Aumento IVA

Atenção que eu não tou a dizer que os concessionarios tem culpa do aumento do iva nem que devem suportar o aumento do iva, estou apenas a defender o lado do comprador que se deve bater para se o carro só vier em julho serem eles a suportar o iva, eu se der ok de compra em junho mas só me entregarem o carro em julho vou me bater para nao pagar esse aumento, em algum stand devo-me desenrascar. Eu tb não vou suportar o aumento de iva aos meus clientes, mas conheço varios empresas de varios sectores que vão suportar elas o aumento do iva. A decisão de suportar o aumento de iva nesta fase de transição devia ser da marca.

Nota: estou apenas a falar de quem compra o carro agora e vai acabar por receber em junho, se um gajo for pedir preços a 1 de julho nesse caso nem ha discussao :D

Last edited:
O IVA é um imposto, não tem de ser assumido pelo vendedor. O desconto é sobre o preço base, é mais que sabido que o IVA vai aumentar e o consumidor é que tem de jogar com isso. Ou espera pelo modelo que quer ou fica com um que haja disponível.

É sempre fácil empurrar para os outros, embora se o stand quiser assumir é melhor, embora eu ficava de pé atrás, pois o preço que me tinham dado ainda poderia ter sido mais baixo.

Todos os meus clientes estão prevenidos: carro que seja matriculado depois de dia 1, IVA a 21%. Quem aumenta é o estado não sou eu, como tal não faz sentido que seja eu a sacrificar a margem uma vez que é escolha do cliente encomendar um carro á fabrica em detrimento do outras eventuais opções que eu tenha em stock e possa entregar antes.

Ora nem mais.

O único comportamento censurável é quando o stand promete que o carro será entregue em Junho e depois só o entrega... em Julho

embora eu ficava de pé atrás, pois o preço que me tinham dado ainda poderia ter sido mais baixo.

por acaso é uma situação estranha. Por um lado se o vendedor assumir a diferença do iva o comprador fica contente, por outro lado pode sempre pensar que afinal o vendedor tinha dito que aquele preço era o melhor que podia fazer e no fim ainda tirou uma ou duas centenas de euros da diferença de iva. Um vendedor que seja sério e que dê sempre a mesma importancia a todos os seus vendedores não deixa a sua imagem ficar manchada por algo como isto.
Pessoalmente se fosse eu a vender preferia dizer que o preço que tinha dado era mesmo o melhor que conseguia fazer que se assumisse a diferença de iva estava a perder dinheiro. Eu como comprador percebia se me falassem assim.

Esta discussão faz-me lembrar quando comprei o meu carro em julho de 2007, na altura da mudança do Imposto automóvel, o que o fez ficar mais barato umas centenas de euros. Como foi encomendado em junho com um imposto superior, quando o fui levantar ( matriculado) em julho o preço não tinha sido alterado....estranho...estes senhores dos concessionários são uns santinhos......tive de lhes pedir uma calculadora para perceberem a diferença e depois admitiram o "lapso".....

Ora nem mais.

O único comportamento censurável é quando o stand promete que o carro será entregue em Junho e depois só o entrega... em Julho

A grande maioria dos stands ja se precavê dessa situação, fazendo essa ressalva de não responsabilização por atrasos.

Back