Audes, Bê-émes e Marçedes!

Se alguma dúvida existir é fácil ver os carros que mais aparecem à venda na carnext.
Por cada Toyota existem 3 Mercedes, 3 Audis e 3 BMWs.

Essa é outra...

O mercado de usados está inundado com carros dessas marcas e estas continuam a apresentar os melhores valores de retoma (o que permite ter valores de ALD e leasing mais em conta), contrariando as mais básicas regras de economia... :confused:

Mais vale andar num carro de 50.000 € e ter um T2 de 40.000 €.
O (falso) poder económico, a imagem e a moda é que conta. Deste modo atrai-se mais facilmente uma parceira ou parceiro sexual e dá-se a continuação da humadidade.
Nem mais. Pelos vistos é bastante a quantidade de pessoas neste tópico que vê o mesmo.
Um carro é um objecto utilitário noutros países. Em Portugal tornou-se um objecto de status, de culto.
Eu entendo que um automóvel clássico, um verdadeiro desportivo sejam objectos de status. Mas estamos a falar de segmento C. Uma pessoa com um BMW série 1 tem realmente algo de estatuto em relação a um Hyndai i30? É uma ilusão, mas que vende.

Last edited:
Até podias efetivamente ter aberto um tópico com essa notícia e discutirmos o porquê da mesma.
Agora tomar partido dessa maneira...
O série 1 da BMW e o Classe A da Mercedes estão a tomar lugar em muitas empresas em detrimento de outros modelos nomeadamente franceses. Mesmo no segmento D estas 3 marcas continuam fortes. Por pouco mais na mensalidade e nalguns casos valor idêntico as pessoas preferem Mercedes, BMW ou Audi.
Se alguma dúvida existir é fácil ver os carros que mais aparecem à venda na carnext.
Por cada Toyota existem 3 Mercedes, 3 Audis e 3 BMWs.
Foi propositado o teatro. De forma a nem tocar, mas enfiar o dedo na ferida.
Repara que nem referi nenhuma marca no meu comentário, apenas o conceito de "premium", que é dos maiores barretes na venda de automóveis!
Eu até sou apologista de carros orientais, no mercado continuam a ser a escolha racional na maioria dos segmentos.

acho que não é só em Portugal que há esta mentalidade de cordeirinho
mas no que toca a carros de facto "somos" um país com grandes palas que não pensa para lá do que conhece ou do que lhe dão a conhecer
mesmo que o melhor negócio preço/qualidade esteja mesmo ali ao lado

por exemplo com os telemóveis
quantos não passam dificuldades porque o que está na moda é ter um iphone mesmo que este seja um telemóvel com tecnologia ultrapassada
o iphone4 (telemóvel atualmente obsoleto) desde que baixou de preço com a saida do iphone6 houve uma data de gente a correr comprá-lo

desviando um pouco o assunto: então e em que cor vamos comprar essa grande máquina alemã? Preto, Branco, Cinza ou Prata?
gostava que alguém propusesse na assembleia uma boa redução do IUC para carros que não sejam destas cores
limita-se a entrada de carros em certas zonas por causa dos gases então e a tristeza que é uma cidade em tons de cinzento?

Acho que a proliferação de carros premium é reflexo de uma mentalidade nacional grande !
Já estes tópicos de embirração, reflectem por vezes a tal mentalidade pequenina de quem está sempre a olhar para o queos outro têm.
Tópico de discussão, não de embirração. Quero lá saber do que os outros têm, mas preocupa-me um país pobre com estas estatísticas. Nem quero saber de marcas específicas, mas do conceito de "premium".
Gostava de saber onde está a grande mentalidade.

Os Portugueses têm a qualidade de gostar de boas máquinas.

Faz parte da nossa forma de apreciar a vida, boa mesa, bons vinhos, mulheres quentes e boas máquinas.

Faz parte da nossa forma de apreciar a vida, boa mesa, bons vinhos, mulheres quentes e boas máquinas.

