Auschwitz - Quem já foi?

Raistaparta

New member
Na próxima semana irei visitar os infames campos de concentração nazis na Polónia, Auschwitz e Birkenau. Andei pelo site deles mas mesmo assim ainda fiquei com várias dúvidas, a saber:

- Para visitas com guia pelo que percebi só é preciso marcação para grandes grupos? Se for só um casal pode-se chegar e arranjar guia na hora?
- Qual dos dois campos faz mais sentido ver primeiro? No site diz Birkenau mas gostaria de saber opiniões.
- Sei que há transporte gratuito entre ambos, mas não diz a distância ou duração, alguém sabe? E trazem o pessoal de volta ao primeiro campo onde se deixa o carro ou aí já é a pagar?

Outras dicas para desfrutar melhor da visita serão bem vindas[;)]

Eu ja la fui. Impressionante no minimo. Vais ver as pessoas a entrar com uma expressao, e a sair de com outra.

Eu na altura, pedi informacoes no hotel e eles informaram-me de como arranjar guias e transporte.

Eu comecei por ver Auschwitz, e acho que e' melhor.

Ja agora, para desfrutar (se e' que assim se pode dizer) melhor a visita, nada como ver filmes antes sobre o tema e ler um pouco mais. Eu qdo vi a "Lista de Shindler" fiquei arrependendio de nao ter visitado a fabrica, por isso se puderes vai la tambem.

Eu ja la fui. Impressionante no minimo. Vais ver as pessoas a entrar com uma expressao, e a sair de com outra.

Eu na altura, pedi informacoes no hotel e eles informaram-me de como arranjar guias e transporte.

Eu comecei por ver Auschwitz, e acho que e' melhor.

Ja agora, para desfrutar (se e' que assim se pode dizer) melhor a visita, nada como ver filmes antes sobre o tema e ler um pouco mais. Eu qdo vi a "Lista de Shindler" fiquei arrependendio de nao ter visitado a fabrica, por isso se puderes vai la tambem.

Pois, desfrutar é como quem diz. Já vimos o filme e gostaríamos de poder visitar a fábrica mas não vamos ter tempo pois chegaremos tarde a Cracóvia e só ficaremos lá uma noite, no dia a seguir é para ir a Auschwitz seguido de viagem para Berlim (é de loucos, eu sei, mas não há tempo para mais).

Boas,

tenho dois colegas que foram visitar e não vieram muito bem dispostos....

FLP

É inexplicável. Impressiona muito.

Vamos preparados para isso, temos noção do horror mas é sítio que há muito ambicionamos conhecer sem ser só em filmes. É um marco da história da humanidade.

Já fui a Auschwitz e Birkenau.. Ao pedir informações para comboio de Cracóvia até lá, acabamos pro arranjar uma carrinha só para nós. Deve haver muita gente a fazer isso. Depois fomos 1º a Auschwitz I e só depois a Auschwitz II (Birkenau), sempre na mesma carrinha por isso sobre transportes não te posso ajudar. Nesta altura não é problema, mas quando fui, às 4 da tarde já era noite e chegamos a Birkenau e o ambiente ainda se tornou mais sombrio. Sobre o que se viu lá, não há palavras que possam descrever como aquilo nos deixa. No dia anterior fui à fábrica do Oskar Schindler, mas estava em obras, e apenas tinha um pequeno museu que se vê em meia-hora, por isso deves poder visitar no dia que chegares. A zona não é das mais fáceis de encontrar.

Não utilizamos visita guiada, porque tem placas lá que explicam tudo, mas também nos colamos a um grupo que tinha guia e se fosse preciso ouvíamos o que tinham a dizer.

Last edited:
E' um verdadeiro examplo de genialidade aplicada da forma mais macabra. Matar judeus e minorias da forma mais rapida e eficiente possivel e ainda reutilizar restos mortais. Muito estranho mesmo ao que o homem foi capaz de chegar.

Já la fui 2 vezes. A primeira com guia, a segunda sem guia.

Se quiseres deixo-te informações dos comboios a partir de Cracóvia, não é complicado. Bem, para quem não sabe nada de Polaco pode tornar-se [:D]

Senão tens empresas que te vão buscar ao Hotel, levam-te lá e fazem a "visita" toda. Mas claro que pagas mais. Contudo não sei quanto custa um guia.

Mas não contas levar carro?

Edit: Para comboios, é apanhares em Kraków Główny para Oświęcim. É uma hora de viagem. Depois é mais meia hora a pé. Entre os dois campos penso que é outra meia hora a pé.

Last edited:
Já la fui 2 vezes. A primeira com guia, a segunda sem guia.

Se quiseres deixo-te informações dos comboios a partir de Cracóvia, não é complicado. Bem, para quem não sabe nada de Polaco pode tornar-se [:D]

Senão tens empresas que te vão buscar ao Hotel, levam-te lá e fazem a "visita" toda. Mas claro que pagas mais. Contudo não sei quanto custa um guia.

