Bicicletas representam 9% do trânsito alemão!

Mesmo que não fosse tudo a altos e baixos, e houvesse ciclovias, os Ibiza TDI chiptuning e STCP/Carris/Camionetas do Alberto Pinto (Valpi) entre outros não davam hipotese!

Aqui no Porto era impossivel infelizmente....
Ja a pé... é o terror. Subidas assustadoras (porque nem sempre é pra descer) :|

Pratico Btt todos os fins de semana com um grupo de amigos, por esse motivo tenho 2 bikes.
Venho muitas vezes para o escritório de bicicleta, sempre que quero ir visitar os meus pais que moram a 5 km, e não tenho os minutos contados, monto na bike e vou a pedalar.
Posso-vos dizer que sou alvo constante de criticas por ter essa atitude...
O povo português é extremamente comodista e preguiçoso neste aspecto, e têm uma falta de respeito brutal pelos ciclistas na estrada.

Acontece(u) o mesmo aqui.

Começo por dizer que pratico BTT e gosto muito de andar de bicicleta. Agora vocês estão a comparar alhos com bogalhos e a misturar tudo...

Comparar as cidades portuguesas (aveiro é a excepção) com cidades do norte da europa (não conheço munster mas conheço bem as cidades holandesas) é simplesmente estúpido...

Porquê?
  1. A inclinação máxima nestas cidades é 2%
  2. Existem ciclovias para todo o lado
  3. Existem parques de bicicletas em todas as estações de comboios. E não estou a falar de um ferro com 3 metros, estou a falar de parques de bicicletas com 3 ou 4 pisos!
Não tem nada a ver com chefes e não chefes, a única razão pela qual o pessoal em Portugal não anda de bicicleta é porque as cidades não estão adaptadas para tal! E a culpa não é só das câmaras que não constroem ciclovias, é de D. Afonso Henrriques que decidiu invadir este bocado de terra cheio de altos e baixos (pelo menos não vamos ficar debaixo de água quando os glaciares decirem derreter).

Sinceramente vocês já se imaginaram a chegar ao trabalho de manhãzinha todos transpirados e a cheirar a cavalo? Já andaram em Lisboa de bicicleta? É que eu já e só vos posso dizer que é a mesma coisa que ir jogar futebol de fato e gravata, não podemos circular na estrada porque somos logo passados a ferro por um senhor da carris, não podemos circular nos passeios porque senão somos nós quem cilindramos a lizete que anda a ver as montras ou cada vez que apanhamos uma subida e vamos com os bafos de fora logo passa um autocarro a descarregar todo o CO2 directamente para os nossos pulmões.

Epá isso é a forma de pensar da maioria das pessoas, se pensarem fora da caixinha de areia por uns segundos até se pode ver que muita, mas muita gente mesmo, ainda que não fosse de bicicleta poderia apanhar o comboio ou o metro até ao trabalho e andar aqueles penosos metros desde a estação até ao local de trabalho, só essa mudança já iria ajudar minimamente o tipico preguisoço português.

Eu quando trabalhava na João XXI levava o meu carro até á estação da amadora, apenas porque os transportes da Lisboa Tranportes são tão fiáveis como as afirmações do Sócrates, e dai seguia de comboio para Entrecampos onde fazia o resto do caminho a pé.

Era do best e digo que até ia de bike se houvessem vias para isso uma vez que pelo caminho não existem grandes desniveis.

Aliás exemplo do meu sogro que vai de bicla até um ponto da cidade de hamburgo, apanha o bus e segue o resto do caminho a pé até ao local de trabalho e mesmo cá em PT só não anda mais de bike por causa dos condutores que não respeitam o pessoal.

É uma questão de mentalidade que convinha vir a ser alterada.

Em Aveiro não sei, mas tenho passado em Ilhavo e nas Gafanhas e muita gente anda de bicicleta.

Excelente análisa, concordo em particular com os pontos em bold.

Em relação aos pontos a bold também concordo, verifico isso nas respostas e reações das pessoas quando são confrontadas com a questão de "pedalar mais e andar menos de automóvel", acreditem que a pouca adesão não se deve só ás subidas e as possiveis suadelas, o factor comodismo e "dar nas vistas" também influencia muito.

Quanto aos ciclistas, como em tudo na sociedade, também conheço muitos que gastam fortunas em bikes e equipamento para mostrar e afirmarem a sua superioridade financeira e meia duzia de passeios depois as penduram no fundo da garagem.

Epá isso é a forma de pensar da maioria das pessoas, se pensarem fora da caixinha de areia por uns segundos até se pode ver que muita, mas muita gente mesmo, ainda que não fosse de bicicleta poderia apanhar o comboio ou o metro até ao trabalho e andar aqueles penosos metros desde a estação até ao local de trabalho, só essa mudança já iria ajudar minimamente o tipico preguisoço português.

