muito obrigado pelas vossas respostas, bem ele ainda está na oficina. A pessoa que está a arranjar parece que já lhe passou um carro com o mesmo problema pelas mãos e o problema vem da unidade de controlo do motor porque não aparece o símbolo
Ver anexo 136142 ligado. vamos lá ver se virá dai o problema.
quanto à bateria sim também pode ser, mas o que é estranho é que isto acontece, mas passado 15 minutos +- volta tudo ao normal, tipo ao dar à chave aparece logo todos os símbolos ligados até o
Ver anexo 136142 no quadrante e assim ja pega
já ligaram à maquina e está limpo de erros. obrigado pelas vossas dicas
ele está numa das "melhores" oficinas da zona será que não testam a bateria em 1º e já agora se fosse bateria não ficaria registado na centralina?
Uma bateria fraca ou danificada, não regista um código em memoria em nenhum dos módulos do carro. Mesmo que o fizesse, ou existisse uma monitorização a esse nível, esta valeria apenas o que valeria, necessitaria sempre de uma confirmação. Um teste à condição da bateria é algo que pode muito facilmente ser feito, e a meu ver deve ser feito neste caso.
"Parecer" que será da gestão de motor, é algo compreensível e plausível face aos sintomas, agora ter como único fundamento para isto o facto da luz não aparecer, é não ter informação útil nenhuma. Uma validação manual, de que o computador da gestão de motor, se encontra ou não ligado, aquando do aparecimento desse problema, é algo que não demora mais do que 15 segundos e de um multímetro. Verificar isto, sim, seria ter informação útil, sobre a qual se poderia inferir alguma coisa, e continuar a procurar a causa de tal estar a acontecer. Para abordar isto desta forma, também é preciso ter método de trabalho, e funcionar com base em informação e não às apalpadelas e suposições.
Face a isto, a minha sugestão, é que procures obter explicações sobre qual é a causa e no fim de contas o que te interessa é ter um orçamento para a reparação. Se após um prazo razoável não te for dado um orçamento concreto, e em vez disse te forem sugeridas substituições de componentes, a teu risco, não acho que devas aceitar. Se o orçamento vier a contemplar um componente algo dispendioso, como por exemplo um computador da gestão de motor, é algo que pode ser mais que normal, apenas acho que nesse caso, deves deixar claro que em caso de erro no diagnóstico, o prejuízo deve ficar do lado da oficina. Se tiverem confiança no diagnóstico, aceitam, mas sinceramente é algo que em Portugal não se está à espera de ser ver...
Não te deixes levar pelo facto dos sintomas parecerem algo complexos, e ambíguos, como forma de desculpar a incapacidade de diagnóstico assertivo por parte da oficina em tempo útil. Na prática este tipo de problemas não são de todo complexos de diagnosticar e identificar com certeza qual a causa, desde que se tenham os meios, e conhecimentos adequados a tal. Obviamente que há situações mais complexas que outras, mas toda a gente fica a pensar que o problema que lhe aparece no carro é a maior incógnita da reparação automóvel que surgiu nos últimos tempos na Península Ibérica e arredores. Quero dizer com isto que, se a oficina, se disponibilizou a ficar com a viatura para reparação, e após algumas horas de estar com o carro, não chegou a uma conclusão em concreto da causa do problema, a ideia que a oficina faz passar é que o problema é complexo, mas o que o cliente deve interpretar é que a oficina não está a ser eficiente a fazer o diagnóstico. Se todos os clientes começarem a ser menos benevolente neste aspeto, pode ser que as oficinas em Portugal passem mais a investir em formação especializada em vez de tentarem tirara o máximo de lucro em mão de obra e peças desnecessárias.