Arguidos do caso de Entre-os-rios ilibados

citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

Convém relembrar que ouve, quase de imediato, uma demissão politica do ministro Jorge Coelho, penso que ele disse na altura:

-"a culpa não pode morrer solteira"

De louvar sem dúvida, pois não é normal em Portugal responsáveis politicos assumirem responsabilidades desta forma.

Sim, mas o porco do C4 disso não se lembra...

Além disso, se era para julgar ministros, tinhamos muitos para julgar ao longo de 15 anos..

Sinceramente, neste assunto, concordo com o Nephilim. Acima de tudo, foi um acidente. É certo que havia problemas identificados e era um caso de risco, como aliás, havia milhares em Portugal que foram investigados e resolvidos após este acidente.. Mas o facto de estar em risco não significa queda eminente.. Até porque como todos sabemos, por exemplo a Torre de Piza está em risco há uns seculos..

Acho que se alguém soubesse que aquela ponte iria cair em 2, 3 ou 4 anos, nunca arriscaria a mante-la aberta..

É preciso ver que estamos num pais com recursos limitados, em que há muitas situações que precisam de intervenção, há muitas concessões que é preciso fazer, decisões que se adiam, e nem tudo é previsivel.. As cheias que houve naquele ano, por exemplo..

Depois do acidente é facil vir para a TV, como faz constantemente o presidente da camara de Castelo de Paiva, exigir que rolem cabeças.. Mas gostaria de saber o que faria ele se pusessem por exemplo nas mãos dele a decisão de proibir a extracção de areias um ano antes do acidente.. Gostaria de saber se ele teria o comportamto que agora exige aos outros, de prever o futuro, ou se faria o que os outros fazem, tomaria uma decisão, convencido que era a melhor escolha, sem saber que um ano depois isso teria consequencias trágicas.

Mas de qualquer forma isto é apenas a opinião de quem viu o processo à distancia.. Sem conhecer os detalhes posso estar a dizer alguma bacorada..

citação:Originalmente colocada por Nephilim
...os familiares das vitimas que se dem por satisfeitos pk já amealharam 10mil contos por cada morte...

Temos de ver as coisas como se tivesse acontecido a nós!

Por exemplo:
Os teus pais iam naquele autocarro...
O teu irmão ia num dos carros...

Irias querer justiça....não o dinheiro.

eu vejo isso como um acidente...já perdi um tio e ele morreu sem ter culpa num acidente...alguem pode ter tido culpa mas foi um acidente.

neste caso a culpa é de mta gente ao ponto de não ser de ninguem em concreto logo os familiares recebem a indeminização e nada irá alem disso.

isto é o que se passa e passou neste caso.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por Nephilim

os familiares das vitimas que se dem por satisfeitos pk já amealharam 10mil contos por cada morte coisa muito rara de acontecer aos outros familiares das vitimas mortos em desastres.:)
Esta foi muito mázinha...

Eu sei que tens ligações ao sub-mundo e coisa e tal, mas tens que ter calma nas tuas afirmações.

Se eu te desse 10,000 contos tu liquidavas-te? [8D]

mazinha pk? isso foi o que disse o ministro na altura 10mil contos por cada morte pk era +/- o valor de um carro de luxo:)

Nephilim, não sei o que é que se passa contigo, mas tu nos últimos tempos andas com umas tiradas muito, mas mesmo muito infelizes....

O dinheiro conta num caso destes ?!? Não conta nada!!!

Convém relembrar que ouve, quase de imediato, uma demissão politica do ministro Jorge Coelho, penso que ele disse na altura:

De louvar sem dúvida, pois não é normal em Portugal responsáveis politicos assumirem responsabilidades desta forma.

Em relação ao processo em si:
- Caiu uma ponte... e não há culpados [8]

E por dizer isso assumiu as responsabilidades?? [}:)] ta boa..

citação:Originalmente colocada por mundano

Sim, mas o porco do C4 disso não se lembra...

Espero que te tenhas enganado..é que eu nao te insultei nao sei se tas a ver..
Se para ti foi um acidente ok..parece que neste país tudo é um acidente quando acontece alguma coisa..
E sim havia muitos politicos para julgar..

Convém relembrar que ouve, quase de imediato, uma demissão politica do ministro Jorge Coelho(...)
Já que a incúria e o desgoverno deixaram as coisas chegar a esse ponto, nem ele tinha outra opção.

Mas será que o facto de ele se demitir atenua ou acaba com a responsabilidade dele neste caso?

Cores politicas a parte, a decisão de se fazer outra ponte era do ministro e foi dele a decisão de ignorar os relatórios dos técnicos e ainda que possa ter sido mal assessorado é dele a obrigação (e responsabilidade) de escolher os melhores assessores e não os boys do partido do costume.

citação:Originalmente colocada por C4

Se para ti foi um acidente ok..parece que neste país tudo é um acidente quando acontece alguma coisa..

