Assinatura Digital em documentos- Duvidas...

Ainda se houvesse algum argumento de segurança a favor da assinatura tradicional escrita em papel, mas é precisamente o contrário. Uma assinatura em papel confere muito menos segurança que um certificado digital. Qualquer, pessoa, com algum esforço e treino, consegue imitar uma assinatura com qualidade suficiente para passar por original aos olhos das pessoas comuns. Então em cópias nem se fala! Basta pegar numa assinatura original e fazer uma "colagem"!

Diria que para 99.9% das situações qualquer pessoa com 2min faz uma assinatura "igual" e que vai servir sem qualquer problema.

Hoje assinei um contrato com assinatura digital, vamos lá ver se vão dizer que não é válido. [:D]

Vou solicitar a chave Móvel digital. Tenho duas dúvidas:

1 - Tenho de me dirigir à conservatória/espaço cidadão ou posso pedir em algum sitio, via on-line?

2 - A CMD é segura ou é melhor aguardar mais um tempo?

Obrigado

Vou solicitar a chave Móvel digital. Tenho duas dúvidas:

1 - Tenho de me dirigir à conservatória/espaço cidadão ou posso pedir em algum sitio, via on-line?

2 - A CMD é segura ou é melhor aguardar mais um tempo?

Obrigado
Eu fiz na conservatória, acho que é mesmo preciso ser presencialmente.
Quanto à segurança não sei, supostamente como é do Estado Português devia ser seguro mas a realidade já se sabe como é...[:D]

Eu fiz na conservatória, acho que é mesmo preciso ser presencialmente.
Quanto à segurança não sei, supostamente como é do Estado Português devia ser seguro mas a realidade já se sabe como é...[:D]

Obrigado pela resposta.

Consegui fazê-lo em 2min num IRN. [;)]

Recebi um documento em pdf assinado pelo autor via chave móvel digital. Aparece um rectângulo no documento a dizer Assinado por: nome, numero de identificação, data e hora da assinatura e o logotipo da chave móvel digital.
A minha pergunta é: como é que eu sei que aquilo é de facto uma assinatura digital e não uma mera "foto" aposta em cima do pdf?

Estou habituado a receber documentos assinados com certificados Multicerto, DocuSign, etc, e nestes a gente clica em cima da assinatura e aquilo contacta com o serviço e valida. No caso da assinatura por chave mover digital como é que eu valido a veracidade da assinatura?

Recebi um documento em pdf assinado pelo autor via chave móvel digital. Aparece um rectângulo no documento a dizer Assinado por: nome, numero de identificação, data e hora da assinatura e o logotipo da chave móvel digital.
A minha pergunta é: como é que eu sei que aquilo é de facto uma assinatura digital e não uma mera "foto" aposta em cima do pdf?

Estou habituado a receber documentos assinados com certificados Multicerto, DocuSign, etc, e nestes a gente clica em cima da assinatura e aquilo contacta com o serviço e valida. No caso da assinatura por chave mover digital como é que eu valido a veracidade da assinatura?

Se clicares em qualquer leitor de pdf que suporte certificados, verás as propriedades do certificado. Se for só uma imagem, não tem nada disso. Se clicares e não der nada, é porque é uma imagem ou uma cópia de documento que perdeu os dados do certificado.

Se clicares em qualquer leitor de pdf que suporte certificados, verás as propriedades do certificado. Se for só uma imagem, não tem nada disso. Se clicares e não der nada, é porque é uma imagem ou uma cópia de documento que perdeu os dados do certificado.

Era isso. Estava a vê-lo com o preview e não dava nada. Abrindo com o Acrobat reader já dá. Obrigado!

Se deres dois cliques no quadrado vais para aqui:

d35d8b73cebcf15f6aac2f9dda81a7b9.png

Vais a propriedades e "mostrar certificado" e aparece o certificado.
No topo do pdf aparece isto:

da53adce80e22c5b7615bb1e0947de77.png

Se deres dois cliques no quadrado vais para aqui:

d35d8b73cebcf15f6aac2f9dda81a7b9.png

Vais a propriedades e "mostrar certificado" e aparece o certificado.
No topo do pdf aparece isto:

da53adce80e22c5b7615bb1e0947de77.png

Sim, era isso que estava à espera de ver, mas como abri o documento no preview (que pelos vistos não tem capacidade para validar assinaturas), não aparecia nenhuma validação.
A propósito, sabem qual é a Lei ou Dec-lei que obriga as entidades a aceitarem assinaturas digitais? Obrigado!

Estou aqui com um problema na Chave Móvel Digital.

Fiz o pedido online e recebi o código por correio. Até aqui tudo bem. Agora, sempre que tento fazer alguma coisa chego a um ponto em que pede para inserir o código de 5 dígitos que recebi no telemóvel via SMS. O problema é que não recebo código nenhum. Mesmo fazendo pedido para reenviar o código por SMS nunca chega cá nada (e sim, o número de telefone está correcto).

Mais alguém com o mesmo problema?

Estou aqui com um problema na Chave Móvel Digital.

Fiz o pedido online e recebi o código por correio. Até aqui tudo bem. Agora, sempre que tento fazer alguma coisa chego a um ponto em que pede para inserir o código de 5 dígitos que recebi no telemóvel via SMS. O problema é que não recebo código nenhum. Mesmo fazendo pedido para reenviar o código por SMS nunca chega cá nada (e sim, o número de telefone está correcto).

Mais alguém com o mesmo problema?

Hoje ainda não fiz vez nenhuma, mas na semana passada fiz várias e sem problemas.

E por email, activaste?

Edit: fiz agora um e funcionou normalmente: para aí uns 10 segundos a chegar o código.

Last edited:
Hoje ainda não fiz vez nenhuma, mas na semana passada fiz várias e sem problemas.

E por email, activaste?

Edit: fiz agora um e funcionou normalmente: para aí uns 10 segundos a chegar o código.
Activei também. Tenho colegas que fizeram o mesmo e está tudo ok.

Agora não estou no PC mas logo à tarde volto a tentar

Back