Bicicletas: como transportá-las num carro?

citação:Originalmente colocada por lpsimaof

Esta é a resposta da DGV à questão colocada por mim quanto ao transporte de bicicletas atrás.

"Em resposta ao seu pedido de esclarecimento, informa-se que, de acordo com o estabelecido nas alíneas c) e g) do n.º 3 do artigo 56.º a carga transportada nos veículos destinados ao transporte de passageiros ou mistos, não pode reduzir a visibilidade do condutor, nem ultrapassar os contornos envolventes do veículo, tendo que ficar salvaguardada a correcta identificação dos dispositivos de sinalização e de iluminação e da matrícula.

Deste modo, as bicicletas devem ser transportadas preferencialmente no tejadilho dos veículos. No entanto, tendo em conta o previsto na b) do n.º 1 do artigo 25.º do Regulamento de Autorizações Especiais de Trânsito, aprovado pela Portaria n.º 387/99, de 26 de Maio, se não excederem a largura do veículo, não taparem a matricula, bem como os dispositivos de identificação dos dispositivos de sinalização e de iluminação do veículo, nem ultrapassarem 450 mm para a retaguarda, além do contorno envolvente do veículo, excepcionalmente, podem ser transportadas à retaguarda desde que respeitem estas condições."

Belo esclarecimento, obrigado
Já agora, se alguém quiser transportar a bicicleta atrás do carro legalmente, terá que soluccionar o problema das luzes e matrícula.
Uma das hipóteses é comprar na decathlon umas luzes já preparadas par ao efeito com suporte de matrícula. agora como se ligam as luzes não sei.

Eu quando levo a minha deito os bancos de trás, meto um "lençol" em cima dos encostos dos bancos onde toca a suspensão, tiro a roda da frente e meto a bicicleta lá para dentro.

Em cima não transporto porque não tenho barras e não quero ter! Acho que dava cabo da bicicleta na primeira curva.

citação:Originalmente colocada por foo

Eu quando levo a minha deito os bancos de trás, meto um "lençol" em cima dos encostos dos bancos onde toca a suspensão, tiro a roda da frente e meto a bicicleta lá para dentro.

Em cima não transporto porque não tenho barras e não quero ter! Acho que dava cabo da bicicleta na primeira curva.
Acredita que é a melhor maneira de transportar.
O maior problema é o investimento inicial.

citação:Originalmente colocada por Francisco

Pois é, mas fiquei traumatizado desde que vi um gajo com 2 bicis do best num suporte e ia a estacionar e acertou com elas mesmo num ramo duma arvore. Ele não percebeu logo então suporte dobrou todo e acho que tambem atingiu um bocado o carro. Eu distraido como sou ainda me esperava algo do genero. [8)]

citação:Originalmente colocada por Francisco

Pois é, mas fiquei traumatizado desde que vi um gajo com 2 bicis do best num suporte e ia a estacionar e acertou com elas mesmo num ramo duma arvore. Ele não percebeu logo então suporte dobrou todo e acho que tambem atingiu um bocado o carro. Eu distraido como sou ainda me esperava algo do genero. [8)]
Eu já deixei cair uma bicla do carro em andamento.
Passei a andar com material bom e com atenção.
Já usei de tudo, e continuo a achar que é a melhor solução.

Eu nos ultimos 2 anos tenho transportado as bikes atras, num suporte que comprei na norauto que encaixa no gancho do reboque. Nao ha toques das bikes na carrocaria, nao ha aquele chocalhar habitual dos suportes traseiros de fitas, tem iluminacao propria e matricula independente. Prezo a minha traseira, pois costumam andar la 8.000€ investidos.
Ja utilizei os suportes no tejadilho resultado: bikes constantemente sujas, imensos mosquitos mortos, ganhava mais ferrugem e oxidacao de algumas peças, no final de algumas viagens tinha de lubrificar novamente as bikes. O consumo disparava, o ruido aerodinamico era constante, so a curvar é que melhorava.
Tenho seguro para o transporte das mesmas e de qualquer atrelado, pode sair 10% mais caro na apolice, paciencia, tambem tenho o livrete do carro com a inscricao de serviço de reboque.
Infelizmente a lei é um tanto absurda, 45 cm é muito pouco curto, isso nem dá para um guiador...

A minha acabou por ir assim:

2006115234411_01.JPG

Este Verão, muito ela passeou :D;)

200611523464_02.JPG

Que saudades... [B)][B)][B)]

É só tirar a roda da frente, para caber melhor (nem era preciso, mas ao menos assim, vai a chapeleira em baixo, e não se vê o que vai lá dentro), como é rápido a tirar a roda, não me importo com isso, e vai bem ali atrás. ;)

Comercial Powa :D;)

Traveller obrigado, vou tentar saber mais sobre isso, é que realmente na origem, é um estouro... [:0]

Obrigado;)

n se eskecam mas é de tirar as barras de transporte das bikes lol pra n darem akela pinta de ze desportista a passear 360dias pos ano com os suportes das bikes no carro e so usarem 5dias por ano pra transportar as bikes pra ferias lol

Boas,

Não se esqueçam que só o facto de andarem com os acessórios montados aumenta o consumo de combustível principalmente em trajectos de AE.

Portanto comprem dos mais fáceis de desmontar para não andarem com eles o ano todo.

Voltar
Superior