ASAE afinal pode não estar plenamente legal

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_Rasec
  • Data de início Data de início
os copos era lavados com agua...aparentemente estavam limpos...será que a ASEA levou os copos a um laboratório para ver se estavam mal lavados?[:blush:]

Não sei se levou, mas acredito que haja muitas análises feitas a pedido da ASAE.[;)]

De uma vez por todas, tem que se ter consciência dos perigos existente na restauração e similares.

A maioria não cumpre as regras de higiene e limpeza, nem tem planos de auto-controlo ou HACCP.... Não pode continuar assim.

Lá porque dantes era normal as coisas funcionarem assim, não quer dizer que fossem correctas.

Um restaurante em condições, e preocupado com a segurança alimentar, até manda, periódicamente, analisar alguns dos seus pratos num laboratório, para ver se está tudo OK.

Depois há o mínimo: ter mapas de registo de temperaturas dos frigoríficos, para ver se há variações, avarias, etc..
Tudo deve estar bem identificado, e com a data de confecção, deve haver um plano de limpeza no qual constem as tarefas, os produtos a ser usados, e como devem ser...

Enfim, há imensas coisas que deveriam ser feitas e não são...

Nos restaurantes comuns, os funcionários cheiram a comida, para ver se está em condições[8b] [8b] É triste, muito triste... A comida pode nem cheirar mal, e já não estar em condições...

Eu digo, muito sinceramente, que tenho receio de comer fora, em alguns sítios, por medo de ser vítima de uma intoxicação alimentar... E é um risco real, sei bem do que falo[;)]

As pessoas confiam num restaurante, pelo seu aspecto, ou pelo sabor da comida, pela simpatia, etc... mas o pior é "lá atrás"...

É como aquelas saladas embaladas que se vendem hoje em dia. Aqueles pacotes bonitos de alface, ou de mistura de alfaces, com bom aspecto[br:)]

São lavadas, mas algumas não são desinfectadas, e mesmo dentro do prazo apresentam microorganismos...

O que é giro é que muitos que aqui defendem a "Ginja" eram os mesmos que iam estar a atirar pedras se vissem algo do género.

"10 pessoas morrem devido a ingestão de um líquido perigoso guardado numa garrafa de ginjinha! "

Ai já vinham todos queixarem-se que não havia inspecções...

O que mete dó aqui, é a leviandade com que se "destroi", a falta de amor proprio, a baixa estima, o desapego que existe pelas tradiçoes, pela historia,........que existe neste País, e a maioria deste milhoes de seres aplaude (!!!) [s)] [s)] [s)]

è pena que aqueles que aplaudem esta procura desenfreada por tudo o que é "asseptico, incolor e salobre", nao viagem por outros paises, para verem como se preserva nas grandes cidades europeias, os ex-libris, simbolos, e historicos "tascos" e tavernas. :( :(

O que mete dó aqui, é a leviandade com que se "destroi", a falta de amor proprio, a baixa estima, o desapego que existe pelas tradiçoes, pela historia,........que existe neste País, e a maioria deste milhoes de seres aplaude (!!!) [s)] [s)] [s)]

è pena que aqueles que aplaudem esta procura desenfreada por tudo o que é "asseptico, incolor e salobre", nao viagem por outros paises, para verem como se preserva nas grandes cidades europeias, os ex-libris, simbolos, e historicos "tascos" e tavernas. :( :(

mas é isso que se pretende obter.
No outros paíse preserva-se isso tudo COM HIGIENE E LIMPEZA!!!

ou será que a Ginjinha já nao seria típica se fosse servida num ambiente mais cuidado?

as pessoas confundem sempre os conceitos... o importante é criticar....

o que vale é que sao sempre os mesmos.

ou será que a Ginjinha já nao seria típica se fosse servida num ambiente mais cuidado?

É verdade e porque razão somente a Ginjinha , quando na mesma zona sem muito procurarem encontram mais ?
Basta caminhar na direcção do H. de S José.

É verdade, há uma razão de ser para a critica, os critérios dúbios que levam a determinadas fiscalizações, critérios, não a fiscalização.

E claro é bem verdade que são sempre os mesmos que não querem perceber ou interpretar convenientemente a razão da critica.

O artigo que eu coloquei era irónico, ia um pouco mais longe do que esta questão das condições de higiene, e abordava outras coisas que eu julgo que teria algum interesse discutir aqui.

