ARB Air Locker

Faz com que a potência seja divida em 50% para cada roda do eixo onde trabalha esse dif. look, ou seja,

quando uma roda perde tracção o sistema evita que toda a potência seja toda drenada para essa roda, dividindo-a entre as duas rodas desse eixo.

No caso do ARB, o mecanismo funciona através de um compressor que activa o sistema, e cujo comando está no interior da viatura.

No caso do TrueTrack tudo funciona "automaticamente" através de um sistema mecânico, sem qualquer intervenção do condutor. Faz lembrar quase a forma como funciona o viscoso no diferencial central do Range Rover Classic.

Last edited:
Ou seja por ex naquelas situações de cruzamentos de eixos em que uma das rodas fica no ar, o sistema impede a roda que fica no ar de começar a patinar e distribui a potência por elas?

Melhor que uma explicação por escrito, tens um vídeo do meu jimny só com ARB atrás na altura, e um amigo sem bloqueios.

um dif lock faz toda a diferença no cruzamento de eixos sem dúvida, mas se juntar a isso um sistema tipo Crawl Control ( Toyota ) então é um espetáculo.

no meu Land Cruiser V8 ( modelo 2014 ) tenho o crawl control e aquilo é brutal para leigos, já no meu antigo HDJ 100 tinha o lsd no eixo traseiro e já fazia boas coisas em tt.

Já agora esses bloqueios são fác€is de instalar e é possível em qualquer 4*4? É que eu até gostava de trocar o panda cross por um suv mais espaçoso e capaz de ir a uns sítios com alguns desníveis na aldeia dos meus avôs. Mas pelo que estive a maioria dos suas modernos, qualquer cruzamento de eixos os faz parar... ainda à dias estive a ver no youtube e todos os que estavam em teste paravam ao cruzar os eixos...

Já agora esses bloqueios são fác€is de instalar e é possível em qualquer 4*4? É que eu até gostava de trocar o panda cross por um suv mais espaçoso e capaz de ir a uns sítios com alguns desníveis na aldeia dos meus avôs. Mas pelo que estive a maioria dos suas modernos, qualquer cruzamento de eixos os faz parar... ainda à dias estive a ver no youtube e todos os que estavam em teste paravam ao cruzar os eixos...

Os bloqueios ARB custam em média 1000€, incluindo o necessário compressor de ar, mas só existem para jipes a sério, não há para suvs...[;)]

ARB é essencial para os entusiastas ... é coisa que não dispenso nos meus TT's.

Não gosto dos Detroit ... já meti e arrependi-me logo, prefiro pagar mais ... e meter logo ARB ... ainda por cima consigo bons preços.

Não é fácil de instalar e tem de ser por alguém que tenha conhecimento na matéria. Não é nenhum XDS ou porra que o valha eletrónica. É uma coisa mecânica que obriga a desmanchar o diferencial todo e retirar o miolo original para meter o miolo ARB onde só se aproveita a coroa. Os semi eixos têm de sair ligeiramente para efetuarem o encaixe, instalação elétricas, instalação pneumática é uma máquina dentro de outra máquina basicamente. além disso não se dá muito bem com veículos que têm controlos de tração e coisas do género e se o tiverem e seja possível colocar também a centralina de tração do jipe tem de ser reprogramada. Não tenho conhecimento de nenhum bloqueio mecânico aftermarket que possa ser aplicado a nenhum suv dos atuais.

Back