Eu quando trabalhava na João XXI levava o meu carro até á estação da amadora, apenas porque os transportes da Lisboa Tranportes são tão fiáveis como as afirmações do Sócrates, e dai seguia de comboio para Entrecampos onde fazia o resto do caminho a pé.

Era do best e digo que até ia de bike se houvessem vias para isso uma vez que pelo caminho não existem grandes desniveis.

Aliás exemplo do meu sogro que vai de bicla até um ponto da cidade de hamburgo, apanha o bus e segue o resto do caminho a pé até ao local de trabalho e mesmo cá em PT só não anda mais de bike por causa dos condutores que não respeitam o pessoal.

Se leres bem os meu post até vês lá que faço referência a parques de bicicletas (a sério) junto ás estações de comboios... No final até dissemos a mesma coisa, só que eu não desenvolvi a questão dos transportes públicos (porque não era isso que estava a ser debatido no tópico). [;)]

Portanto, eu até penso fora da caixinha de areia, pelo menos o suficiente para perceber que há uma diferença enorme entre Portugal e a Alemanha e que Portugal não tem condições para que a população circule de bicicleta devido ao seu terreno acidentado.

Sim seria excelente que todos pudéssemos andar de bicicleta (como disse antes sou um praticante fervoroso de BTT), poupávamos muito o ambiente e as contas dos hospitais (sim esqueceram-se de referir que nessas cidades o número de pessoas obesas é extremamente baixo), mas pura e simplesmente não temos condições para isso. Acho que devemos deixar de debater utopias e concentrarmo-nos no que realmente interessa: transportes públicos eficazes. Enquanto eu tiver que apanhar 2 autocarros, 1 metro e novamente outro autocarro e demorar entre 1h30m a 2h para fazer 10km que faço de carro em 20minutos tenho muita pena mas vou de carro. Já para não falar que o preço do passe dá para 1 depósito e meio...

Em relação aos pontos a bold também concordo, verifico isso nas respostas e reações das pessoas quando são confrontadas com a questão de "pedalar mais e andar menos de automóvel", acreditem que a pouca adesão não se deve só ás subidas e as possiveis suadelas, o factor comodismo e "dar nas vistas" também influencia muito.

Quanto aos ciclistas, como em tudo na sociedade, também conheço muitos que gastam fortunas em bikes e equipamento para mostrar e afirmarem a sua superioridade financeira e meia duzia de passeios depois as penduram no fundo da garagem.

Epá vamos ser sérios, e falo no caso de Lisboa porque é onde trabalho. Vocês acham mesmo que a maioria leva o seu utilitário para o trabalho para dar nas vistas? Porque raio quero dar nas vistas parado na 2ª circular no meio tantas centenas de carros?

Digam-me lá, vocês acham viável fazer 5,10,15,20km de fato com uma mochila com o portátil ás costas? Acham viável por exemplo vir da zona da linha, subir o monsanto, descer o monsanto, subir campolide, descer até ao marquês subir a fontes pereira de melo, tudo isto de fato e chegar ao trabalho a tempo e horas e apresentável para lidar com clientes? Vejo aqui muita gente a atirar pedras, mas gostava de perguntar, quantos de vocês já realmente andaram de bicicleta dentro de Lisboa? Quantos já tentaram ir para o trabalho de bicicleta?

n sei se tras a falar da CGD mas faz-se bem até lá mm a pé! lol vou lá poucas x... :p [:D]

Epá vamos ser sérios, e falo no caso de Lisboa porque é onde trabalho. Vocês acham mesmo que a maioria leva o seu utilitário para o trabalho para dar nas vistas? Porque raio quero dar nas vistas parado na 2ª circular no meio tantas centenas de carros?

Digam-me lá, vocês acham viável fazer 5,10,15,20km de fato com uma mochila com o portátil ás costas? Acham viável por exemplo vir da zona da linha, subir o monsanto, descer o monsanto, subir campolide, descer até ao marquês subir a fontes pereira de melo, tudo isto de fato e chegar ao trabalho a tempo e horas e apresentável para lidar com clientes? Vejo aqui muita gente a atirar pedras, mas gostava de perguntar, quantos de vocês já realmente andaram de bicicleta dentro de Lisboa? Quantos já tentaram ir para o trabalho de bicicleta?

E desses, quantos não provaram já o pára-choques de um fogareiro? [:D]

E desses, quantos não provaram já o pára-choques de um fogareiro? [:D]
eu ja provei! felizmente o gajo pagou os estragos!

e portugal deve existir uma percentagem de 9% a circular de bicileta na faixa etaria entre os 10 e os 18 anos! lol

dps tiram a carta e nunca mais kerem saber da bicla! lol

Em Aveiro não sei, mas tenho passado em Ilhavo e nas Gafanhas e muita gente anda de bicicleta.

Nas Gafanhas quase que tiras um curso de condução defensiva graças aos ciclistas. Eu não me importo com eles, mas pelo amor da santa, façam sinais com os braços quando vão virar... Já quase atropelei 2 ciclistas que se esquecem que um carro não pode adivinhar para onde eles vão virar.

