Auschwitz...nunca mais

Também já tive oportunidade de visitar os dois campos e de facto ainda hoje se nota o ambiente que lá se viveu. Por mais que uma pessoa queira, acaba sempre por se emocionar ao imaginar pelo que aquelas pessoas passaram.
Tenho muito respeito e admiração por quem conseguiu sobreviver e nem consigo imaginar o quanto ainda hoje devem sofrer por tudo o que viram e sentiram.

Creio que os sobreviventes e familiares directos dos sobreviventes viveram ou vivem "quebrados". Não há hipótese de viver uma vida normal depois de passar por tais provações.

Os próprios soldados dos Aliados que libertaram os prisioneiros nos campos de concentração, os aldeões e médicos nunca mais foram os mesmos. Um horror indescritível. [s)]

Penso que foi o director do campo de Auschwitz que pendurou a corda onde viria a ser enforcado.

Ontem deu um documentário precisamente sobre Auschwitz, foi do mais ilustrativo que alguma vez vi visto ser sobre uma sobrevivente do campo! Até o meu irmão que não passa cartão a história ficou agarrado ao documentário!

A questão é que os Aliados são mais vistos como os países ocidentais. E neste caso concreto, não foram "os aliados", foi apenas o Exército Vermelho que libertou o campo.

Estás a ser preciosista, então se tivesse sido o exercito britânico a libertar o campo também não teriam sido os aliados, mas apenas o exército britânico? Por uma questão de coerência.

A URSS fez inicialmente parte do Eixo até 1941 enquanto dividia a Polónia com a Alemanha, tendo-se depois juntado aos Aliados quando a Alemanha decidiu invadir a URSS. Além disso os Aliados eram muito mais que USA/UK/URSS, até a China ou a Austrália faziam parte dos Aliados, como sabes a guerra não se desenvolveu apenas na Europa.

ia 2 de Maio do ano passado, em Odessa, na Ucrânia, se o que aconteceu não pode ser equiparado com actos cometidos na II Guerra Mundial, então não sei onde pode chegar o limite. 39 pessoas foram queimadas vivas naquele local e os assassinos, foram julgados ?

Como criminosos Néo-Nazis apoiados pelo regime em Quieve mataram habitantes de Odessa. Evidência Fotográfica | Global Research

QUalquer ponta de credibilidade que este artigo pudesse ter fica logo estragada pela total falta de rigor do texto. Típico das teorias de conspiração que pegam em coisas prováveis e assumem como 100% verídicas. Basta ver a legenda das fotos para perceber que é um artigo totalmente tendencioso e que as coisas que eles afirmam ser verdade são apenas uma entre dezenas de hipóteses. Não quero com isso dizer que não haja alguma verdade naquilo que eles dizem, mas a forma como dizem activa imediatamente o sinal de alarme em relação à credibilidade..

A URSS nunca fez parte do Eixo. A União Soviética assinou com a Alemanha um pacto em que acordaram dividir entre si a Polónia, não interferirem com as zonas de influência dos signatários (o leste europeu e na região báltica) e regulou trocas comerciais entre alemães e soviéticos.

O Eixo era composto pela Alemanha, Itália e Japão.

Os meus sentimentos aos familiares das vitimas do Holocausto Nazi
e tambem as famílias palestinianas que hoje vivem o seu próprio Holocausto às mão dos judeus.

Uma pergunta. Conseguiram descobrir quantos dos numeros nos antebraços eram de contas bancarias suiças?
Li algo sobre isso e achei interessante.

Esta cena das fábricas de morte foi dos episódios mais horrendos da humanidade.

Sansoni, qual a tua opinião sobre o extermínio dos nativos americanos por parte dos EUA?

Esta cena das fábricas de morte foi dos episódios mais horrendos da humanidade.

Sansoni, qual a tua opinião sobre o extermínio dos nativos americanos por parte dos EUA?

Sobre essa e sobre todas as formas de assassinio em massa....condenação veemente..... obviamente.

estive lá em 2008 e fiquei petrificado em frente a um vidro que guardava um volume absurdo de cabelo humano

Que foi uma tragédia medonha... sem dúvida que foi!
Que o número de sobreviventes é cada vez menor... pela lei da vida é claro que sim!
Que tem sido ampliada nomeadamente pelos judeus (em Israel, nos EUA...) obviamente que sim!
Que ainda que menos badaladas/conhecidas há mais situações do género... infelizmente também é verdade!

Alguns exemplos:
Kublai Kan, após a conquista da China, não fez a coisa por menos de 10 milhões no império mongol;
Cerca de 15 milhões de nativos na América Latina/Norte após a descoberta daquele continente(Portugal deu um contributo modesto que a nossa especialidade era acasalar), ao contrário da vizinha Espanha ou mesmo dos EUA;
Stalin, em especial na década de 30' terá mandado exterminar mais de 10 milhões de pessoas;
Quantos milhões de crianças terão sido mortas na China (não me estou a referir a abortos) para "travar" o crescimento populacional nos últimos 40 anos? E durante o regime de Mao Tse Tung?
Quantos milhões foram e continuam a ser mortos em África como no Ruanda, Uganda e Libéria ou quantos foram mortos na antiga Jugoslávia e países vizinhos? E na Turquia?

Infelizmente, o mundo está cheio de situações de puro genocídio e matanças bárbaras em que se dizimam milhões de pessoas por questões raciais, étnicas,religiosas, culturais, de sexo, de ideologia...

Não aprendemos a lição e duvido que alguma vez tal coisa venha a acontecer! :(

Back