Aumento de rendas

Eu até entendo isso, mas por acaso sabe em que estado está a casa? Ou até qual o valor patrimonial da casa?

De qualquer das formas eu não contestei esse facto, simplesmente pedi a opinião sobre o limite máximo das rendas.

A carta do senhorio veio acompanhada de uma cópia do valor patrimonial tributário atribuído pelas finanças de acordo com a nova avaliação em sede de IMI correcto? Que valor foi atribuído ao imóvel? Só para fazer uns cálculos.

Isto é tudo uma trapalhada.

Há um ano, por aí, ouvi a ministra Assunção Cristas dizer que nos casos mais complicados em que entram idosos o Estado comprometia-se a pagar o diferencial do montante que o inquilino não podia pagar. Mas parece que caiu no esquecimento...

Sim, foi atribuído 38.400€ de valor patrimonial a prédio, que tem 2 habitações.

Muito genericamente, e como a senhora tem um rendimento mensal inferior a 5 salários mínimos nacionais, a renda só poderá ter o valor máximo de 213,33€.
Mas este regime só vigorará durante 5 anos, depois pode aumentar mais.

Mas como não foram ainda criados os mecanismos de protecção e compensação social (que caso já existissem iam ajudar o inquilino a pagar a tal renda) há ainda um regime mais favorável.

Como o rendimento mensal da senhora é de 520€ mensais ou seja inferior a 1500€ mensais (Art.º 35 n.º 2 alínea c) ii) a nova renda actualizada será de 88,4€.

Mas é preciso elaborar uma carta a explicar e provar tudo o que aqui expus.

Basicamente o senhorio está a exigir o máximo que a lei lhe permite, e cabe agora ao inquilino invocar as cláusulas de excepção.

Last edited:
Não tenho aqui comigo, mas pelo que a minha mãe me leu por telefone, o valor patrimonial que a senhoria anexou é relativo ao prédio.
De qualquer das formas, daquilo que simulei, mesmo que este valor seja mais baixo, o valor da renda não se altera.

Fiquei com uma dúvida, disse que o aumento não pode ser superior a 88,4€, no entanto no simulador do portal da habitação o resultado é: "O valor da renda não poderá ultrapassar os 88.4 Euros"...

Obrigado.

A vida anda a correr mal para alguns que aqui escrevem,e depois chegam ao forum e descarregam as suas frustrações em tópicos que o pessoal esta a tentar tirar duvidas:sh)
Cambada digo eu [8b]

Já não é o primeiro, chegam ao cúmulo, perguntam então porque vieste tirar a dúvida? Talvez, porque gostava de perceber melhor? Ou esclarecer? Naaa.. Mais um para lista, "cambada" e cada vez piores..

Cambada. Nem a viver às custas do senhorio querem ir a um advorgado...

"Cambada"? Cambada de quê? Conheces as pessoas em causa? Tens algum motivo válido para as ofender?
Ficaste a sentir-te melhor depois deste post (que, a propósito, reportei à moderação pelo conteúdo ofensivo)?

Não tenho aqui comigo, mas pelo que a minha mãe me leu por telefone, o valor patrimonial que a senhoria anexou é relativo ao prédio.
De qualquer das formas, daquilo que simulei, mesmo que este valor seja mais baixo, o valor da renda não se altera.

Fiquei com uma dúvida, disse que o aumento não pode ser superior a 88,4€, no entanto no simulador do portal da habitação o resultado é: "O valor da renda não poderá ultrapassar os 88.4 Euros"...

Obrigado.

Sim exactamente. O valor total são 88,4€. Ainda não me tinha dedicado a ler as alterações ao NRAU. Li agora à pressa para te responder.

Atenção que decorridos 5 anos este regime transitório deixa de existir. Comecem a procurar alternativas e não deixem tudo para a última.

Eu fico incrédulo com a falta de moralidade de alguns que aqui escrevem,não sabem o problema real mas mesmo assim manda as postas para o ar.
Ou muito me engano ou a muito senhorio aqui a escrever,ou muito conhecidos da pessoa em causa pois para mandar postas destas devem saber que o predio deve ser 5 estrelas com spa e tudo mais,por isso e incrível so pagar 50 euros viram na bola de cristal,vai para aqui uma cambada de professores chivaga[:D]

Eu fico incrédulo com a falta de moralidade de alguns que aqui escrevem,não sabem o problema real mas mesmo assim manda as postas para o ar.
Ou muito me engano ou a muito senhorio aqui a escrever,ou muito conhecidos da pessoa em causa pois para mandar postas destas devem saber que o predio deve ser 5 estrelas com spa e tudo mais,por isso e incrível so pagar 50 euros viram na bola de cristal,vai para aqui uma cambada de professores chivaga[:D]

Uma pessoa que vive sozinha, ganha 520€ mensais, não se pode dizer que pagar 100€ de renda seja um abuso. Atendendo ao valor patrimonial atribuído ao prédio, não deve estar a cair de podre e certamente vale mais que 50€ por mês.

Existem senhorios e senhorios e alguns tentam-se aproveitar, hoje mesmo falei com uma amiga cuja avó tinha ligado em pânico absoluto para a família porque recebeu uma carta do senhorio a fazer a actualização da renda de 149€ para..... 600€ [:D]

A senhora tem uma reforma de 550€ e vive sozinha, estando naquela casa há mais de 30 anos

Obrigado pela ajuda a todos, em especial ao MarcoSPinto.