Não me enganei.. Simplesmente falei nos termos que tu entedes e usas..

Esta porra de quando não nos agrada as opiniões dos outros começar o insulto tem de acabar.

Este é o 1º aviso.

Na proxima vai PM para um mod.

citação:Originalmente colocada por mundano

Não me enganei.. Simplesmente falei nos termos que tu entedes e usas..

Nao entendi entao..ou és familiar do jorge coelho ou entao o teu nivel é esse...

Não pá.. Se fores ver todos os meus posts vais reparar que nunca uso essa linguagem para ninguém, nem dos presentes, nem dos ausentes e olha que eu se calhar detesto mais alguns gajos da nossa vida publica, do que tu o Jorge Coelho.. Com uma excepção.. Que é quando vejo intervenções de má educação como a tua.. Gosto de usar os mesmos termos em quem os usa..

Até porque presumo que se usas esse tipo de linguagem nos outros, não terás qualquer problema que seja usada em ti, certo?

Já não é a 1ª vez que o faço, e gosto de ver as reacções, alguns parecem umas virgens despeitadas, outros até entendem..

Não se trata de concordar ou não com o que disseste..

Já agora, é engraçado que digas que o meu nivel é esse, quando és tu que usas esse tipo de adjectivação..

Enfim.. Siga a conversa que isto já é muito offtopic..

citação:Originalmente colocada por Avant

Muito mais pessoas morreram no traçado criminoso da antiga IP5, e nunca vi nenhum processo em tribunal. Qual era a diferença aqui, terem morrido todos ao mesmo tempo?

comentário mais desajustado [xx(]

No problemo..é uma opiniao..se achas isso de mim nao tenho que tar a discutir..nao tiro o que disse acerca dele..e devo saber mais sobre ele do que tu sobre mim..e dizes que nunca usas esta linguagem e depois dizes que ja nao é a 1ª vez que o fazes para ver as reacçoes..ok..siga a discussao..

citação:Originalmente colocada por pink_star

Muito mais pessoas morreram no traçado criminoso da antiga IP5, e nunca vi nenhum processo em tribunal. Qual era a diferença aqui, terem morrido todos ao mesmo tempo?

Olha que não é assim tão desajustado quanto isso..

Se reparares todos os dias são tomadas decisões que potencialmente vão causar mortes. Por exemplo, a tecnologia actual permite fazer carros e estradas que teriam risco zero.. Ninguém teria acidentes e ninguém morreria..

Isso não é feito porque? Porque simplesmente não há recursos para o fazer em larga escala.. Isto parece frio demais, mas a verdade é que todos os dias há decisões que se põe um preço à vida e se avalia se vale a pena avançar ou não com algum coisa..

Os homems que estavam encarregues daquela ponte provavelmente teriam até conhecimento dos riscos, assim como deveriam ter conhecimento dos riscos de mais umas dezenas de pontes.. Provavelmente estabeleceram prioridades, mas pelos vistos a coisa não correu propriamente bem.. Ou se calhar, até foi decidido intervir noutra ponte onde poderia acontecer uma catastrofe ainda maior do que naquela.. Nunca saberemos...

Por isso, a responsabilidade deles, acaba por ser a mesma que tiveram os que em determinada altura, acharam que não havendo recursos para fazer uma Auto estrada, mesmo assim seria melhor fazer uma estrada perigosa como era o IP3, do que não fazer nada.. E pelos vistos as pessoas concordaram com a decisão, porque mesmo sendo perigosa, iam por lá e não pela nacional..

Acho que num caso como este, mais importante do que estar a pedir sangue e exigir que rolem cabeças, seria fazer um verdadeiro inquerito para saber o que correu mal na avaliação do estado da ponte e na avaliação dos riscos e com base nisso definir melhores procedimentos para o futuro, de forma a evitar que volte a acontecer algo do genero.

No problemo..é uma opiniao..se achas isso de mim nao tenho que tar a discutir..nao tiro o que disse acerca dele..e devo saber mais sobre ele do que tu sobre mim..e dizes que nunca usas esta linguagem e depois dizes que ja nao é a 1ª vez que o fazes para ver as reacçoes..ok..siga a discussao..

Se não entendes eu volto a explicar.. Eu nãoacho que sejas porco.. aliás, nem te conheço de lado nenhum Só há bocado reparei que existes, que motivo teria para achar isso?

Simplesmente, é engraçado quando se ve pessoal a falar como tu falaste, aplicar neles proprios os termos que eles usam..

citação:Originalmente colocada por pink_star

desculpem a confusao, fui eu que postei, NAO FOI A pink_star (como moramos juntos ás vezes esquecemos de fazer logout

acho que foi um comentário muito desajustado, unica e exclusivamente pq são situações que não se comparam!!

Voltar
Superior