo sem estar na rede wifi. Já experimentei, eu a 12kms de casa e a esposa em casa e eu a controlar os AC pela app! Muito bom.

Os meus também são os Xtreme Save, até agora 5*.

Alguém aqui com experiencias em multisplits de 4 ou 5 unidades?

Ando a varrer orçamentos, mitsubishi, daikin, lg, midea, htw...

A instalação e unidade exterior em si são o mais complicado, pois a unidade exterior tem que ficar no chão da varanda e os quartos são do lado oposto do apartamento.

Daikin: 9.7k (4 split + 1 mono)
Mitsubishi: 8.4k. (4 split +1 mono)
LG:7.5k (5 split)
Midea: 8k (4 split + 1 mono)
HTW: 5.6K (4 split), nao deu preço do mono

Valores da instalação andam em torno dos 2k para material e MO e ja estao incluidos nos valores acima. Tem 4 bombas de consensados e as distancias são longas entre 18 e 21 metros para os quartos.

Tenho um colega da area que me diz que para a minha instalação é melhor algo com mais qualidade. Mas os meus bolsos nao sao assim tão fundos...

Quem vende as marcas mais baratas diz que não tem problemas de peças e assistencia, quem vende as mais caras diz que o problema das mais baratas é depois não haver peças e assistencia mais tarde.

Sinceramente, não gosto de gastar dinheiro 2x e prefiro ficar bem servido à primeira se isso justificar um pouco mais de esforço.

Qual a vossa opinião?

Alguém aqui com experiencias em multisplits de 4 ou 5 unidades?

Ando a varrer orçamentos, mitsubishi, daikin, lg, midea, htw...

A instalação e unidade exterior em si são o mais complicado, pois a unidade exterior tem que ficar no chão da varanda e os quartos são do lado oposto do apartamento.

Daikin: 9.7k (4 split + 1 mono)
Mitsubishi: 8.4k. (4 split +1 mono)
LG:7.5k (5 split)
Midea: 8k (4 split + 1 mono)
HTW: 5.6K (4 split), nao deu preço do mono

Valores da instalação andam em torno dos 2k para material e MO e ja estao incluidos nos valores acima. Tem 4 bombas de consensados e as distancias são longas entre 18 e 21 metros para os quartos.

Tenho um colega da area que me diz que para a minha instalação é melhor algo com mais qualidade. Mas os meus bolsos nao sao assim tão fundos...

Quem vende as marcas mais baratas diz que não tem problemas de peças e assistencia, quem vende as mais caras diz que o problema das mais baratas é depois não haver peças e assistencia mais tarde.

Sinceramente, não gosto de gastar dinheiro 2x e prefiro ficar bem servido à primeira se isso justificar um pouco mais de esforço.

Qual a vossa opinião?

Qual é o Mitsubishi? É o Electric entrada de gama?

E o Midea? É o Xtreme Save?

Pelos teus orçamentos, a decisão será entre o Mitsubishi e o Midea.

É assim eu meti no ano passado tudo Mitsubishi ( 5 aparelhos). É mais caro, os comandos são aqueles bajolos que se sabe iguais há mais de 20 anos [:D], o Wifi é um pesadelo para configurar, a app parece do século passado mas o material é durável, fiável e pós venda impecável e de longo prazo.

Com marcas mais baratas também se faz a festa mas os padrões de fabricação são inferiores.

Isto é como nos carros... São opções.

Muito cuidado com a empresa e técnicos que fazem a montagem. Mesmo as empresas "autorizadas" estão cheias de sapateiros... A minha obra correu muito mal mesmo. Ao ponto de eu ter que refazer instalação elétrica depois de desistir de reclamar.

Diamondplus obrigado pelo feedback.

De facto eu estou inclinado para mitsubishi, mas os preços estão acima do que eu queria.
Depois vejo preço online e parece que meter para o fundo ambiental é sinónimo de carregar mais um pouco.

Diamondplus obrigado pelo feedback.

De facto eu estou inclinado para mitsubishi, mas os preços estão acima do que eu queria.
Depois vejo preço online e parece que meter para o fundo ambiental é sinónimo de carregar mais um pouco.

E a nova série AY tem uma coisa mito boa, que é o revestimento do permutador de calor, ventilador e conduta de ar, aos cerca de 10 anos algumas condutas ficam bolorentas e escuras, nesta série com esse revestimento já não.

E esse preço que tens aí é fantástico, por mais 400€ em relação ao Midea, acho que compensa, não é uma diferença abismal.

Voltar
Superior