Assinatura Digital em documentos- Duvidas...

Também tinha a ideia que é assinar manualmente numa folha solta.. digitalizar, recortar a assinatura e "colar" no documento, tudo isto no paint, word ou outro software.

View attachment 144410

Pois, vi exemplos em que as pessoas têm uma assinatura feita à mão que devem inserir como imagem no documento em que estão a criar e depois por baixo tem a assinatura digital criada no programa.
No meu caso quando necessário a assinatura digital vou deixar apenas esta e não inserir a manuscrita.

Mas porquê essa tonteria?

Uma empresa estrangeira quer lá saber do CC, isso só existe em PT, quer-se é soluções globais que funcionem em todo o lado. Sei lá... algo único e intransmissível e que toda a gente tem, tipo... uma conta de email [:D]
Com uma conta de email recebes um ficheiro na tua conta e não há garantias que o emissor te enviou o email, nem em que data e hora, especialmente se o servidor do serviços de internet, deste caso de email seja teu.
Já imaginaste que é um operador de sistemas do Citius colocar no servidor do Citius um documento com uma data e hora falso... isto evita essas falsificações.

O cartão do cidadão tem um certificado que serve para assinar como MSantos.
Dependendo da finalidade podes precisar de assinar como MSantos representante da Empresa e Firma, Lda na qualidade de ???
Assinaturas destas podes obter em alguns notários e autoridades de certificação que são empresas. Por exemplo para concursos públicos precisas de uma assinatura deste segundo tipo, mas feita conforme Directiva 1999/93/CE e se for para isso precisas de ver bem, há empresas que fazem esta certificação (não sei se os notários fazem certificações destas).

Pois, esta informação vai ao de encontro daquilo que o Obtuso disse em que esta assinatura não serve para representar a empresa, quando precisar de algo deste género logo vejo como faço mas não deve haver modo de fugir ao pagamento de anuidades às tais empresas que fornecem esses certificados.

Uma empresa estrangeira quer lá saber do CC, isso só existe em PT, quer-se é soluções globais que funcionem em todo o lado. Sei lá... algo único e intransmissível e que toda a gente tem, tipo... uma conta de email [:D]
Na verdade o cc pouco importa. O que importa é teres um certificado digital de assinatura. E estes certificados são globais.

Uma assinatura digital agregada a um email como garante a identidade do titular?

Com uma conta de email recebes um ficheiro na tua conta e não há garantias que o emissor te enviou o email, nem em que data e hora, especialmente se o servidor do serviços de internet, deste caso de email seja teu.
Já imaginaste que é um operador de sistemas do Citius colocar no servidor do Citius um documento com uma data e hora falso... isto evita essas falsificações.
Para isso existe o timestamp que valida a data e hora sem aldrabice.

Pois, esta informação vai ao de encontro daquilo que o Obtuso disse em que esta assinatura não serve para representar a empresa, quando precisar de algo deste género logo vejo como faço mas não deve haver modo de fugir ao pagamento de anuidades às tais empresas que fornecem esses certificados.
Para representação de empresa é mais delicado. Normalmente pedem algo que certifique poderes para o acto.

mas qual tonteira, tu estás pelos vistos é que estás a milhas do assunto, e nem percebeste onde eu quis chegar, com a situação da assinatura digital que é algo a nível global...[;)]

Na verdade o cc pouco importa. O que importa é teres um certificado digital de assinatura. E estes certificados são globais.

Uma assinatura digital agregada a um email como garante a identidade do titular?

correcto, mas para isso tem de pagar o certificado...

Não é tonteria, já traz um certificado que é gratuito, e muitos portáteis até já têm um leitor próprio (leitor de smart-card), pelo que nem é preciso comprar leitor.
Nesse caso da tua empresa estavam a pagar por um serviço.

Não é tonteria, já traz um certificado que é gratuito, e muitos portáteis até já têm um leitor próprio (leitor de smart-card), pelo que nem é preciso comprar leitor.
Nesse caso da tua empresa estavam a pagar por um serviço.

Não é só a minha, são todas com quem tive de interagir até agora, seguro de saúde, seguro de vida, banco, minha empresa, empresas parceiras, PWC, etc. Todas disseram a mesma coisa.

Não sou técnico da coisa, isso é pergunta para o Nuno156. Eu só sei que como utilizador, mandavam coisas por docusign, eu fazia login com a conta de email, ficava assinado. Durava 5 segundos.

Neste decreto lei:

https://dre.pt/application/dir/pdf1s/2003/04/079A00/21702185.pdf

No artigo 3º, ponto 2 diz o seguinte:

2 — Quando lhe seja aposta uma assinatura electró-
nica qualificada certificada por uma entidade certificadora
credenciada, o documento electrónico com o
conteúdo referido no número anterior tem a força probatória
de documento particular assinado, nos termos
do artigo 376.o do Código Civil.

Portanto, anda é toda a gente a dormir e ninguém quer ter o trabalho de mudar os processos, mesmo que isso poupe tempo e dinheiro.

Ainda no outro dia esbarrei com um problema desses. Se adicionares um certificado (neste caso era da Multicert), cuja endereço email é distinto do "sender" configurado no outlook, dá-te erro, por serem diferentes.

Neste decreto lei:

https://dre.pt/application/dir/pdf1s/2003/04/079A00/21702185.pdf

No artigo 3º, ponto 2 diz o seguinte:

2 — Quando lhe seja aposta uma assinatura electró-
nica qualificada certificada por uma entidade certificadora
credenciada, o documento electrónico com o
conteúdo referido no número anterior tem a força probatória
de documento particular assinado, nos termos
do artigo 376.o do Código Civil.

Portanto, anda é toda a gente a dormir e ninguém quer ter o trabalho de mudar os processos, mesmo que isso poupe tempo e dinheiro.

Ainda se houvesse algum argumento de segurança a favor da assinatura tradicional escrita em papel, mas é precisamente o contrário. Uma assinatura em papel confere muito menos segurança que um certificado digital. Qualquer, pessoa, com algum esforço e treino, consegue imitar uma assinatura com qualidade suficiente para passar por original aos olhos das pessoas comuns. Então em cópias nem se fala! Basta pegar numa assinatura original e fazer uma "colagem"!

Back