PS: Avenida José Estevão na Gafanha da Nazaré... Eu quando necessito ir lá vou a pé, demoro um pouco, mas não me arrisco a atropelar ninguem [:D]

Concordo que seja pouco prático o uso diário de bicicletas para nos deslocarmos para o trabalho (por todas as razões já aqui referidas e mais algumas..)

No entanto, e as motas?? Já imaginaram a diferença que existiria no trânsito se uns míseros 5% dos actuais automobilistas trocassem o conforto das suas viaturas por uma mota?
Não me venham com os argumentos de que faz frio, faz calor, chove, escorrega, amarrota o fato, etc, etc. Existe equipamento e soluções para resolver tudo isso.
Venho muitas vezes de mota para o trabalho (uma acelera 400cc) de fato e gravata e, faça chuva, sol, vento, etc, chego sempre impecável.

Acredito mesmo que bastava 5% dos automobilistas mudarem para que o trânsito tb mudassse completamente.
E as poupanças de tempo e dinheiro, são priceless...

Motas tenho medo por causa da segurança. Coisas que num carro se resolvem com poucas centenas de euros, de mota podemos acordar numa cadeira de rodas. :sh) Chamem-me paranóico se quiserem, é só uma opinião. E não pensem que eu sou anti-motard ou isso, muito antes pelo contrário. Eu tenho cuidado com as motos e, por exemplo, nos semáforos e isso até costumo dar um jeitinho para eles passarem. [;)]

Em cidades mais pequenas (Coimbra, Leiria, Évora e afins...) dá para andar de bicicleta, agora em Lisboa e no Porto, não estou a ver uma bicicleta na 2ª circular ou na VCI, LOL [:)]:confused:

Eu posso dizer que quando me tenho que deslocar, não uso bicicleta, quando são distancias superiores a 3km's... mas também não vou sempre de carro, prefiro usar os transportes [;)]

Atenção que não estou a "atirar pedras a ninguém", por acaso não moro em Lisboa, se fosse o meu caso certamente não iria trabalhar de bicla, estou consciente que é muito complicado e perigoso este tipo de prática na capital.
Estava-me a referir á malta da zona onde moro, onde felizmente muita gente pode ir a pedalar para o seu local de trabalho sem os problemas sentidos pelos ciclistas em grandes cidades com terrenos irregulares como Lisboa ou Porto e não o fazem por comodismo, claro que nem toda a gente o pode fazer, há profissões em que tal pratica não é possivel, não estou a ver um bancário ou um executivo a chegar ao escritorio a pedalar...
Felizmente tenho essa hipotese[;)] e sempre que posso aproveito para o fazer.

Em cidades mais pequenas (Coimbra, Leiria, Évora e afins...) dá para andar de bicicleta, agora em Lisboa e no Porto, não estou a ver uma bicicleta na 2ª circular ou na VCI, LOL [:)]:confused:

Eu posso dizer que quando me tenho que deslocar, não uso bicicleta, quando são distancias superiores a 3km's... mas também não vou sempre de carro, prefiro usar os transportes [;)]

Sabes que em Lisboa existem estradas para além da 2ª circular, não? :sh) [;)] Mas eu já vi ciclistas na 2ª circular (é perfeitamente legal), mas é preciso ser corajoso para andar de bicicleta na 2ª circular (excepto à hora de ponta! [:D] ).

Sabes que em Lisboa existem estradas para além da 2ª circular, não? :sh) [;)] Mas eu já vi ciclistas na 2ª circular (é perfeitamente legal), mas é preciso ser corajoso para andar de bicicleta na 2ª circular (excepto à hora de ponta! [:D] ).
Eu sei que existem, quem diz 2ª circular, diz Eixo N-S, VDG, 25 de Abril (As principais vias [;)]) e sinceramente não estou a ver ciclistas lá [:)]

Eu sei que existem, quem diz 2ª circular, diz Eixo N-S, VDG, 25 de Abril (As principais vias [;)]) e sinceramente não estou a ver ciclistas lá [:)]

Vais por outro lado... :sh) As pontes ok, mas a distância é tão grande que não dá para ir de bicicleta...

O pacxito está a falar bem. [;)] Não sei que raio de hype é esta de falar de bicicletas, não é viável cá. Isto era a mesma coisa que irmos para o Luxemburgo ou para a Suiça falar do transporte por barco e da energia das ondas como uma boa forma de gerar electricidade [;)]

Muitos já levam o carro até um certo ponto e optam pelos transportes públicos, outros vão e vêm de carro diariamente porque é mais rápido e cómodo.

Assim de repente a bicicleta em Lisboa, Porto ou Coimbra é boa para quem mora dentro da cidade e mora perto do emprego ou anda numa zona que seja razoavelmente plana.

Back