As consequencias das Repros

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

citação:Originalmente colocada por emarques

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Não confundir repros com chips e box(es) ;)

citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

O titulo do topico tá mal ...

Uma REPRO nao é um CHIP , sao coisas bem diferentes.
x3

(...)

CHIP e REPRO é IGUAL

A repro tem a difrença</u> de nao ser preciso abrir a centralina para mudar o chip , ele é directamente modificado(flashado) mas a informaçao modificada é a mesma.

Box é que engana os valores...

(...)

Consegues afirmar uma coisa e o seu contrário em apenas 10 palavras ;)

Está descansado, sei perfeitamente as diferenças (sim, porque como tu mesmo dizes, há diferenças) entre esses 3 tipos de intervenções... ou não tivesse disso em casa ;)

Vou contar a minha experiência.
Há dez anos, alterei a pressão do turbo e coloquei a bomba injectora a debitar mais gasóleo no meu astra TD com motor Izuzu.
Fui á Bosh medir a potência e o carro, em vez dos 86cv, passou a debitar 106 cavalos ás rodas.
Vendi-o com perto de 100 mil Km e o único problema que tinha era fazer mais fumo do que anteriormente.
Cuidados especias que tinha era mudanças de óleo e filtros na hora e utilizava óleos considerados bons.
No carro actual tenho uma Box adicional ( DIGI-CR )que, segundo o fabricante optimiza o funcionamento da bomba injectora.
Foi aconselhada por um mecânico reputado e que também tem uma colocada no seu carro; mantenho a garantia do carro.
Fui ao Banco de potência MAHA da Autoperformance e o motor, em vez dos 109cv de origem, debitou 140cvs e 265Nm de binário.
Os consumos são na ordem dos 5.4-5.6 com percursos de 80% de AE a 120-140 e 20% de cidade.
Esta é a minha experiência !

x3

(...)

CHIP e REPRO é IGUAL

A repro tem a difrença</u> de nao ser preciso abrir a centralina para mudar o chip , ele é directamente modificado(flashado) mas a informaçao modificada é a mesma.

(...)

Está descansado, sei perfeitamente as diferenças (sim, porque como tu mesmo dizes, há diferenças) entre esses 3 tipos de intervenções... ou não tivesse disso em casa ;)

LOL , lendo assim realmente n tem logica , mas o que eu quis dizer é que para o motor é igual chip ou repro ;)

E tb tenho em casa nao so nos carros bem cmo na secretaria pousados [:p]

Cumps

citação:Originalmente colocada por mtmais

citação:Originalmente colocada por Pedrocas

É o que dá esses xunings quererem ter mais cavalos caidos do céu... Se um motor vem de fábrica preparado para X cavalos e X binário, é claro que se os aumentas disparatadamente sem alterar todos os outros componentes do motor, este se vai ressentir mais cedo ou mais tarde...

E não percebo porque é que alguém há-de querer um carro com mais de 100 cavalos num país em que o combustivel está pela hora da morte e onde os limites de velocidade estão legalmente definidos e há coimas para quem os ultrapassa...

Qual é a pica de andar com um carro de 200 ou 300 cavalos se só podes andar a 50km/h nas cidades e 120km/h nas auto-estradas? Até eu com a minha Ducato de 84 cavalos faço essas velocidades sem problemas...

es tao esperto,deves ser melhor q os outros...o pessoal do tuning n é pior q os outros q tem na mania de q so o deles é bom.
mt pessoal usa chips de potencia ,na maioria jovens como e obvio..
agora meter isso pro tuning,e se metem q tens tu a ver com isso ja agora?? calado ficavas melhor

Humm...será mesmo que o aumento de performance do carro através de repro/chip não tem nada a ver com tunig?[:0] E eu a pensar que tuning tinha mesmo a ver com a melhoria do carro (tirando a visual).[:p]

x3

(...)

CHIP e REPRO é IGUAL

(...)

