Batida em AE - Dúvidas

• Thread starter Thread starter J
  • Start date Start date
desculpa a minha ignorância, mas o que é uma apetarda?:confused:

[:D] [:D] [:D] [:D]

Acho que quis dizer "apertada"?

Já respondeste anteriormente... [;)]

Concordo contigo, numa AE sem portagens a concessionária está na mesma obrigada a assegurar as condições de circulação, nomeadamente a ausÊncia de objectos na via.

eu tenho postado para casos similares, sem olhar bem ao que o autor do tópico postou (mea culpa[:D] )

Nas AE's não portajadas, a questão não é tão pacifica, contudo, é maioritária a posição de que impende a mesmissima responsabilidade sobre a concessionária[;)]

Penso que de facto faz sentido, mas como podia existir variantes pelo facto de não ter portagens achei por bem referir esse pormenor. Obrigado

Uma apetarda é um pássaro do tamanho de um perú e que voa.

São muito vulgares no Alentejo. Ao longe podem ser confundidas com uma cegonha.

OFF-TOPIC:

Abetarda é uma ave conhecida por voar baixinho e não passar dali :)

P.S. Desculpem-me o off-topic...

Last edited:
Afinal sempre estava mal escrito.

A Abetarda ou Abetarda-comum de nome científico Otis tarda tarda é uma das aves de maior tamanho da avifauna europeia sendo uma das espécies voadoras mais pesadas do mundo.

Apresenta um grande dimorfismo sexual, o macho é 2 a 4 vezes mais pesado e 50% maior que a fêmea. É a maior das espécies de otidídeos, chegando os machos a atingir 260cm de envergadura de asa e um peso que varia entre 8 e 16 kgs. Em Portugal (Castro Verde) há relatos, não confirmados, de indivíduos com 17 kgs.

Em Portugal a população está estimada em 1150 aves (Pinto et al., 2005) e a sua distribuição limita-se praticamente ao Alentejo. Na época de reprodução, observa-se a aglomeração da quase totalidade dos animais em dez áreas: Alter do Chão, Monforte, Vila Fernando, Veiros, Campo Maior, Elvas, Évora, Mourão, Cuba/Vidigueira e Campo Branco (Castro Verde).

Afinal sempre estava mal escrito.

A Abetarda ou Abetarda-comum de nome científico Otis tarda tarda é uma das aves de maior tamanho da avifauna europeia sendo uma das espécies voadoras mais pesadas do mundo.

(Castro Verde).

[:)] [:)] [:)]

Peço desculpa, por ter considerado um lapso de escrita, apesar do pequeno erro, não conhecia tal "raça" de ave[;)]

Sinceramente, nos casos das aves, e esta é mais uma opinião pessoal que legal, creio que mais dificilmente poderá ser atribuida a responsabilidade à concessionária, já que não pode controlar o "espaço areo".[;)] a responsabilidade da brisa é assegurar o correcto funcionamento da via, estrada, livre de perigo. No caso das pedras provenientes das pontes, a responsabilidade da brisa era não haver nada que impedisse de atirar pedras, com as redes apesar de eventualmente ainda poder ser atirada uma pedra, já a sua responsabilidade está mais reduzida
A única possibilidade era circularmos em tuneis ou envoltos em redes.

Last edited:
Uma apetarda é um pássaro do tamanho de um perú e que voa.

São muito vulgares no Alentejo. Ao longe podem ser confundidas com uma cegonha.

se for uma ave, uma pedra arremessada de um viaduto, etc...já é muito mais complicado.

Aliás, até com toupeiras já é mais complicado...

agora, cães e gatos, é limpinho[:D]

Back