Em relação a este assunto, não tenho como fazer comparação da Astra H com a Megane, contudo posso fazer um breve relato dos cerca de 10 anos em que fui proprietário de uma Astra H Caravan 1.3 CDTI.
Foram cerca de 200000KM sem grandes sobresaltos.
Começando pela construção da viatura em si, considero que a mesma apresenta uma boa qualidade geral de interiores para o segmento em que se insere. Reparo apenas para as "persianas" da ventilação central, que são frágeis e se danificaram facilmente com a colocação de um suporte para smartphone.
O material do tablier e portas pareceu-me bem robusto e isento de ruídos de maior, dada a quilometragem apresentada.
Os estofos, ainda que não propriamente confortáveis, tinham bom apoio lombar e o tecido não apresenta qualquer furo ou rasgo.
Teve de ver substituído o fole da caixa de velocidades, que começou a ficar degastado.
A nivel mecanico, apresentou uma fuga no radiador do intercooler, cuja reparação foi simples e um sensor e o-ring da bomba de água.
A maior despesa foi com a substituição da embraiagem e bimassa, mas que considero compreensível dado os quilometros.
Fazia consumos em regime misto na ordem dos 4,7LT/100KM, segundo o CB.