Auschwitz...nunca mais

Em minha opinião, é mais pela forma documentada como ainda podemos assistir ao massacre do que se passou em Auschwitz, e nos outros lugares não. Não quer dizer que tenha sido o maior da história da humanidade.

Que foi uma tragédia medonha... sem dúvida que foi!
Que o número de sobreviventes é cada vez menor... pela lei da vida é claro que sim!
Que tem sido ampliada nomeadamente pelos judeus (em Israel, nos EUA...) obviamente que sim!
Que ainda que menos badaladas/conhecidas há mais situações do género... infelizmente também é verdade!

Alguns exemplos:
Kublai Kan, após a conquista da China, não fez a coisa por menos de 10 milhões no império mongol;
Cerca de 15 milhões de nativos na América Latina/Norte após a descoberta daquele continente(Portugal deu um contributo modesto que a nossa especialidade era acasalar), ao contrário da vizinha Espanha ou mesmo dos EUA;
Stalin, em especial na década de 30' terá mandado exterminar mais de 10 milhões de pessoas;
Quantos milhões de crianças terão sido mortas na China (não me estou a referir a abortos) para "travar" o crescimento populacional nos últimos 40 anos? E durante o regime de Mao Tse Tung?
Quantos milhões foram e continuam a ser mortos em África como no Ruanda, Uganda e Libéria ou quantos foram mortos na antiga Jugoslávia e países vizinhos? E na Turquia?

Infelizmente, o mundo está cheio de situações de puro genocídio e matanças bárbaras em que se dizimam milhões de pessoas por questões raciais, étnicas,religiosas, culturais, de sexo, de ideologia...

Não aprendemos a lição e duvido que alguma vez tal coisa venha a acontecer!
:(

O mais chocante em relação a esses é a proximidade, tanto cronológica como geográfica (foi há 70 anos) e principalmente a frieza com que foi pensado e posto em prática.

Os alemães um dos povos mais avançados e civilizados há pouco tempo, planearam e puseram em prática um plano para eliminar fisicamente cerca de 10 milhões judeus que eram os que tinham em terrotério dominado por si na altura.

A frieza matemática com que projectaram isto, desde os aspectos económicos (o gaz com que gaseavam os judeus era muito barato), aproveitavam cabelo, dentes, etc. aos aspectos práticos de transporte, turnos de laboração etc. é verdadeiramente medonho. [s)]

Em minha opinião, é mais pela forma documentada como ainda podemos assistir ao massacre do que se passou em Auschwitz, e nos outros lugares não. Não quer dizer que tenha sido o maior da história da humanidade.

Massacres há todos os dias infelizmente... isto foi extermínio em massa.

Petrus, acrescentava aí o extermínio no Cambodja por Pol Pot [;)]

O caso da Alemanha nazi creio que seja excepcional podemos dizer que já decorria a era moderna e que foram criadas fábricas em série só apenas e exclusivamente para matar em nome de uma ideologia. Creio que em toda a história da humanidade raramente se encontra algo de este nível sem estar em sintonia com a época.

Portugal foi um pais colaboracionista da Alemanha Nazi. Fala-se de POrtugal e ah e tal o Aristides de Sousa Mendes e eramos os maiores e gostavamos muito dos Judeus. Falso! Portugal fabricava armamento e só não sofreu uma invasão porque acedeu às exigências dos Alemães. Criou a PVDE, não deixava entrar polacos, russos, comunistas e judeus. Vendeu Volframio aos alemães e quando hitler morreu decretou 3 dias de luto nacional. Já para não falar do ouro que encheu os nossos cofres e que vinha das expropriações aos judeus e outros. A memória é uma coisa f....

