Auto Europa

Não é preciso acordo nenhum. A empresa pode implementar o horário. Entendam isso de uma vez por todas. Não gostam ou Não querem procurem uma empresa que de melhores condições. É muito simples.
Eu sempre disse que, caso os contratos prevejam essa situação, sou de acordo que a administraçao implemente o horário...

Sobre os trabalhadores nao quererem e procurarem outra empresa, o mesmo é válido inversamente...Se a empresa nao está satisfeita, despede os trabalhadores que nao cumprirem os seus contratos...

Nem sei pq nao o faz...ultimamente só vejo malta a dizer que quer explorado pela AE...mao de obra nao ía faltar...

Se é para comparar com o melhor comparem com a porsche. Ou isso já não interessa? Haja paciência.

Já disse que interessa, mas faltam dados...Vamos lá entao comparar...mas tudo...

Temos portanto uma empresa do mesmo grupo da AE e mesma actividade...

Trabalham sol a sol...7 dias...li qq coisa de intervalos...prémios...mas convém ser mais claro...só para que todos percebam as motivações dos trabalhadores...

- Ordenado mensal - médio / Inicio ( tipo o de 660€ em PT)
- Subsidios Turnos/FS
- Outros Subsidios/Apoios/ Seguros
- Premios Anuais
- Regalias - Intervalos descanso/ outros
- Horario Semanal - Horas por semana ( 35/38/40?) /mapas
- Férias

Deduzo que, para ti, saber estas coisas é na hora...thats what friends are for...[;)]

Claro que nao me parece possível chegar-mos aos mesmos valores dos Alemaes...mas também nao esquecer que na Eslováquia ficaram com um ordenado médio de 1800€...que em Portugal equivalia aos trabalhadores da AE levarem 2500€ brutos...

Ás tantas ainda estamos lá por baixo em custos...ás tantas, a existir deslocalização, nao terá nada a ver com os trabalhadores...ás tantas, outros interesses económicos movem estes grupos...mas...ás tantas é muito mais fácil descarregar frustrações atrás de um pc...ás tantas nao é só algum do nosso povo...inveja há em todo o mundo...[:D]

Não é preciso acordo nenhum. A empresa pode implementar o horário. Entendam isso de uma vez por todas. Não gostam ou Não querem procurem uma empresa que de melhores condições. É muito simples.

Isso funciona na tua empresa ou em tua casa . Existem regras , direitos e deveres para cada área e sectores , são as bases das sociedades . Neste caso é o trabalho , os funcionários da Autoeuropa lutam para apenas para manter o que existe no acordo em vigor .
Se queres ajudar a Autoeuropa faz uma equipa vai para lá ao domingo trabalhar de borla.

Não é preciso acordo algum? Lá agora... [:)]

A entidade patronal e o trabalhador assinaram um contrato que convém que seja respeitado por ambas as partes, qualquer alteração que lhe seja feita deverá ser de comum acordo.

O trabalhador não é obrigado a aceitar as novas regras sem o seu consentimento e até pode dar origem a uma valente indemnização por parte da entidade que o contratou.

Mas isto não invalida que não existam funcionários que aceitem as novas condições, cada cabeça sua sentença. Caberá depois à entidade patronal resolver o problema da disponibilidade de pessoal para os horários e as funções de que necessita.

O que pode acontecer é os contratos ou até mesmo alguma Lei laboral dizerem que, caso seja necessário poderam ter de o fazer...a questão será enquadrar essa necessidade e demonstrar que a alteração do horário é a única solução para combater essa necessidade...pode andar por algo do género...ou simplesmente pode estar tudo mais transparente no contrato dos trabalhadores...ou de alguns apenas...

Última edição:
Mas então quais seriam os critérios justos para trabalhar ao sábado?

E já ouvi várias versões dava jeito saber de quantas em quantas semanas é suposto fazer-se o sábado.
Justo mesmo era criar condições às outras fábricas ao nível de produção diária. Aumentar a capacidade da fábrica. Mas justo seria pagar o mesmo que pagavam até agora, seria uma compensação justa para os lucros que a empresa irá ter.
Quanto ao número de sábados é relativo, há 6 horários distribuídos por todos os que lá trabalham, e tanto podes trabalhar dois sábados de seguida como três ou quatro.
Depende da escala de cada um.

Não é preciso acordo algum? Lá agora... [:)]

A entidade patronal e o trabalhador assinaram um contrato que convém que seja respeitado por ambas as partes, qualquer alteração que lhe seja feita deverá ser de comum acordo.

O trabalhador não é obrigado a aceitar as novas regras sem o seu consentimento e até pode dar origem a uma valente indemnização por parte da entidade que o contratou.

Mas isto não invalida que não existam funcionários que aceitem as novas condições, cada cabeça sua sentença. Caberá depois à entidade patronal resolver o problema da disponibilidade de pessoal para os horários e as funções de que necessita.

Estás a falar claramente do que não sabes. Nesta situação não é necessário acordo algum. Não é por tu dizeres que é preciso que é.