Se as condições eram más, a ASAE fez bem. Mas dá-me a impressão que se começa a exagerar um pouco. A culpa não será da ASAE, esta exagera à sua maneira (exército de rambos, batalhão de jornalistas, presidente e outros altos quadros nas operações, etc,etc), a culpa poderá ser dos burocratas que na opinião de muitos começam a exagerar e a este ritmo ainda acabam por decidir quais os boxers que podemos usar e se pudemos ou não ter bigode.

Ainda há poucas semanas num jornal qualquer alguém se queixava que não podia ter colheres de pau na Sangria que servia na esplanada, que cá implicavam até com isso, mas que no resto da Europa sendo a legislação a mesma, ninguém chateava ninguém por causa disso, estavam-se a cag... para as directivas, incluindo autoridades. Aqui parece que a atitude é a do bom aluno, mesmo que aquilo que saia da UE seja um exagero.

Já aqui há alguns anos esteve para ser proibido os grelhados no carvão, cuja principal vítima seria o nosso frango de churrasco, mas os italianos chamaram malucos aos burocratas pois nem pensar em abdicar das pizzas em forno de lenha.

Não sei como ficou a história do peixe grelhado, mas acho que oficialmente é proibido um restaurante servir peixe fresco grelhado, parece que o tem que congelar primeiro....

Parece que a nova cruzada vai ser o sal, ou seja, podem começar a preparar a despedida ao delicioso presunto por exemplo, grande parte dos enchidos ou quem sabe, até ao bacalhão.

Parece-me que a este ritmo ainda acabaremos todos um dia a comer umas papas ultra-pasteurizadas, sem cor nem sabor, e com tanta dedicação asséptica o nosso corpo nem aprenderá a se defender e cairemos fulminados com o 1º virus ou bactéria mais ruim que encontrarmos.

O artigo que eu coloquei era irónico, ia um pouco mais longe do que esta questão das condições de higiene, e abordava outras coisas que eu julgo que teria algum interesse discutir aqui.

Se as condições eram más, a ASAE fez bem. Mas dá-me a impressão que se começa a exagerar um pouco. A culpa não será da ASAE, esta exagera à sua maneira (exército de rambos, batalhão de jornalistas, presidente e outros altos quadros nas operações, etc,etc), a culpa poderá ser dos burocratas que na opinião de muitos começam a exagerar e a este ritmo ainda acabam por decidir quais os boxers que podemos usar e se pudemos ou não ter bigode.

Ainda há poucas semanas num jornal qualquer alguém se queixava que não podia ter colheres de pau na Sangria que servia na esplanada, que cá implicavam até com isso, mas que no resto da Europa sendo a legislação a mesma, ninguém chateava ninguém por causa disso, estavam-se a cag... para as directivas, incluindo autoridades. Aqui parece que a atitude é a do bom aluno, mesmo que aquilo que saia da UE seja um exagero.

Já aqui há alguns anos esteve para ser proibido os grelhados no carvão, cuja principal vítima seria o nosso frango de churrasco, mas os italianos chamaram malucos aos burocratas pois nem pensar em abdicar das pizzas em forno de lenha.

Não sei como ficou a história do peixe grelhado, mas acho que oficialmente é proibido um restaurante servir peixe fresco grelhado, parece que o tem que congelar primeiro....

Parece que a nova cruzada vai ser o sal, ou seja, podem começar a preparar a despedida ao delicioso presunto por exemplo, grande parte dos enchidos ou quem sabe, até ao bacalhão.

Parece-me que a este ritmo ainda acabaremos todos um dia a comer umas papas ultra-pasteurizadas, sem cor nem sabor, e com tanta dedicação asséptica o nosso corpo nem aprenderá a se defender e cairemos fulminados com o 1º virus ou bactéria mais ruim que encontrarmos.
Tudo o que é utensílios de madeira há muito que estão banidos das cozinhas/serviços de restauração.

"Ataques de assépsia, pá!"

"Ataques de assépsia, pá!"

Não duvides, é a massificação o excesso de industrialização a sobrepopulação e outras acabadas em ão.