LOL , lendo assim realmente n tem logica , mas o que eu quis dizer é que para o motor é igual chip ou repro ;)

E tb tenho em casa nao so nos carros bem cmo na secretaria pousados [:p]

Cumps

Assim está melhor ;)
Basicamente pode-se dizer que os efeitos operacionais são os mesmos, apesar da natureza diferente das intervenções [:p]

como as proprias marcas fazem repros e dao garantia??? sera q e tudo igual??

conheço muitos com chips e repros e nunca vi nenhum com problemas,alias o meu teve dos 30 aos 100mil e so tirei pk o chip deu o berro ..
claro q bem n faz mas tb deve depender da potencia q lhes é dada a mais..

x3

Eu nem ia responder aos post pq é tudo tao estupido k ate xateia!

CHIP e REPRO é IGUAL

A repro tem a difrença de nao ser preciso abrir a centralina para mudar o chip , ele é directamente modificado(flashado) mas a informaçao modificada é a mesma.

E nem sei pq vim aqui responder... [:o)]

Cumps

Nao achas no minimo Ironico quando dizes que Chip E repro sao iguais e depois das precisamente as diferenças entre chip e repro ?? lol ... há pessoal que anda a nanar ...

Só nao haver uma intervençao fisica no carro é uma diferença muito grande !

É ironico , mas nos estamos a falar das conseguencias mecanicas das mesmas... e nisso sao IGUAIS!

É cmo antigamente k para actualizar a BIOS do pc tinha de se mudar a EPROM e hj e dia é so flashar a mesma cm a actualizaçao... a finalidade é a mesma logo sao iguais.

Cumps

citação:Originalmente colocada por Paulo Alexandre

citação:Originalmente colocada por devil_boy

O carro tem repro e a embriagem ja ta a começar a ir mas isso eu ja sabia que iria acontecer mais cedo ou mais tarde..tb acredito k a minha conduçao a tenha levado a desgastar-se mais rapidamente.

Tb conheco kem tenha um carro igual ao meu e todo stock e tb ja teve de levar embriagem..p isso..

Já agora, isso está a acontecer com quantos km?

90mil;)

Vejam esta, que é verdade, não é só publicidade.

Um tio meu comprou há coisa de 3 anos um Audi 6 2.5 tdi de 150 cv. Uns meses depois a marca lançou uma versão de 180 cv e ele pensou "bom, se afinal o carro aguenta 180 cv, posso-lhe pôr um chip". E lá chipou o carro para 180... Pois é, só que o chip não geria bem a distribuição de binário... ao fim de 1 ano BUUUM caixa partida.

citação:Originalmente colocada por whereagles

Um tio meu comprou há coisa de 3 anos um Audi 6 2.5 tdi de 150 cv. Uns meses depois a marca lançou uma versão de 180 cv e ele pensou "bom, se afinal o carro aguenta 180 cv, posso-lhe pôr um chip". E lá chipou o carro para 180... Pois é, só que o chip não geria bem a distribuição de binário... ao fim de 1 ano BUUUM caixa partida.

...pois é que a partir de um certo binário ou caixas reforçadas ou caixas autométicas! Fazem repros e esquecem-se da restante mecânica!

citação:Originalmente colocada por whereagles

[:I][:I][:I] [8)][8)][8)][8)]

Em todo o lado há bons e maus profissionais...

As caixas dexes 2.5TDI ja partiam de origem... logo com repro n é novidade.

No meu caso tenho mais 120nm de força no motor e 41cv e a modificaçao so foi feita aos 260mil kms.... ja passou os 300mil e tudo ok , nem a embraiagem se keixou ainda(de origem) pois a repro n entrega o binario cedo de mais nem repentinamente (comum em maior parte das repros).

Ha carros que de origem ja é problemas atras de problemas , cm uma "ajuda" destas é smp a "facturar" hehe

Cumps

Se me perguntarem qual o melhor em relaçao poluiçao/fiabilidade/potencia sem duvida que n vale a pena mecher.