Mas não contas levar carro?

Edit: Para comboios, é apanhares em Kraków Główny para Oświęcim. É uma hora de viagem. Depois é mais meia hora a pé. Entre os dois campos penso que é outra meia hora a pé.

Sim, temos carro, transporte não será problema desde que o GPS não dê barraca[:D]

Esta viagem faz parte de um périplo por 6 países da Europa Central em apenas 11 dias, por isso é que não há tempo para mais.

Vai aos dois campos então. Se tens carro é fácil.

Ok, fui verificar e penso que com guia são 250 zloty para 10 pessoas. Aproxidamente 60 €. Isto para o grupo todo. Vantagens, explica tudo, detalhes e algumas "curiosidades" que podem não estar lá escritas.

Sem guia é de borla. Pelo menos da segunda vez que fui não paguei nada.

Os católicos devem ir pelo menos uma vez ao Vaticano, os islamitas a Meca, e toda a gente devia ir pelo menos uma vez a Auschwitz. Aquilo põe tudo o que julgamos saber sobre a natureza humana em causa.[s)]

Sim, temos carro, transporte não será problema desde que o GPS não dê barraca[:D]

Esta viagem faz parte de um périplo por 6 países da Europa Central em apenas 11 dias, por isso é que não há tempo para mais.

Epá cada um sabe de si, mas o verão passado fiz Hungria-Eslovénia-Croácia-Hungria de carro em 10 dias e posso-te dizer que além de exaustivo, não sobra muito tempo para visitar...E eu só fui a 3 países, quanto mais seis...

Epá cada um sabe de si, mas o verão passado fiz Hungria-Eslovénia-Croácia-Hungria de carro em 10 dias e posso-te dizer que além de exaustivo, não sobra muito tempo para visitar...E eu só fui a 3 países, quanto mais seis...

Acredito que sim mas nós não vamos visitar países, vamos visitar cidades. Por cada meio dia de viagem é um dia e meio numa cidade. É cansativo e por ventura será aqui ou ali frustrante mas não há mesmo tempo para mais, isso queria eu. Mas teremos de resisitir à tentação de fazer desvios para ir ver isto ou aquilo, é mesmo sempre a abrir até à próxima cidade para podermos desfrutar o máximo possível de cada uma.

11 dias para 6 cidades/países é de homem![:cool:]

Em relação ao campo, já todos disseram o essencial. Reforço só a vantagem de ter um guia, as explicações são muito interessantes (pelo menos nós tivemos sorte com a nossa) e a visita ganha outra dimensão e dinâmica, na medida em que vês as coisas com tempo. Se fores sozinho, vais passando e dizendo "ah e tal, pois é, e coiso", mas se calhar não assimilas bem aquilo que devemos assimilar.
Mas claro que como só vão 2, é muito mais complicado e caro - a não ser que consigam arranjar 8 pessoas para formar um grupo de 10 e pagar cerca de 6-7 euros por pessoa!

Em relação aos campos, aconselho visitar primeiro Auschwitz I e depois apanhar um shuttle para Birkenau (uns 5-10 min de viagem, no máximo).

Já agora, eu há uns anos criei um tópico sobre este horrífico campo de concentração, és capaz de ter lá mais informações.[;)]

EDIT: aqui está: http://forum.autohoje.com/off-topic...enau-o-horror-dos-campos-de-concentracao.html

11 dias para 6 cidades/países é de homem![:cool:]

Em relação ao campo, já todos disseram o essencial. Reforço só a vantagem de ter um guia, as explicações são muito interessantes (pelo menos nós tivemos sorte com a nossa) e a visita ganha outra dimensão e dinâmica, na medida em que vês as coisas com tempo. Se fores sozinho, vais passando e dizendo "ah e tal, pois é, e coiso", mas se calhar não assimilas bem aquilo que devemos assimilar.
Mas claro que como só vão 2, é muito mais complicado e caro - a não ser que consigam arranjar 8 pessoas para formar um grupo de 10 e pagar cerca de 6-7 euros por pessoa!

Em relação aos campos, aconselho visitar primeiro Auschwitz I e depois apanhar um shuttle para Birkenau (uns 5-10 min de viagem, no máximo).

Já agora, eu há uns anos criei um tópico sobre este horrífico campo de concentração, és capaz de ter lá mais informações.[;)]

EDIT: aqui está: http://forum.autohoje.com/off-topic...enau-o-horror-dos-campos-de-concentracao.html

Vou ler, obrigado Bruno.

Em relação às visitas guiadas é precisamente aí que tenho as maiores dúvidas, porque tu agora falaste em inserir-nos num grupo de dez mas no site oficial fala em guias para indivíduos, ou aquilo está uma grande trapalhada ou então aqui o tico e o teco já viram melhores dias:

Auschwitz-Birkenau - Changes for Individual Visitors ? from April to October 2013

:confused:

Back