Assobio em 5ª

idunno

New member
Comecei a ouvir um assobio quando coloco a 5ª, quando acelero. Não se ouve noutras mudanças e desaparece quando tiro o pé do acelerador, mas aumenta de intensidade à medida que a velocidade aumenta (quase não se nota aos 60, mas ouve-se bem aos 120). Não consigo perceber de onde vem, mas como só surge em 5ª... algo me diz que é a transmissão ou caixa de velocidades. Alguém já teve uma situação do género?

Não sera simplesmente a correia do alternador a precisar dum ajuste? Para só assobiar quando esta em esforço??

Essa situação não está bem explicada. Em quarta a 100km/h não faz assobio mas se fores em quinta à mesma velocidade já faz? É isso que queres dizer?

Acho que o "assobio" dever ser algo mais parecido com o barulho que uma caixa de velocidades com rodas dentadas de dentes direitos faz, só que muito mais baixo...

Peugeot?

É a caixa a entregar a alma ao criador.

Credo, que exagero, ó Mad. [:D]

Por acaso esta caixa também é Peugeot (embora mexida pela Rover, é uma R65); na minha, o assobio é mais audível na casa dos 70-80 km/h, mas depois o barulho do motor sobrepõe-se, pelo que não é assim tão evidente. Continua a fazer exactamente o mesmo som, com o mesmo nível de intensidade, e de resto entra tudo facilmente, sem hesitações nem mais ruídos estranhos. :)

É deixar andar; em muitos carros, mais depressa consideraria feitio do que defeito, na medida em que não implica mais nada (pelo menos até ver).

Não é Peugeot, é Seat. O barulho acontece só em 5ª e apenas quando acelero. O que me vem à cabeça como descrição é algo similar ao assobio de um turbo - mas, dado ser algo que este carro não tem, não é disso. Não consigo perceber bem de onde vem o som, apenas que mal se nota a baixa velocidade e vai ficando cada vez mais notório à medida que a velocidade aumenta. Se parar de acelerar, o som desaparece até voltar a tocar no acelerador.

O som desaparece quando tiras o pé do acelerador e só volta aparecer quando tocas novamente no acelerador? Muito estranho essa situação.
Para tentar despistar possíveis problemas de caixa e transmissões experimenta ir por exemplo a 100/km e por o carro em ponto morto. Depois verifica se o barulho se mantém ou desaparece.
Tirando isto a única coisa que me vem mais à cabeça que possa causar esse género de ruído é o sistema de vácuo dos travões e as tubagens do ar mas aí se existisse algum tubo danificado o barulho seria mais tipo um soprar (fuga de ar) e não um assobio.
O alternador e as correias dos acessórios também costumam causar uma espécie de chiadeira.

Credo, que exagero, ó Mad. [:D]

Por acaso esta caixa também é Peugeot (embora mexida pela Rover, é uma R65); na minha, o assobio é mais audível na casa dos 70-80 km/h, mas depois o barulho do motor sobrepõe-se, pelo que não é assim tão evidente. Continua a fazer exactamente o mesmo som, com o mesmo nível de intensidade, e de resto entra tudo facilmente, sem hesitações nem mais ruídos estranhos. :)

É deixar andar; em muitos carros, mais depressa consideraria feitio do que defeito, na medida em que não implica mais nada (pelo menos até ver).

Quando deixas de acelarar o ruído não desaparece? E quando estás parado, quando primes a embraiagem o ruído não desaparece? :)

Não tenho a certeza se desaparece ou se diminui, quando tiro o pé. Nunca mais reparei sequer, de tão incomodativo que é. [:D][;)]

Parado, não faz assobio. Só em 5ª.

Não tenho a certeza se desaparece ou se diminui, quando tiro o pé. Nunca mais reparei sequer, de tão incomodativo que é. [:D][;)]

Parado, não faz assobio. Só em 5ª.

Eu acho que o rolamento da embraiagem do meu Fiesta já teve melhores dias, a partir dos 80 dá o arzinho da sua graça e só passa se eu desacelerar. Há problema em andar com o carro assim? :sh)

Back