Ar gt 3.2 v6 ?

Para a Alfa Romeo, VDC = ESP e o ASR é o controlo de tracção.

Todos tinham ASR. Todos os 2.0 tinham VDC e nos 1.6 era um opcional.

Já não me lembro de como era no 147 que andou por cá mas creio que para desligar o VDC (Variable Dynamic Control) e o ASR (Anti-Slip Regulation ou coisa que o valha) era preciso segurar o botão durante uns segundos.

O meu é um 2.0 e não tem VDC, só ASR, tal como o meu ex-1.6.

O meu é um 2.0 e não tem VDC, só ASR, tal como o meu ex-1.6.

Estive a ler e no mercado inglês houve muitas versões de equipamento, sendo que até se referem a um "1.6 low power", que creio que tenha sido uma versão com cerca de 100 cv ou coisa do género.

Neste fórum Alfa dizem que todos os 2.0 Selespeed tiveram VDC, sendo opcional para os 1.6, mas alguém que tenha a lista de equipamento que se pronuncie.
http://www.alfaowner.com/Forum/alfa-147-156-and-gt/202258-esp.html

O 147 1.6 que conheço sei que tinha ASR, VDC e ABS. Quanto à questão dos 2.0 não sei... o teu tem caixa manual ou Selespeed?

A minha 156 acho que tem essa coisa toda [:p] Pelo menos de vez em quando aparece la um erro do VDC no CB e fica com a luz do ESP ligada [:D]

Estive a ler e no mercado inglês houve muitas versões de equipamento, sendo que até se referem a um "1.6 low power", que creio que tenha sido uma versão com cerca de 100 cv ou coisa do género.

Neste fórum Alfa dizem que todos os 2.0 Selespeed tiveram VDC, sendo opcional para os 1.6, mas alguém que tenha a lista de equipamento que se pronuncie.
Esp - Alfa Romeo Forum

O 147 1.6 que conheço sei que tinha ASR, VDC e ABS. Quanto à questão dos 2.0 não sei... o teu tem caixa manual ou Selespeed?

O meu é Selespeed, pré-apresentação nacional. Tem uma serie de pormenores diferentes dos outros. Foi matriculado em Janeiro de 2001, e o meu ex-1.6 era de Março de 2001. Entre as muitas coisas que o diferenciam, e não estamos a falar de equipamento nem extras, posso encontrar as seguintes:

- mascara do display LCD do radio em preto,
- antena com rosca de diametro diferente,
- alfa romeo pintado a cinza nos limpa-vidros
- peça de plastico em que tapa o mecanismo do limpa-vidros dianteiro em que as tampas dos parafusos tem tamanhos diferentes.....

Tive para comprar um no UK, mas era igual ao meu ex-1.6 nos pormenores, sendo um 2.0 manual (com pedal de embraiagem), e não tinha VDC também.

O 2.0 Selespeed de Janeiro de 2001 (fabricado em Novembro de 2000):

adult image

O 1.6 de Março de 2001:

print screen

Last edited:
Quando é um FWD contra um RWD já quer dizer qualquer coisa.
Provavelmente há carros 1WD que batem o Crossfire [:D] Com isso de ir na letra que só porque é RWD tem bom comportamento anda muita gente enganadinha.

Carros a sério são RWD mas nem todos os RWD são carros a sério [:cool:]

Ganhar ao Crossfire não é dizer muito [:D]
Não sei... Só relatei o que conheço.
O 1.9 não sei até que ponto se baterá com um 320d sem o Q2 (aliás as versões de 170cv não foram sempre Q2?), mas o 3.2, como aliás os 3.2 todos da altura (GTV/156/147/GT/166) o que mais me lembro é a opinião quase unânime quanto ao comportamento: a PDM de ir em frente nas curvas [:D] Era simplesmente um motor muito pesado e com muita potência para um FWD sem "ajudas".

Com Q2 até do 1.9 toda a gente dizia bem, o comportamento ficava muito neutro chegando mesmo ao ponto de sobrevirar ligeiramente em algumas situações. E o 1.9 nem precisava tanto dele como o V6.
As "reviews" de que te falei eram sempre sem Q2. Foi nos idos de 2004/2005. Ainda não havia Q2. E sim, bateu-se de igual para igual com o sacrossanto 320d por muito incrível que te possa parecer...

Acho estranho porque o 320d e90 começou com 163(?)cv e depois foi tendo uns incrementos como se sabe, enquanto nessa altura o GT 1.9 tinha 150cv. A meu ver uma comparação com sentido só se fosse entre o GT de 170cv e o 320d nessa altura já de 177, e o GT de 170 já tinha Q2.

Até porque imagino que ainda houvesse uma diferença considerável no preço entre um GT 150cv e um 320d! Não os considero carros equivalentes e mesmo admitindo que o BMW possa perder na dinâmica (porque como já disse ser RWD ou até mesmo ser BMW não é garantia de carro desportivo, ao contrário do que muitos pensam) no global é uma máquina bem superior.

Não se pode fazer uma generalizaçãozita que cai logo tudo em cima de um gajo [:D]

Já sei que há grandes máquinas AWD e até algumas FWD, mas como regra geral os bons carros desportivos são RWD. FWD é muito limitado e AWD é 90% das vezes tecnologia a mais.

pena o 147 estar caro.

não é tão fixe como a 156 station mas com um q2 já ficava á maneira.

o GT foi desenhado pela alfa até á porta do condutor e daí para trás pela sra da limpeza[:D]

p.s. acho que este é o unico 3,2lv6 em portugal, consta que não se pode dizer que "nunca fez TT"[:D]

Já tem uns meses mas eu andei curioso com este GT V6...! Podes elaborar mais acerca do "nunca fez TT"?

Last edited:
Back