Lembra-me de um filme dos anos 50 com Charlton Heston em que a população mundial estava à beira do colapso. o único alimento era um concentrado verde os recursos alimentares estavam esgotados ou quase, a dita substância só se descobre o que era no final do filme...é que as pessoas misteriosamente desapareciam ou estavam fartas de viver e o final delas era muito simplesmente entrar na cadeia alimentar dos que estavam vivos.

Não duvides, é a massificação o excesso de industrialização a sobrepopulação e outras acabadas em ão.

Lembra-me de um filme dos anos 50 com Charlton Heston em que a população mundial estava à beira do colapso. o único alimento era um concentrado verde os recursos alimentares estavam esgotados ou quase, a dita substância só se descobre o que era no final do filme...é que as pessoas misteriosamente desapareciam ou estavam fartas de viver e o final delas era muito simplesmente entrar na cadeia alimentar dos que estavam vivos.

Eu lembro-me desse filme [;)]

É verdade e porque razão somente a Ginjinha , quando na mesma zona sem muito procurarem encontram mais ?
Basta caminhar na direcção do H. de S José.

É verdade, há uma razão de ser para a critica, os critérios dúbios que levam a determinadas fiscalizações, critérios, não a fiscalização.

E claro é bem verdade que são sempre os mesmos que não querem perceber ou interpretar convenientemente a razão da critica.

o bom e velho conceito português de se apanham um em infracçao entao está mal porque deviam ter apanhado todos!!! Ao mesmo tempo!!

Por isso é que nos revoltamos sempre quando nos apanham a 170 na AE porque sabemos que 5 minutos antes tinham passado 2 ou 3 a 200 e nós é que comemos com a multa.... e parece-nos injusto "porque os outros fazem pior!"

as coisas nao funcionam assim, é impossível apanhar toda a gente que está em infracçao ao mesmo tempo... portanto há que começar por algum lado...

Sou capaz de concordar que as acçoes da ASAE pecam por ser demasiado mediáticas, dando uma sensaçao de fanfarronice ou espectáculo desnecessário, mas penso que as acçoes deste orgao chamam tanto a atençao dos media porque sao novidade! Antes praticamente nao se tinha conhecimento destas acçoes, apesar de que todos sabiamos o que se passava nas feiras, nas tascas sem condiçoes sanitárias ou sem licença de funcionamento. desconfiávamos de muitos estabelecimentos que se notava que nao cumpriam n normas e todos diziamos: o problema é que nao há quem fiscalize isto.

Agora chateiam-se porque se fiscaliza.

Decidam-se de uma vez!

O que é giro é que muitos que aqui defendem a "Ginja" eram os mesmos que iam estar a atirar pedras se vissem algo do género.

"10 pessoas morrem devido a ingestão de um líquido perigoso guardado numa garrafa de ginjinha! "

Ai já vinham todos queixarem-se que não havia inspecções...

Já lá bebi ginja mtas vezes e era optima[br:)]

até parece que vendiam lá veneno...e mesmo que vendessem nao era a ASAE que controlava isso.

Já lá bebi ginja mtas vezes e era optima[br:)]

até parece que vendiam lá veneno...e mesmo que vendessem nao era a ASAE que controlava isso.
Não vendiam veneno, mas deviam ter líquidos de limpeza. E parece-me que não tens estado atento as noticias, a qauntidade de acidentes que já houve, por pessoal em cafés e restaurantes guarda líquidos de limpeza em garrafas de sumos e água...

Se a ginja é boa ou não não interessa para nada... Não entendo essa argumentação.

E aproveito e deixo aqui uma dúvida.

Há a casa da Ginjinhas!

Eu por exemplo o meu avô deixou-me uma receita de ginjinha e uma quinta onde produzo tudo.
Quero abrir uma loja (café, bar, nem sei o que lhe chamar) para vender a minha ginjinha!

Vou a construir e tenho de seguir as regras dos projectos de uma superficie alimentar. Instalações X, WC Y, Equipamentos H, ESpaço J, Limpezas T.

Ou seja vou ter de vender a ginja a 3€ o copo, pq tenho de fazer uma "loja" com milhares de leis e condições.

A casinha do lado nunca recebeu obras, tem um lavaório onde se lavam os copos, não tem instalações sanitárias de funcionários ou clientes.... E assim consegue vender a 1€ o copo!

Como é?
Eu tb tenho direito a "abandalhar" a minha "loja" ?

