As mulheres e os agradecimentos na estrada

Quanto aos sinais de luzes, tenho um truque que até agora tem resultado. Quando é para ceder passagem, dou 2 sinais de luzes rápidos. Dando só uma "flashada" pode dar a entender o avisar de alguma situação de perigo ou para verem que estamos ali. Dando duas flashadas, já se entende como dar passagem.

Por acaso aos peões nunca dou sinal de luzes. Ouvi isto numa daquelas crónicas que o António Macedo dava no TvTurbo sobre condução defensiva, em que o dar sinal de luzes a um peão pode induzir neste excesso de confiança. E é verdade: quando paro nas passadeiras, nunca sei quando vem lá atrás algum maluco que não sabe travar, e colhe o desgraçado que está a atravessar. Não dando sinal de luzes, o peão vai sempre à coca de perigo, porque infeliz e geralmente o condutor português prima pela falta de civismo e segurança rodoviária.

Quanto aos agradecimentos das mulheres, é facto que muito poucas o fazem. Diz-se que é porque os homens estão sempre a refilar com elas. Ora então vejamos: quantas mulheres se vêem por aí de telemóvel em punho? Quantas se tentam forçar a entrada nas filas? Quantas encostam onde querem, encravando o trânsito todo? (Entre outros exemplos sobejamente conhecidos) Bastantes. E isto não uma nem duas vezes; inúmeras vezes. Óbvio que chega a uma altura que um gajo se passa da carola com tanta asneirada e manda-se ao ar.

Não estou aqui a defender nenhum lado, apenas estou a dizer: quem quer ser respeitado, deve respeitar. Não custa nada e fica bem a todos. Não sou nenhum santo, apesar de o ter no nome, mas tenho a humildade de pedir desculpa quando faço asneira que poderia ter dado bota.

Eu no meu caso facilito sempre a autocarros e os motoristas agradecem. Curiosamente a minha namorada tambem comenta comigo que as mulheres são muito egoistas ao volante e querem a estrada toda só para elas. A situação mais parva é numa autoestrada com 3 faixas elas costumarem ir na faixa do meio devagarinho :sh)

De facto essa situação é chata. Mas andam tantos monos nas cidades que por vezes quem vem atrás não percebe que o que está à frente está a abrandar por causa de uma passadeira!

Por acaso aos peões nunca dou sinal de luzes. Ouvi isto numa daquelas crónicas que o António Macedo dava no TvTurbo sobre condução defensiva, em que o dar sinal de luzes a um peão pode induzir neste excesso de confiança. E é verdade: quando paro nas passadeiras, nunca sei quando vem lá atrás algum maluco que não sabe travar, e colhe o desgraçado que está a atravessar. Não dando sinal de luzes, o peão vai sempre à coca de perigo, porque infeliz e geralmente o condutor português prima pela falta de civismo e segurança rodoviária.

Eu facilito sempre que me parece que contribuo para que o transito flua. Noto que nos ultimos anos existe mais civismo no transito e regra geral as pessoas agradecem as atenções. Existem excepções para tudo mas também me parece que existem mais homens mostrando o seu agradecimento que mulheres. Atribuo isso ao facto de as achar mais "concentradas" no que vão a fazer ou a pensar :).

Eu facilito sempre que me parece que contribuo para que o transito flua. Noto que nos ultimos anos existe mais civismo no transito e regra geral as pessoas agradecem as atenções. Existem excepções para tudo mas também me parece que existem mais homens mostrando o seu agradecimento que mulheres. Atribuo isso ao facto de as achar mais "concentradas" no que vão a fazer ou a pensar :).

Por onde é que andas a conduzir???

Eu agradeço sempre. O meu gesto de agradecimento é tipificamente efectuado com a mão esquerda para que o condutor veja pelo meu espelho retrovisor do meu lado (e não pelo central). Por acaso já dei por mim a pensar, será que muitos destes agradecimentos não passaram despercebidos? Mas é que me dá muito mais jeito agradecer desta forma em vez de o fazer com a mão direita...

Por outro lado em relação a dar ou não dar abébias. Há uma uma siutação na qual eu nunca dou passagem: quando o condutor que quer entrar coloca parte da frente da viatura na via.

Fico mesmo f....lixado quando numa situação de fila há condutores que não cumprem a lei não escrita que defende que deve entrar um de cada vez para que o trânsito flua da melhor forma possível.

Não deixa de ser curioso que uma ex-namorada minha, que era GNR (foi ela que me passou a única multa grave que tive na vida - foi assim que a conheci, num auto-stop) dizia, com conhecimento de causa, que as mulheres eram piores condutoras que os homens (já para não falar na atitude).

Não tanto a nível de se envolver em acidentes mas a nível de *causar acidentes* (por exemplo, manobras perigosas que obrigavam os outros a desviarem-se e a despistarem-se ou a acabar por bater noutro que não tinha culpa nenhuma), continuando depois na sua vidinha como se nada tivessem a ver com aquilo.

Quanto à minha ex-GNR, caso estejam curiosos, paguei a multa na mesma. A GNR lixou-me, mas em contra-partida passei um ano e meio a 'lixar' a GNR. ;)

Eu noto que agora com a chuva as mulheres andam ainda mais alheias ao resto do transito do que os homens.
Os homens que conheço/vejo normalmente conduzem mais devagar até porque costumam ter maior amor ao carro. Ás mulheres vejo-as a abrir por estradas saturadas de água.

Mas voltando ao tópico, nos últimos dias tenho facilitado mais a entrada de outras pessoas na estrada até porque vou mais de vagar e continuo a ver uma maior % de agradecimentos de homens que de mulheres...

