Bateria Morta?

rve

New member
Boa tarde,

Tenho um VW Polo 1.2 Live+, gasolina, 2007 que não pega.
Quando tento abrir a porta com o comando da chave, não funciona.
Ao dar à chave na ignição, o painel acende normalmente, ouvem-se uns estalidos, o painel desliga e não pega.
Tentei arrancar com alimentação através de cabos ligados a uma VW Golf Variant 1.9 Tdi, 2008 e não funcionou.

Como poderei verificar se a bateria está morta (e nem com cabos arranca)?
Será que com um carregador de bateria, ex. Einhell 12 Amperes, consigo recarregar a bateria?

Obrigado.

Os estalidos são os relés a tentar atracar. Já me aconteceu uma vez isso e um conselho:

NÃO INSISTAS.

O esforço dos relés pode causar que um ou outro falhe e depois será preciso trocar uma placa inteira (também já me aconteceu, e não foi barato!!!).

O estado da bateria podes ver com um multímetro: se estiver abaixo dos 12,0-12,5 V é para trocar. O normal em novo é cerca de 13,0-13,5 V. Só acho estranho não ter pegado com os cabos, mas pronto.. 99,9% chances de ser bateria.

Vou tentar arranjar um multímetro. para fazer essa verificação.
Assumindo que o motor de arranque está OK, com um carregador de bateria, ex. Einhell 12 Amperes, conseguirei recarregar a bateria?

Obrigado.

O estado da bateria podes ver com um multímetro: se estiver abaixo dos 12,0-12,5 V é para trocar. O normal em novo é cerca de 13,0-13,5 V.

A tensão na bateria não é um indicador fiável do seu estado. Uma bateria pode ter 13 V e estar morta.

O que interessa é a potência que consegue fornecer, que envolve não só a tensão mas principalmente a corrente que consegue debitar.

Já agora, com um booster dá para fazer pegar. Só não funcionará se for o motor de arranque (0,1%) :)
Vou tentar arranjar um multímetro. para fazer essa verificação.
Assumindo que o motor de arranque está OK, com um carregador de bateria, ex. Einhell 12 Amperes, conseguirei recarregar a bateria?

Obrigado.

A tensão na bateria não é um indicador fiável do seu estado. Uma bateria pode ter 13 V e estar morta.

O que interessa é a potência que consegue fornecer, que envolve não só a tensão mas principalmente a corrente que consegue debitar.
Como é que consigo fazer essa medição?

Carregador: sinceramente não tenho a certeza que funcione... mas se tens o carregador, tenta. Deixa umas horas a carregar e tenta dar à chave.

Última edição:
Ligas os pólos do multímetro aos da bateria e lês o mostrador.

Convém é ter o cuidado de regular o multímetro para "DC voltagem". Se tiveres regulado como amperímetro vais dar cabo do fusível de proteção.. oops :)
obrigado pela dica, mas a pergunta era mesmo para o utilizador "eu", que referiu
"A tensão na bateria não é um indicador fiável do seu estado. Uma bateria pode ter 13 V e estar morta.

Há pouco consegui pôr o carro a trabalhar com os cabos. Após 3 ou 4 minutos a trabalhar...foi-se abaixo. Aconteceu 2 vezes.
Palpites?

Bateria ou alternador, mas a ideia que fica é que isso não está a carregar eventualmente alguma ligação entre bateria e alternador a falhar, uma coisa que deves confirmar é se os bornes da bateria estão bem apertados ou isolados.
Se a bateria for a de origem mais vale logo meter uma nova.

Bateria ou alternador, mas a ideia que fica é que isso não está a carregar eventualmente alguma ligação entre bateria e alternador a falhar, uma coisa que deves confirmar é se os bornes da bateria estão bem apertados ou isolados.
Se a bateria for a de origem mais vale logo meter uma nova.
Penso que esta bateria terá 1 ano, comprada na Midas. Resta saber se encontro a factura por causa do período de garantia.
Já agora qual a bateria que recomendam?

Como é que consigo fazer essa medição?

Só com um aparelho próprio, como este:

Lancol-MICRO-468-Portable-Car-Battery-font-b-Tester-b-font-font-b-12V-b-font.jpg

Qualquer oficina te faz o teste...

Nota: sempre que este tema vem à baila aparece sempre alguém com a ideia do voltímetro para medir a tensão. É um método errado, pois a tensão em vazio pouco nos diz sobre a capacidade da bateria.

Voltar
Superior