Vi uma coisa no facebook que tem alguma lógica, acerca deste assunto :
[FONT="]“Tenho acompanhado a luta e a greve dostrabalhadores da Autoeuropa.
Entendi ser solidário com quem não quer trabalhar ao sábado e portanto aquivai….
De tudo o que li, a grande luta é a de não aceitarem trabalhar ao sábado,alegando que têm família. Que querem por isso poder estar e partilhar ofim-de-semana por inteiro com os seus. Que mesmo recebendo em troca do sábado afolga noutro dia da semana, com um acréscimo de 175,00 euros de ordenado e mais25% do subsídio de férias, não abdicavam do sábado em família. Mais tardeacabei por saber que se fossem pagos a 100% as horas extraordinárias desábado, já abdicariam desse bem precioso que é a família. Como tal não foipossível, a família voltou a ser o mais importante. Nada de trocar o sábado poroutro dia da semana de folga mesmo com o acréscimo no vencimento.
Todos sabemos que a Autoeuropa é uma das maiores exportadoras de Portugal.
Que pagam muito acima da média. Que dão emprego a milhares de portugueses. Quepretendem alargar e investir no alargamento da sua produção em Portugal. Óbvio,que para os seus trabalhadores, isso é uma questão menor. O importante é mesmoa família.
Estou solidário com eles. Como estarei com todos os que reivindiquem o mesmo.
Por exemplo: se um trabalhador da Autoeuropa tiver de ir à farmácia ao sábado elá chegar e vir um letreiro dizendo: “Estamos fechados porque o sábado é para afamília”.
Ou se tiverem de ir a um Hospital. Ou se forem ao pão e virem lá um letreirodizendo " comam pão de ontem" porque o sábado é o dia da família. Ouse tiverem de ir a um super ou hipermercado. Ou se prometeram aos filhoslevá-los no sábado ao cinema. Ou se quiserem exercitar a cultura e forem a ummuseu. Ou se forem ao Jardim Zoológico. Ou se quiserem ir beber um café àpastelaria lá do sítio. Ou se alguém da família faz anos e vão todos jantar aorestaurante. Ou se quiserem ir ao barbeiro ou cabeleireiro, porque durante asemana não há horário que o permita. Ou se tiverem de fazer a depilação, e ohorário da semana também não o permitir.... Podia dar aqui milhares deexemplos…….. Todos aqueles(as) que trabalham nestas áreas, também têm família.E a esmagadora maioria deles recebe menos de metade do que eles recebem.
E sinto-me à vontade para escrever isto. Trabalhei durante 28 anos, aos sábados,domingos e feriados, sem receber a mais um único tostão. E hoje, se a minhaentidade patronal me solicitar que trabalhe ao sábado (domingo ou feriado) portroca por outro dia, terei de o fazer sem reclamar, sem receber e sem sequerter direito a fazer greve. E também tenho família, de que muito gosto. E comquem gosto de estar, principalmente ao sábado!
Portanto, ficam sabendo, estou solidário com todos os trabalhadores daAutoeuropa.
Espero que se lhes acontecer algo do que escrevi, não reclamem. Sejamsolidários também com todos os que não vos poderão servir, porque também têmfamília.
Desfrutem da vossa família ao sábado. E se a Autoeuropa entretanto fechar,sabem que podem contar com este vosso amigo para vos ajudar pagar o subsídio dedesemprego.”[/FONT]