Também tenho reparado nisso... A maior parte dos homens agradece enquanto que as mulheres não.

No outro dia deixei entrar uma, e ainda me fez uma cara como se tivesse sido quase uma obrigação te-la deixado entrar.

É precisamente o que eu penso. Quando me cedem passagem levanto sempre a mão a agradecer, já as gajas nem sequer olham para nós, quanto mais levantar a mão.

Já 4 piscas só os acendo para notificar o carro de trás que tenho de fazer uma travagem não planeada por qualquer motivo (por exemplo, quando vou numa via rápida e à frente aparece uma fila de carros derivada de um acidente)

Eu noto que agora com a chuva as mulheres andam ainda mais alheias ao resto do transito do que os homens.
Os homens que conheço/vejo normalmente conduzem mais devagar até porque costumam ter maior amor ao carro. Ás mulheres vejo-as a abrir por estradas saturadas de água.

Isso é porque muitas mulheres não têm a capacidade de adaptar a sua condução ao estado do tempo e da via, e guiam-se somente pelo que aprenderam na escola de condução. Se o limite é 120, vão a 120, seja a chover, com sol, com nevoeiro... ou então coisas como ir numa recta deserta onde não vem ninguém, mas se a recta tem limite de 50, é a 50 que vão e nem mais um km/h.

Last edited:
Deve ser por causa disso, a mim até já me atiraram beijos!

Uma vez ao fazer uma curva sem visibilidade apareceu-me uma fulana de frente em contra-mão. Travei a fundo e apitei, ela desviou-se e mandou-me beijos :sh)

Hoje, uma deu-me sinal de paz, ou sabia que eu era motociclista, loolll, a gaja entra a papo seco (ela com o sinal stop), apito e tive de travar bem e desviar-me e a rapariga, da-me sinal de V, nao tive direito a beijos.

malta dos audi cheira o cu a toda a gente a menos que seja um audi mais recente. nesse caso baixam a pala do boné, metem o radio no mute e tentam passar despercebidos.

olha que não, olha que não... eu já vi um gajo com um 1.9 tdi dos primeiros a querer picar-se com um 2.5 tdi com bem menos anos. [:D]

Hoje duas mulheres agradeceram-me... Mas não foi por lhes ter cedido a passagem[:D]

loolll

Ja tive umas engraçadas, nos meus tempos de jovem 16/17 anos(adolescente), uma ocasiao, em tempos de praia, apanhamos muito transito, apostei com uns amigos que ia dali a casa a boleia de umas femeas, escolhi o alvo e sai do carro e dirigi-me a elas (eram duas), contando a aposta e acederam-me a dar boleia, pelo caminho ia ganhando vergonha, loolll, nunca imaginei que a conversa fosse chegar ao ponto que cheguei, pelo menos no 1º encontro, que eu nao podia com as duas, se e que me entendem, agora nao teria a coragem de tal ousadia e se tivesse, certamente chamavam a policia, loolll.

Outros tempos, a idade da inocencia e uma bençao.

Eu cá sou um simpático a conduzir: Agradeço sempre, com 4 piscas ou com a mão, cedo muitas vezes a passagem, quando faço borrada peço desculpa, etc...
Mas também sou dos primeiros a ir à buzina quando vejo algo que não me agrade! Também não gosto quando não me agradecem, não faço essa distinção entre homem ou mulher, pois a maioria dos que não agradecem são homens, pelo menos no meu caso.

É precisamente o que eu penso. Quando me cedem passagem levanto sempre a mão a agradecer, já as gajas nem sequer olham para nós, quanto mais levantar a mão.

Já 4 piscas só os acendo para notificar o carro de trás que tenho de fazer uma travagem não planeada por qualquer motivo (por exemplo, quando vou numa via rápida e à frente aparece uma fila de carros derivada de um acidente)

Isso é porque muitas mulheres não têm a capacidade de adaptar a sua condução ao estado do tempo e da via, e guiam-se somente pelo que aprenderam na escola de condução. Se o limite é 120, vão a 120, seja a chover, com sol, com nevoeiro... ou então coisas como ir numa recta deserta onde não vem ninguém, mas se a recta tem limite de 50, é a 50 que vão e nem mais um km/h.
Na primeira parte concordo em absoluto contigo. Um homem (regra geral claro, existem excepções de ambos os lados) pode aproveitar os dias de sol para ir a 140/150 por exemplo, e em dias em que chove a potes vai a 90/100 e não passa dai. Já as mulheres nesse aspecto são como os burros com umas palas à frente dos olhos [:D]. Pode estar um dia perfeito, ou estar no meio de uma tempestade imensa que vão sempre a 120 "porque é o código, foi o que me ensinaram na escola de condução"

Agora com a ultima parte, eu que sou homem naquelas localidades em que existem 2 ou 3 casas afastadas da estrada, também vou sempre entre os 50 e 60 só para ir em 5ª. Se tens o azar de estar lá alguém com um radar :sh). Por isso é que eu prefiro a AE, sempre posso ir mais descansado nesse aspecto.

A partir do momento em que acelero um pouco mais (nessas nacionais normalmente vou até aos 70-80, com peões e casas por perto menos) tenho de estar sempre ciente que me sujeito a apanhar com um radar e pagar multa.

Mas não te fies muito nas AE's, por exemplo na A25 o prato do dia é meterem radares nas zonas onde o limite cai para 80-90, e se te distrais e passas na mesma a 120, é logo CO grave no cadastro.

Last edited:
Back