Eu também nunca soube explicar , sendo o meu motor injeção indirecta...
O mecânico habitual é que me disse que era por não ter os aditivos, as gorduras e afins, que na hora da queima fazem falta.
Nestes motores, bom bom para as BI é meter um litro de 10w40 no depósito ao atestar [

]
Sem qualquer desprimor para o mecânico, qual é a base que ele tem para afirmar isso?
Ele testou os mesmos carros com diversos tipos de combustível com algum tipo de rigor ou estatística e abriu os motores a seguir para averiguar as diferenças?
Sem pretender defender os ditos simples ou aditivados (julgo que mesmos os simples continuem a ter alguns aditivos, mas...), vejo aqui algumas semelhanças com outras afirmações baseadas em experiências feitas após muita publicidade.
Mesmo provando-se que o combustível premium "x" tem mais este e aquele aditivo que o torne objectivamente melhor, resta depois medir qual o impacto real no funcionamento do motor.
Se essa relação puder ser feita de um modo científico (testes que possam ser repetidos com os mesmos resultados mantendo as condições) e mostrar uma vantagem real, resta apenas saber se compensa.
Enquanto falarmos em experiências pessoais que vão do "noto ali qualquer coisa" ao "tenho muitas dúvidas", julgo que o efeito placebo
pode estar a entrar em jogo.
E reforço o "pode" tal como reforço que os mecânicos dão muitas explicações que não são mais do que tentativas de justificação para o que nem sempre tem uma resposta possível.
Uns dizem que o combustível barato cria avarias nos injectores por falta de aditivos, enquanto outros dizem que os aditivos dos premium tornam o combustível limpo demais e não lubrificam como deve ser.
Este fenómeno é tão antigo como os combustíveis premium, e por vezes substituem a simples resposta de que o injector (ou outra coisa qualquer) avariou porque avariou, ou mesmo porque são de uma série manhosa.