Last edited:
Portugal foi um pais colaboracionista da Alemanha Nazi. Fala-se de POrtugal e ah e tal o Aristides de Sousa Mendes e eramos os maiores e gostavamos muito dos Judeus. Falso! Portugal fabricava armamento e só não sofreu uma invasão porque acedeu às exigências dos Alemães. Criou a PVDE, não deixava entrar polacos, russos, comunistas e judeus. Vendeu Volframio aos alemães e quando hitler morreu decretou 3 dias de luto nacional. Já para não falar do ouro que encheu os nossos cofres e que vinha das expropriações aos judeus e outros. A memória é uma coisa f....

Tendo em conta a situação é visto que tipo de governação portugal tinha na altura creio que a posição de Portugal foi normal, é preciso não esquecer que a base das Lages foi utilizada com consentimento do governo portugês pelos aliados por isso eu vejo o comportamento portugês face a situação como absolutamente normal.

temos que relembrar que muita coisa só chegou ao de cima no fim da guerra e que havia muito segredo sobre o que estava a decorrer.

Bem, eu ontem vi o documentário da RTP1 sobre os campos de concentração Nazis, penso que muitos aqui certamente também viram, não sei como podem os humanos serem capazes de fazer tais atrocidades a outros humanos, imagens reais gravadas na altura pelo exercito inglês e pelo soviético mostram as pilhas e pilhas de corpos, pessoas, quase todas mortas mas mesmo assim ainda havia quem sobrevivesse, que não eram mais que ossos e pele, sem roupa, sem comida, é aterrador sequer pensar o que aconteceu naquela altura, foram milhões de judeus mortos, comunistas, ciganos, homossexuais... :( :( :(

Atenção, Portugal era um país neutro e só não sofreu uma invasão porque (apesar de estar nos seus planos) Hitler estava muito ocupado com o UK e a União Soviética. O Salazar andou na corda bamba, jogou com os dois lados e esperou para ver de que lado caía. Em 1943 quando a balança começava a pender para os aliados, deixou os ingleses e americanos usarem os Açores como base para a Batalha do Atlântico, tivemos dezenas de navios atacados por submarinos alemães, etc. Antes disso, em 1939 assinou o pacto ibérico com Franco, recebeu milhares de refugiados de Gibraltar que estava prestes a ser invadida no início do conflito, uma confusão à portuguesa [:D]

Tendo em conta a situação é visto que tipo de governação portugal tinha na altura creio que a posição de Portugal foi normal, é preciso não esquecer que a base das Lages foi utilizada com consentimento do governo portugês pelos aliados por isso eu vejo o comportamento portugês face a situação como absolutamente normal.

temos que relembrar que muita coisa só chegou ao de cima no fim da guerra e que havia muito segredo sobre o que estava a decorrer.
Os Americanos fizeramum ultimato para usar a base das lajes. Vejam o livro Lisbon: War in the Shadows in the City of Light que relata como o Salazar teve que agradar a todos para mantermos a soberania...

Ja agora, acho engraçado como ninguem responsabiliza os aliados pelos que morreram a fome nesses campos...Tiveram queser os russos a os salvar

Ontem deu um documentário precisamente sobre Auschwitz, foi do mais ilustrativo que alguma vez vi visto ser sobre uma sobrevivente do campo! Até o meu irmão que não passa cartão a história ficou agarrado ao documentário!

Bem, eu ontem vi o documentário da RTP1 sobre os campos de concentração Nazis, penso que muitos aqui certamente também viram, não sei como podem os humanos serem capazes de fazer tais atrocidades a outros humanos, imagens reais gravadas na altura pelo exercito inglês e pelo soviético mostram as pilhas e pilhas de corpos, pessoas, quase todas mortas mas mesmo assim ainda havia quem sobrevivesse, que não eram mais que ossos e pele, sem roupa, sem comida, é aterrador sequer pensar o que aconteceu naquela altura, foram milhões de judeus mortos, comunistas, ciganos, homossexuais... :( :( :(

Estão a falar do mesmo documentário?

Ja agora, acho engraçado como ninguem responsabiliza os aliados pelos que morreram a fome nesses campos...Tiveram queser os russos a os salvar

Por acaso até houve soldados americanos que foram castigados por começarem a fuzilar carcereiros nazis que não tiveram tempo de fugir quando libertaram um campo de concentração...