Sim sim, os Portugueses que compram o 318 ou 320d estão totalmente a fazer uma compra de acordo com os pergaminhos da BMW, então não se vê que estão !?!?! [:)]

A cor é tão verdade, nem há escolha: cinzento e variantes, prata e variantes, preto e eventualmente vermelho.
Os vendedores queixam-se que não têm mais para oferecer, noutros mercados há de tudo.
Concordo na tua observação, é mais um epifenómeno relacionado com a questão dos premiuns.

Já agora, qual o mal de se ter um ordenado de 3000, 5000 e 10000€ e não se ter um carro de topo? É que nem entendo a relação. Então e se tiver um carro de topo e não um relógio de topo? Será mais vergonhoso?

Nem mais. Pelos vistos é bastante a quantidade de pessoas neste tópico que vê o mesmo.
Um carro é um objecto utilitário noutros países. Em Portugal tornou-se um objecto de status, de culto.
Eu entendo que um automóvel clássico, um verdadeiro desportivo sejam objectos de status. Mas estamos a falar de segmento C. Uma pessoa com um BMW série 1 tem realmente algo de estatuto em relação a um Hyndai i30? É uma ilusão, mas que vende.

Quem cria a fantasia do status são pessoas com tu que valorizam e comentam esta situação. És tu que olhas, és tu que demonstras um pouco de dor de coto. No fundo, são pessoas como tu que fazem felizes alguns proprietários de carro destes.

Nunca vi nenhum proprietário de BMW dizer que comprou por status... Admito que alguns o façam mas não generalizao.

Compram porque gostam do carro.

Oh god... não acredito que a conversa seja sempre a mesma... De certeza que existem esses casos, do gajo que come latas de atum e que anda de Bêéme... mas isso é uma franja pequena!!! Só quem não tem um tusto para poder comprar é que olha para os outros dessa forma!
E até digo mais, é mais ridiculo o que rotula as pessoas dessa forma do que realmente o gajo da lata de atum...

Portugal é EXACTAMENTE como outro país qualquer... tem tendências!!! Só quem nunca saiu deste cantinho é que consegue pensar assim... Cada país/mercado tem a sua tendência derivado de determinadas especificidades!!!

PS: Pronto, acabei por me conseguir livrar do estado catatónico de ter lido o post e dei uma resposta... [:D]

E também baixa escolaridade, maior número de pessoas a concorrer a um reality show que ao ensino superior, salário mínimo de 500€, corrupção a nível de terceiro mundo, precariedade laboral, emigração em massa, impostos obscenos, injustiça social?
Esse mito nacionalista é o mesmo que o senhor no retrato ali em cima no tópico promoveu... e ajudou imenso a vender Volkswagens!

Quem cria a fantasia do status são pessoas com tu que valorizam e comentam esta situação. És tu que olhas, és tu que demonstras um pouco de dor de coto. No fundo, são pessoas como tu que fazem felizes alguns proprietários de carro destes.

Nunca vi nenhum proprietário de BMW dizer que comprou por status... Admito que alguns o façam mas não generalizao.

Compram porque gostam do carro.

Postámos ao mesmo tempo e acho que dissemos a mesma coisa... Acho triste continuar-se com essa lenga-lenga...

A propósito de atum em lata, eu pessoalmente aprecio um do Lidl que é em água em vez de azeite ou óleo.

E também baixa escolaridade, maior número de pessoas a concorrer a um reality show que ao ensino superior, salário mínimo de 500€, corrupção a nível de terceiro mundo, precariedade laboral, emigração em massa, impostos obscenos, injustiça social?
Esse mito nacionalista é o mesmo que o senhor no retrato ali em cima no tópico promoveu... e ajudou imenso a vender Volkswagens!

Apesar de termos muitas qualidades também temos alguns defeitos.

Mas eu prefiro focar-me nos aspectos positivos. [;)]

Se tiver um carro de marca "premium" tenho dor de coto de mim mesmo?

Nesse caso devo concluir então que tens baixa escolaridade,concorreste a um reality show e tens um salário de 500€.[:D][;)]
Não é assim que descreves os donos de carro premium?

Back