Então porquê fazer algo como isto?!

Esta parte é que nunca compreendi.

Tal como o porquê de alguém comprar um carro e na semana seguinte fazer uma repro? Já está descontente, mas não estava quando o comprou?!

Quanto ao artigo, apenas li o que aqui foi colocado, e apesar de não esclarecerem muita, mesmo muita coisa, não me parece que seja tão descabido assim.

A da potência medida é de facto estranho ter acertado em cheio nos 140cvs. de origem. Mas é possível...se a marca anuncia esses a maioria dos carros deve tê-la.

É claro que alguns terão 139, outros 138, outros 143...ou mais um pouco ou menos um pouco!

Agora a ideia de "ah e tal mas os TDIs têm sempre muito mais potência que o anunciado...os 140cvs. têm 150cvs." só posso responder com [}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Nightlord: Ja falamos disto entre nos varias vezes e sabes perfeitamente a minha possiçao.
Muita gente nem 200mil kms vai fazer no carro , logo uma repro n vai estragar o material em 200mil kms.
Depois ha mtos tipo de maneiras de pensar... ha ate quem altere o carro so pq o do vizinho tem mais 20cv e ele n ker ficar atras LOL Por isso tudo é possivel.

Cumps

Nightlord: Ja falamos disto entre nos varias vezes e sabes perfeitamente a minha possiçao.
Muita gente nem 200mil kms vai fazer no carro , logo uma repro n vai estragar o material em 200mil kms.
Depois ha mtos tipo de maneiras de pensar... ha ate quem altere o carro so pq o do vizinho tem mais 20cv e ele n ker ficar atras LOL Por isso tudo é possivel.

Cumps

Eu sei que já falamos e entendo a tua posição. Tal como concordo na sua grande maioria com o teu texto.

E gostei de facto dessa conclusão que tu colocas e que eu retirei. Só mostra às vezes o que eu tento dizer, que é se não compensa...porque o fazer?

Eu sei porque muitos o fazem! Não digo que sejas tu, até porque como já falámos e tu dizes não fizeste logo, fizeste com alguns objectivos em mente e tal...

Mas muitos há que é só para mostrar as folhinhas do teste em banco, e isso só me leva a [}:)]

Depois ainda vêm dizer "ah e tal como tem repro não se pode abusar tanto e não posso levar ao limite"...e eu tenho logo de perguntar, então para que fizeste a repro?! Acabas por não usar as suas vantagens!

Sem querer personalizar nada disto ;)

Eu vejo mais isto das repros como o overclocking na informática.

Temos um carro de 130cv mas entretanto sai um de 150cv. Pensamos, fogo até gostava de ter o de 150cv mas vou gastar um dinheirão a trocar de carro, por isso, vamos lá fazer um "overclocking" ao carro, que sempre sai mais barato.

Claro que fazendo alterações destas todos sabemos os riscos...

citação:Originalmente colocada por mcabral

Eu vejo mais isto das repros como o overclocking na informática.

Temos um carro de 130cv mas entretanto sai um de 150cv. Pensamos, fogo até gostava de ter o de 150cv mas vou gastar um dinheirão a trocar de carro, por isso, vamos lá fazer um "overclocking" ao carro, que sempre sai mais barato.

Claro que fazendo alterações destas todos sabemos os riscos...

Me too...até porque trabalho nela e sempre a vivi de perto

Quando era jovem inconsciente (agora já perdi o jovem...sou só inconsciente [}:)]) também me meti nessas ideas tristes de overclocking que de pouco me traziam.

Ou por outra eram bons para mostrar ao vizinho nos testes de benchmark -> tão a ver a semelhança [}:)]

Agora o que me importa é a estabilidade da máquina, a fiabilidade que trabalha 24x7 sem crashes nem chatices seja porque lá for. O importante é que funcione sempre.

O poder é simplesmente o suficiente. Se precisar de mais compro. Ideias de overclocking não entram aqui mais.

Voltar
Superior