Aumento do consumo com gasóleo simples?

É como aquele Golf à venda que nunca levou combustível low-cost mas já tinha metido 3 injectores novos. Se levasse low-cost já a culpa não morria solteira [:D]

O meus carros beberam sempre mais com diesel lowcost, não vale a pena dar a volta, é um facto, sempre que meto low cost o carro bebe mais diesel.

Acabei um depósito inteiro de gasóleo do Intermarché. Depois fiz a minha vidinha normal. Quando o depósito estava quase vazio, 1000 e picos km depois, a média de consumo registada no CB: 5,2L/100km.
Pus o contador a zeros, fui a uma BP atestar o depósito. E fui novamente ao meu dia-a-dia. Novamente 1000 e picos km depois, o CB registava a média de... 5,2 L/100km.

Ou seja, exactamente a mesma coisa.

Eu sei. É apenas a minha experiência pessoal e vale o que vale. Cada um entenda como quiser, e tome como quiser.
Mas para mim, esta pequena "experiência" (que pouco tem de científica, admito), acaba por ser interessante. Até porque reflecte melhor o meu estilo de condução e o meu dia-a-dia que um teste qualquer feito em "laboratório" ou banco de ensaios. De maneiras que, pelo menos no que respeita aos consumos, a minha decisão está tomada.

O meus carros beberam sempre mais com diesel lowcost, não vale a pena dar a volta, é um facto, sempre que meto low cost o carro bebe mais diesel.

Os meus bebem sempre mais com low cost porque sempre que eu meto low cost, com o mesmo dinheiro meto mais combustível o que faz com que bebam mais combustível....

Acabei um depósito inteiro de gasóleo do Intermarché. Depois fiz a minha vidinha normal. Quando o depósito estava quase vazio, 1000 e picos km depois, a média de consumo registada no CB: 5,2L/100km.
Pus o contador a zeros, fui a uma BP atestar o depósito. E fui novamente ao meu dia-a-dia. Novamente 1000 e picos km depois, o CB registava a média de... 5,2 L/100km.

Ou seja, exactamente a mesma coisa.

Eu sei. É apenas a minha experiência pessoal e vale o que vale. Cada um entenda como quiser, e tome como quiser.
Mas para mim, esta pequena "experiência" (que pouco tem de científica, admito), acaba por ser interessante. Até porque reflecte melhor o meu estilo de condução e o meu dia-a-dia que um teste qualquer feito em "laboratório" ou banco de ensaios. De maneiras que, pelo menos no que respeita aos consumos, a minha decisão está tomada.
Não faço a menor ideia se gasta mais ou menos, mas mesmo quem defende que gasta menos reconhece que são precisos alguns depósitos até que se note a diferença, porque limpar um motor sujo demorará algum tempo. É uma explicação que do meu ponto de vista faz sentido. É como quando nós estamos engripados, a malta também não fica boa logo ao primeiro comprimido. [:D][;)]

Mas realmente não tenho experiência neste assunto, o meu critério é atestar na bomba que fique mais "em caminho". :)

Obviamente que ninguém vai encarar isto como um teste científico (espero eu) mas mais como uma curiosidade, até porque tendo em conta o percurso que faço todos os dias o diferencial não há-de ser astronómico. Aponto a velocidade média e tudo e faço a média entra três depósitos de cada um dos combustíveis.

Testes científicos em ambiente controlado (pista) nunca vão haver porque ninguém se vai dar ao trabalho.Neste carro ainda não experimentei, mas no anterior notava a diferença de um para o outro, mais em performance.

Existem testes científicos em ambiente controlado feitos por uma instituição portuguesa do ensino superior e os resultados não mostram diferenças...

Como?

Eu trabalho na mercedes e nunca ouvi tamanha coisa!!!!

A única maneira de ver se o gasóleo não é de qualidade é fazer um teste do ponto de inflamação,e para fazê-lo tens que mandar para um laboratório e quem paga as custas da reparação é o transportador dos combustiveis,pois em geral as cisternas são divididas para cada tipo de combustivel(gasolina/gasóleo),infelizmente alguns têm preguiça ou seja lá o que for de fazer o trabalho como deve ser.

Pessoalmente já fiz o teste de meter uns 9 depósitos seguidos de BP Ultimate (gasóleo), e em relação ao normal,tudo igual,ruido,consumos etc.

Quanto aos mecânicos ao minimo problema dizerem que o problema é do combustivel...eu trocava logo de mecanico.

As únicas coisas que podem dar cabo dos injetores relacionadas diretamente com o combustivel e sobretudo num sistema de injeção diesel,são a presença de humidade,e o ponto de inflamação do combustivel ser baixo.

A presença de humidade é normal em qualquer tipo de combustivel,devido à condensação,ou,uma cisterna mal isolada,neste caso é flagrante pois uns quantos depositos depois o motor em questão dá logo sinal,ou,acende a luz de aviso de presença do filtro,ou tem um trabalhar fora do habitual e de seguida vai abaixo,podendo incapacitar o pôr a trabalhar do motor de novo.

Solução,é ir controlando o filtro de combustivél,recorrendo a purgar este mesmo elemento mais vezes.

Quanto ao gasóleo ter um ponto de inflamação mais baixo,nada a fazer,pois é o que eu considero uma morte lenta...

Este tipo de contaminação destrói a capacidade lubrificante do gasóleo,e com o tempo gripa os componentes internos de um injetor,ou da parte da bomba de injeção.

Não digo que o gasóleo A é melhor que o B,mas o que eu vejo por aqui escrito,não critico ninguém,toda a gente pode opinar,mas o que eu venho de vos escrever acima é a pura realidade e verdade do gasóleo.

Quem quiser ter menos problemas que invista numas mudas anticipadas do filtro de gasóleo,ou os purgue mais frequentemente,um aditivo eficaz de vez em quando não faz mal nenhum.

Agora lembrem-se já o referi na página 3,todo o gasóleo fabricado em Portugal cumpre a normativa EN590,que excede os requisitos minimos de TODOS OS FABRICANTES.

Como não sei, mas foi o que aconteceu.

Quando usava esporadicamente gasóleo low-cost do Intermarché, Jumbo, etc, nunca notava alterações no consumo médio. Agora que abriu uma bomba Intermarché e já há alguns meses que só gasto de lá, a média tem vindo a subir. Antes estava sempre nos 5,2 desse eu as voltas que desse, agora estabilizou nos 5,6 nos últimos tempos. Isto sempre controlo pelo CB. Em termos de comportamento do motor não noto diferença nenhuma.

Das três, uma: ou o CB começou a funcionar; ou o carro precisa de afinação, ou preciso de uns ténis mais leves...

Back