Se se compara com serviços é porque não tem nada a ver. Se se fala em centenas de fábricas que trabalham ao fim de semana é porque são trabalhadores submissos e que não lutaram pelos seus direitos. Acho que tem razão. Lutem para trabalhar só das 9 as 17. Comparem se com a porsche. Receberam mais de 9000 euros de prémio é descanso a todas as horas. Lutem para ganhar o mesmo que na alemanha. Não fazem o mesmo que eles? Mas espera. A autoeuropa só cá está porque os carros ficam mais baratos que na alemanha. Para custo aproximado fazem os carros lá. Isto é válido para todas as empresas estrangeiras que estão em Portugal. Mas continuem a vossa luta. Não ponham depois a culpa aos outros se as coisas não correrem bem.
Acho que tens um défice a interpretar textos desculpa que te diga. Mudas as peças do tabuleiro conforme te dá jeito e inventas cenários que eu ou outro qualquer não disse só para saíres por cima. Vê lá se percebes o português mais uma vez... Eu sei que há 1500 fábricas em Portugal a trabalhar com horários 24/7, não disse que quem trabalha nesses horários é submisso, só é quem trabalha e se queixa cá para fora e não faz nada para tentar mudar esse cenário. Compreendes???
Nós só queremos ter o mesmo direito que existem em outras fábricas da vw, não na fábrica de conservas ou de sapatos porque não são esses os nossos patrões. E quando falo em direitos não é obviamente ganhar o mesmo que eles na Alemanha porque isso seria impossível absurdo, se não os alemães não teriam vantagem nenhuma em estar cá. As condições são ao nível de ferramentas de trabalho, uma linha com capacidade instalada suficiente para termos a mesma dignidade das outras fábricas e trabalhar durante a semana e ao fim de semana de necessário. Já não falo só nas fábricas na Alemanha falo em todas!
Também obviamente os ordenados teriam de ser actualizados pelo menos mais 5% este ano e o próximo e como vês não é nada de impossível o que se pede. Os prémios que falas dizem respeito à vários índices sendo sempre o mais importante a produtividade? Qual será a produtividade desta fábrica nos próximos dois anos e qual será os prémios que serão pagos? Nem 1 terço do que os senhores da porsche ganharam, no entanto vamos ser tão ou mais produtivos que eles. Só pedíamos 1 quarto do prémio. É muito?
Pá podia continuar, mas aqui ninguém pede coisas à maluca m, pede com pés e cabeça, coisas que a empresa pode muito bem pagar. Só ainda não ouvi foi ninguém aqui dizer quanto ganha uma superintendente ou super visor ou um área manager de prémio ao fim do ano....

Última edição:
Nunca disse que ia haver investimentos na Eslováquia. O que eu disse foi para te manteres atento às notícias de lá para ver se o facto de serem aumentados como foram não põe em causa futuros investimentos. Acho que não queres é perceber.

Se é para comparar com o melhor comparem com a porsche. Ou isso já não interessa? Haja paciência.

Sim amigos. Sabes o que é? Sim amigos que conhecem várias fábricas na alemnha. É sim trabalham ao sábado e domingo. É sim horários bem piores que os que querem implementar na autoeuropa. Aliás na república checa também trabalham ao sábado e domingo. Nas notícias só passam as informações que interessam. Nem sempre é a realidade.
Nas fábricas da vw ninguém têm horários piores e não são obrigados a trabalhar ao fim de semana.

isso é o que tu estás a dizer. e fico-me por aqui.
Entao?...os teus amigos que conhecem fabricas na Alemanha nao te arranjam os dados/condicoes que dao tanto animo aos Alemaes?...

23 Março 2017
http://www.thedrive.com/news/8568/a...es-in-germany-to-receive-9111-bonus-this-year

Menos de um ano depois...08 Janeiro 2018
http://www.labour-reporter.com/article/35585-german-industrial-workers-stage-strikes-in-pay-dispute/

Entretanto a Industria Alemã começa a luta ( sim, lá tb há sindicatos ) pelas 28 Horas semanais...( um dos motivos qu alegam=> terem mais tempo para os filhos [:D]...)
http://www.businesstimes.com.sg/ene...n-metalworkers-start-strikes-for-28-hour-week

Uma perspectiva mais para a vertente humana e menos para a económica...acho que nao diz tudo...nao é tudo...nao vale tudo...
https://raquelcardeiravarela.wordpress.com/2017/09/26/a-vw-auto-europa-produz-valor/

Alemanha...No resto da Europa é igual...metam-se na vossa vida e lutem como puderem para que seja melhor...

Estás a falar claramente do que não sabes. Nesta situação não é necessário acordo algum. Não é por tu dizeres que é preciso que é.
E tu sabes?...no inicio dizias que todos os contratos previam isso...depois que pelo menos os mais recentes...Se apenas sabes o que te dizem os teus amigos bem que podemos esperar sentados...

Exacto ele dá uma opinião e vocês " fuzilam-no " só porque sim.

Mesmo ao género de " as minhas ideias é que contam e os outros que se lixem "

Continuem com essa parvalheira que vão longe, sem ouvir as opiniões dos outros.

Voltar
Superior