520€ de rendimento, infelizmente e comparando com outros idosos, não é assim tão mau. Se tirarmos os 213€ de renda propostos pelo senhorio, água, electricidade, gás, comida e medicamentos, o que sobra? Nada.

Resta-me acrescentar que, dado o valor baixo da renda, o senhorio sempre se recusou a pagar qualquer qualquer obra feita no apartamento.

Há um conjunto de obras que é preciso fazer urgentemente (revestimento das paredes, canalizações e infiltrações pelo telhado).

E agora, a minha mãe vai fazer as obras do bolso dela, correndo o risco da senhoria não aceitar a contra-proposta e rescindir o contrato, mesmo com direito a indeminização?

Pois é, nem tudo é o que parece.

Existem senhorios e senhorios e alguns tentam-se aproveitar, hoje mesmo falei com uma amiga cuja avó tinha ligado em pânico absoluto para a família porque recebeu uma carta do senhorio a fazer a actualização da renda de 149€ para..... 600€ [:D]

A senhora tem uma reforma de 550€ e vive sozinha, estando naquela casa há mais de 30 anos

Paga 150€ numa casa avaliada em 108 mil €? É justo sim senhor, o senhorio é que é mau.

Obrigado pela ajuda a todos, em especial ao MarcoSPinto.

520€ de rendimento, infelizmente e comparando com outros idosos, não é assim tão mau. Se tirarmos os 213€ de renda propostos pelo senhorio, água, electricidade, gás, comida e medicamentos, o que sobra? Nada.

Resta-me acrescentar que, dado o valor baixo da renda, o senhorio sempre se recusou a pagar qualquer qualquer obra feita no apartamento.

Há um conjunto de obras que é preciso fazer urgentemente (revestimento das paredes, canalizações e infiltrações pelo telhado).

E agora, a minha mãe vai fazer as obras do bolso dela, correndo o risco da senhoria não aceitar a contra-proposta e rescindir o contrato, mesmo com direito a indeminização?

Pois é, nem tudo é o que parece.

Eu falei em termos abstratos que um idoso ganhar 520€ por mês vivendo sozinho não é mau, isto atendendo à realidade de muitos idosos. Mas compreendo que tenha outras despesas e que no final nada sobre.

Quanto às obras que se deixe estar quieta até à situação da renda ficar resolvida e só aí intervenha, nomeadamente fazendo as obras e descontando o seu valor nas rendas a pagar.

Paga 150€ numa casa avaliada em 108 mil €? É justo sim senhor, o senhorio é que é mau.

Nem vou começar a comentar essa situação, não tenho nenhum familiar na mesma, compreendo o lado dos senhorios e o problema que daí advém, agora tem lá calma, qual é a solução, mandar as pessoas para a rua?

Uma senhora idosa, sozinha, vive a dezenas de km dos familiares mais próximos, é a única situação que conhece há 30 anos, chuto no rabo e desenrasca-te?

Sou 100% a favor de criar os meios, um período de transição mais ou menos prolongado, e legislar justamente de forma a compensar os senhorios pelos ganhos de algo que é deles, agora não me venhas com conversas a defender que uma senhora de quase 80 anos vai para a rua com uma mão atrás outra à frente porque a renda de um momento para o outro é superior à reforma. E neste caso especial claro existe familia que teria de tratar da situação, fosse como fosse, e quantos pelo país inteiro não têm quem os ajude?

A minha avó recebeu carta do senhorio a propor aumento de 150€ para 800€. Dei uma grande gargalhada com a carta.

Como sempre disse à minha avó. Aceitas a renda de 800€ se ele fizer as obras minimas que a casa necessita que são soalho novo nos 3 andares, janelas novas nos 3 andares, colocação de revestimento em duas paredes, reparação do telhado e de todas as outras infiltrações que a casa tem. Num orçamento que foi pedido em 2011 estas obras todas foram orçadas em cerca de 30.000€ + IVA. Se ele não aceitar as obras que nem tenha a lata de pedir aumento de renda pois demitiu-se por completo da sua responsabilidade como senhorio quando durante anos se recusou a fazer obras de conservação do edificio.

Nem vou começar a comentar essa situação, não tenho nenhum familiar na mesma, compreendo o lado dos senhorios e o problema que daí advém, agora tem lá calma, qual é a solução, mandar as pessoas para a rua?

Uma senhora idosa, sozinha, vive a dezenas de km dos familiares mais próximos, é a única situação que conhece há 30 anos, chuto no rabo e desenrasca-te?

Sou 100% a favor de criar os meios, um período de transição mais ou menos prolongado, e legislar justamente de forma a compensar os senhorios pelos ganhos de algo que é deles, agora não me venhas com conversas a defender que uma senhora de quase 80 anos vai para a rua com uma mão atrás outra à frente porque a renda de um momento para o outro é superior à reforma. E neste caso especial claro existe familia que teria de tratar da situação, fosse como fosse, e quantos pelo país inteiro não têm quem os ajude?

Não existem casas na zona mais baratas? É que viver com o que é dos outros é fácil.
O regime transitório vigora 5 anos, e depois o que é que a senhora vai fazer?
Não seria melhor pensar já em soluções?

Back