Não vendiam veneno, mas deviam ter líquidos de limpeza. E parece-me que não tens estado atento as noticias, a qauntidade de acidentes que já houve, por pessoal em cafés e restaurantes guarda líquidos de limpeza em garrafas de sumos e água...

Se a ginja é boa ou não não interessa para nada... Não entendo essa argumentação.

E aproveito e deixo aqui uma dúvida.

Há a casa da Ginjinhas!

Eu por exemplo o meu avô deixou-me uma receita de ginjinha e uma quinta onde produzo tudo.
Quero abrir uma loja (café, bar, nem sei o que lhe chamar) para vender a minha ginjinha!

Vou a construir e tenho de seguir as regras dos projectos de uma superficie alimentar. Instalações X, WC Y, Equipamentos H, ESpaço J, Limpezas T.

Ou seja vou ter de vender a ginja a 3€ o copo, pq tenho de fazer uma "loja" com milhares de leis e condições.

A casinha do lado nunca recebeu obras, tem um lavaório onde se lavam os copos, não tem instalações sanitárias de funcionários ou clientes.... E assim consegue vender a 1€ o copo!

Como é?
Eu tb tenho direito a "abandalhar" a minha "loja" ?

Depende ó silver

se a casa da ginja é centenária e tipica é logico que não pode ter o mesmo equipamente que uma loja aberta agora num moderno centro comercial...

a lei devia ser diferente para lojas historicas e tipicas.

Na arquitectura tb há excessões do RGEU ao abrigo das legalização de imoveis já construidos , pois com lojas o processo devia ser semelhante.[;)]

Depende ó silver

se a casa da ginja é centenária e tipica é logico que não pode ter o mesmo equipamente que uma loja aberta agora num moderno centro comercial...

Na arquitectura tb há excessões do RGEU ao abrigo das legalização de imoveis já construidos , pois com lojas o processo devia ser semelhante.[;)]
É pá por um lado devia haver, por outro não devia.

Claro que é impossivel estar a exigir algumas coisas, mas outras é bem fácil.

Eu não disse abrir uma loja nova num CC. Disse abrir uma loja duas ruas ao lado ou assim.

Eu quando tirei arquitectura havia outras regras de contrução, para isso eu devia poder projectar segundo as regras antigas... E os novos é que projectavam segundo as regras novas.

Ou não?

É complicado.

Mas tudo isto para dizer que não me Choca nada que tenha fechado.

Depende ó silver

Mas na Arq. No RGEU há umas excepções, mas muito muito ligeiras.

Tens uma casa antiga, basta querer abrir uma parede 10cm e já tens de meter projecto e se fazes isso és obrigado a arranjar tudo o que não está conforme.

Tive um problema com um amigo, bastante semelhante. Uma casa antiga que não cumpre as regras actuais, ele queria aumentar a sala, meteu projecto, e a camara remeteu uma lista de coisas que não estão a ser cumpridas e tinha de ser todas alteradas... Impossivel. Nem o pé Direito era regulamentar...

Mas na Arq. No RGEU há umas excepções, mas muito muito ligeiras.

Tens uma casa antiga, basta querer abrir uma parede 10cm e já tens de meter projecto e se fazes isso és obrigado a arranjar tudo o que não está conforme.

Tive um problema com um amigo, bastante semelhante. Uma casa antiga que não cumpre as regras actuais, ele queria aumentar a sala, meteu projecto, e a camara remeteu uma lista de coisas que não estão a ser cumpridas e tinha de ser todas alteradas... Impossivel. Nem o pé Direito era regulamentar...

Desculpem lá este aparte...

sobre o que estava a falar era legalizações de bairros clandestimos feitos nos anos 60-70-80 que as camaras querem passar a legais e aprovam tudo desde que seja ao abrigo X. que nada tem a ver com o RGEU actual.

A charneca da caparica em almada é uma dessas zonas, é logradouro com 1 metro serem aprovados e coisas do estilo , isto nada tem a ver com o RGEU actual.

Porque não vai a ASAE às lojas chinesas ?

Porque não vai a ASAE às lojas chinesas ?

Basta entrar numa loja deste tipo para verificar dezenas de infracções, desde produtos sem instruções em Português, falta de segurança, produtos perigosos e proibidos, não emissão de recibos, etc etc etc-..

Porque é que estas lojas não são fiscalizadas ????

Voltar
Superior