Não sei que literatura andaste a ler mas é simples, vais a um mapa e vês que a maioria dos campos estavam a leste. Os aliados libertaram os que estavam a oeste. Os soviéticos eram tão bonzinhos... os gulags deles metiam os campos de concentração nazis a um canto. Eles nem se davam ao trabalho de exterminar os seus prisioneiros, centenas de milhar de polacos morreram à fome nos gulags soviéticos...

Já o outro na página anterior comparou o holocausto com o conflito palestiniano... Comparar exterminação com descriminação, tá certo... não abram os olhinhos não.

Porque as ofensivas militares de cada lado (Aliados ocidentais e Soviéticos) determinou-se dessa forma. Os Aliados invadiram pela Normandia e Sicilia enquanto os Soviéticos invadiram pela frente Oriental atraves da Polonia, Estados Bálticos e afins. O Auschwitz encontrava-se no caminho dos Sovieticos devido mesmo a isso.

E, como já foi falado aqui, o conhecimento publico desses campos só foi mesmo exposto ao público apos o facto. Os Alemães eram de tal forma sistémicos na sua programa de exterminio que conseguiram, e com "sucesso", esconder essas fabricas de morte mesmo em pleno vista.

Eu ja visitei o campo do Natzweiler-Struthof que fica pouca distancia do Estrasburgo. A forma tão maléfico que esses campos foram feitos choca a qualquer um mesmo. No caso do Natzweiler, eles construiram o campo numa montanha e no lado norte da montanha para apanhar a clima mais frio. Mesmo nesses pequenos pormenores eram mesmo macabres.

Os Americanos fizeramum ultimato para usar a base das lajes. Vejam o livro Lisbon: War in the Shadows in the City of Light que relata como o Salazar teve que agradar a todos para mantermos a soberania...

O que foi normal
E que outro remédio de não ser assim?
dada a situação em que o país estava no meu ver Salazar foi o homem perfeito e a altura para a situação. Portugal não tinha exército a altura e está em risco de ser reduzido a escombros.

Last edited:

Portugal foi um país neutro, que vendia volfrâmio e alimentos para a Inglaterra e para os Aliados.

Os Alemães nunca tiveram interesse em ocupar Portugal.
Seria um pesadelo logístico, quer pela dificuldade acrescida para as linhas de abastecimento alemãs, quer pela grande vulnerabilidade a qualquer operação anfíbia vinda dos Aliados. Suñer e Franco é que queriam convencer Hitler a apoiá-los numa invasão de Portugal, em troca da entrada da Espanha na guerra ao lado dos Nazis, mas o chanceler alemão não foi na conversa.
Aliás Hitler achava Franco tão insuportável que afirmou "preferia ir arrancar um dente a falar novamente com Franco".

Portugal tornou-se, especialmente a partir de 1943 com a autorização de utilização das Lajes pelos Aliados, uma espécie de "país neutro colaborador dos Aliados", deixando de fornecer aos alemães bens estratégicos (volfrâmio).

Portugal não roubou ouro nem divisas (ao contrário do que fizeram muitos países em vários continentes): simplesmente aceitou o pagamento das suas exportações para a Alemanha, confiando nas garantias dadas pelo Banco do Império (Reichsbank).

E, apesar de tudo que de mal fez o governo português, especialmente em relação aos judeus com antepassados portugueses, Portugal foi um refúgio para muitos dos perseguidos - raciais e políticos - dos Nazis, encontrando nós actualmente muitos testemunhos históricos de pessoas que só falam bem do acolhimento português.

Quanto ao luto nacional de três dias pela morte de Hitler, pode-se explicar pela seguinte razão: era um Chefe de Estado, de um país admirado pela Ditadura, estando ainda numa situação "nebulosa" - com excepção de raros círculos internos dos Aliados - a real dimensão da brutalidade nazi.

Back