Baterias "normais" vs Baterias de gel

eu acho que não compensa o investimento para anda no "tt de brincar" isso é bom é para quem faz triais (plus e cnt) e faz uso constante do guincho ou outro aparelho electrico!

Eu quando comprei o jipe trazia uma bateria toda ranhosa, ainda ponderei comprar uma optima, mas depois apareceu-me uma CAT barata, até hoje nunca me arrenpendi, ja la vão 4 anos

Pela experiência que tenho em baterias , especialmente para alimentadores de emergência as de Gel são sem duvida superiores em durabilidade e manutenção ( não é praticamente necessária) . São especialmente usadas quando a questão da manutenção é algo dificil de realizar como por exemplo as mesmas estão a assegurar a alimentação de emergência de um retransmissor em que por norma é complicado aceder ao mesmo . No caso das viaturas eu tenho uma de gel no meu Carisma e já la vão seis anos sem problemas e já com pelo menos uma descarga completa . Nos outros carros tenho normais e por norma não dão problemas embora por exemplo a da Peugeot 307 HDI já foi trocada com apenas dois anos por estar a perder a potencia dísponivel especialmente em dias frios .
Tambem me parece que as de Gel reagem melhor ao Inverno .
Agora relativamente ao valor de cada uma julgo que não compensa adquirir uma de gel uma vez que uma normal dura em norma pelo menos quatro anos e as outras até mais dois anos .
Já agora o grande inimigo das baterias , é a falta de electrólito e as descargas completas sendo que duas ou mais descargas completas e quase seguidas fazem bateria morrer em pouco tempo .

citação:Originalmente colocada por pepelento

citação:Originalmente colocada por TerranoII

E existe algum problema de colocar duas baterias num jipe em que uma seja "normal" e outra de gel?
Sim um grande problema , os aerios €€€€€€:D:D

então se puseres duas de gel ai é que vais ter um granda problema.........vais á falencia!!!!!lol[:p][:p][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por pepelento

Pela experiência que tenho em baterias , especialmente para alimentadores de emergência as de Gel são sem duvida superiores em durabilidade e manutenção ( não é praticamente necessária) . São especialmente usadas quando a questão da manutenção é algo dificil de realizar como por exemplo as mesmas estão a assegurar a alimentação de emergência de um retransmissor em que por norma é complicado aceder ao mesmo . No caso das viaturas eu tenho uma de gel no meu Carisma e já la vão seis anos sem problemas e já com pelo menos uma descarga completa . Nos outros carros tenho normais e por norma não dão problemas embora por exemplo a da Peugeot 307 HDI já foi trocada com apenas dois anos por estar a perder a potencia dísponivel especialmente em dias frios .
Tambem me parece que as de Gel reagem melhor ao Inverno .
Agora relativamente ao valor de cada uma julgo que não compensa adquirir uma de gel uma vez que uma normal dura em norma pelo menos quatro anos e as outras até mais dois anos .
Já agora o grande inimigo das baterias , é a falta de electrólito e as descargas completas sendo que duas ou mais descargas completas e quase seguidas fazem bateria morrer em pouco tempo .

A bold esta uma coisa muito importante... As de gel são muito mais resistentes as grande amplitudes termicas. Muito frio ou mto calor retiram anos de via a uma bateria normal. A minha ex bateria morreu depois de Marocos e tinha um ano e meio...

passei nesse dilema há dias, a bateria do GR morreu

opções:
baterias de 95 Ah marca branca a 80-90 €
bateria de marca 90 Ah 150 €
bateria de gel Optima Red Top 50 Ah* 165 €

conclusão : optei por Optima Red Top (que vou buscar amanhã) porque a diferença de preço para uma bateria de marca é mínima e de supermercado eu não queria

* porque só 50 Ah nas Optima? porque segundo eles e tratando-se de uma bateria de arranque o importante não são os Ah, mas sim a corrente transmitida no arranque, e que ronda os 600 CCA numa tradicional bateria de 90 Ah contra os 815 desta Optima.

Isto porque eu não tenho guincho nem luzes adicionais: se tivesse a opção certa seria a Yellow Top mais cara cerca de 50€

Pode-se dizer que é tudo uma questão de necessidade e/ou fiabilidade.

A reter sobre as baterias de GEL
- são mais resistentes às amplitudes térmicas
- maior durabilidade em condições normais e extremas
- maior poder de arranque
- mais leves que as baterias convencionais
- mais resistentes a vibrações e impactos

;)

citação:Originalmente colocada por marcunha

passei nesse dilema há dias, a bateria do GR morreu

opções:
baterias de 95 Ah marca branca a 80-90 €
bateria de marca 90 Ah 150 €
bateria de gel Optima Red Top 50 Ah* 165 €

conclusão : optei por Optima Red Top (que vou buscar amanhã) porque a diferença de preço para uma bateria de marca é mínima e de supermercado eu não queria

* porque só 50 Ah nas Optima? porque segundo eles e tratando-se de uma bateria de arranque o importante não são os Ah, mas sim a corrente transmitida no arranque, e que ronda os 600 CCA numa tradicional bateria de 90 Ah contra os 815 desta Optima.

Isto porque eu não tenho guincho nem luzes adicionais: se tivesse a opção certa seria a Yellow Top mais cara cerca de 50€

Nem mais. As "red top" para arranque e as "yellow top" para arranque e ciclo contínuo de carga. Para quem tem consumos eléctricos adicionais pesados, as amarelas são mais indicadas. Em caso extremo, as azuis, marítimas. Mas estas não são muito aconselháveis.

Vivas,

Para colocar baterias a funcionar em conjunto e continuo é aconselhável (muito aconselhável) serem idênticas. Se uma permanecer "fora" de serviço continuo e só fôr para ligar ocasionalmente, tudo bem.

Abraço,
Nuno

C&S na expo,ao lado do pingo doce nas traseiras do entreposto ...ali perto do aki de quem vem da estação do quim ...não me lembro do nome da rua....não só para baterias vale a pena passar por lá ;)

essas baterias de gel só são boas para utilizar guinchos por darem uma grande descarga e por não ser preciso manutenção e tal...mas por exemplo se o alternador berrar ficam bem mais depressa a pé do que com uma dita normal de 100ah

eu não concordo quando dizem que as bateria de gel dão mais poder de arranque! Eu tenho a minha Cat e aquilo liga uma buldozzer na boa! Agora n comparem é com baterias do lidl ou coisas parecidas! E a minha bateria não foi cara, custou-me 80 aérios!!

O não ter manutenção é que um ponto a favor, bem como a durabilidade e a resistencia a ambientes adversos! mas por vezes nem compensa o investimento!

Voltar
Superior