Binóculoos, Monóculos e Telescópios

O meu "menino" [:cool:].....na verdade adulto porque já tem uns 20 anos.

IMG-20180821-101641.jpg

Attachments

• IMG-20180821-101641.jpg
    IMG-20180821-101641.jpg
    85 KB · Views: 0
Vêem-se, quando são visíveis! Depende da época, quando estão alinhados com a terra não são visíveis.
Convém dizer também que fica uma imagem muito pequena.
Com um telescópio de 500x já vê os anéis mais definidos, mas só com tempo frio e limpo.
Eu pessoalmente gosto mais de ver as luas de Júpiter e as crateras da nossa lua. Mas lá está, só no inverno se conseguem uma boa imagem, no verão há muita "ondulação" térmica.
b960851a76dce6b496374fa6510e22df.gif
Sim, mas nas condições certas consegue-se ver bem. E tens razão, quanto mais frio e seco o tempo estiver, melhor se consegue ver.

Com 500x de ampliação já não é qualquer telescópio que consegue. No meu, se colocar uma ocular de 10mm, e um duplicador, consigo no máximo 180x, mas perde-se muita qualidade. E depois, qualquer toque que damos no tripé aquilo mexe tudo.

Por acaso, nos próximos dias vai estar um tempinho propicio para umas observações fixes.
O meu "menino" [:cool:].....na verdade adulto porque já tem uns 20 anos.

IMG-20180821-101641.jpg
Grande bacamarte! Esse já é qualquer coisa.

Grande bacamarte! Esse já é qualquer coisa.

8 polegadas de abertura. Cerca de 203 mm. Mesmo neste, a máxima ampliação útil seria à volta de 400x. Regra geral, a máxima ampliação aconselhada em função da abertura é de:
-50 x abertura (em polegadas) ou 2 x abertura (em milimetros)

Alguma ideia de como lubrificar o parafuso de focagem de um velhinho Skywatcher Dob 8 com mais de 20 anos?
A utilização desde há uns anos é muito esporádica e nem sempre as condições de armazenamento foram as melhores (humidade), agora o movimento na focagem não é fluído, sente-se resistência, o que dificulta acertar no ponto certo.
Já não tenho acessos aos fóruns de astronomia (os que ainda restam), a ver se me safo aqui [:D]

Tenho uns binóculos de 1954 acho que as lentes já têm algumas manchas talvez por fungos. Conhecem alguma casa em Lisboa e arredores que desmonte aquilo e faça uma boa limpeza?

Alguma ideia de como lubrificar o parafuso de focagem de um velhinho Skywatcher Dob 8 com mais de 20 anos?
A utilização desde há uns anos é muito esporádica e nem sempre as condições de armazenamento foram as melhores (humidade), agora o movimento na focagem não é fluído, sente-se resistência, o que dificulta acertar no ponto certo.
Já não tenho acessos aos fóruns de astronomia (os que ainda restam), a ver se me safo aqui [:D]

Tenta limpar a massa toda que ainda tem, e depois, naquela régua dentada, aplicar UM POUQUINHO de massa consistente. A seguir anda com o anel de focagem de um extremo ao outro para espalhar bem. Também tenho tido o meu mais tempo guardado que em utilização.:sh)

Mas alguma massa em específico?
Eu agora vou buscar motivação na vontade de mostrar à minha filha e tentar que ela se interesse, mas antes também teve muito tempo em que só saia da caixa 2 ou 3 vezes por ano. Ser dobsoniano não ajuda, é muito pouco prático de transportar.

Last edited:
Mas alguma massa em específico?
Eu agora vou buscar motivação na vontade de mostrar à minha filha e tentar que ela se interesse, mas antes também teve muito tempo em que só saia da caixa 2 ou 3 vezes por ano. Ser dobsoniano não ajuda, é muito pouco prático de transportar.

No meu usei massa consistente normal. O frasco mais pequeno que consigas comprar, já que aquilo gasta mesmo muito pouco. Tenho de voltar a pegar naquilo, já há quase 1 ano que não lhe mexo.

Mas é um hobby fixe, o problema é como dizes a logística. Um tubo de quase 1m, mais o tripé, mais os contra-pesos...

Houve uma vez que fui com o meu filho mais velho, na altura com 8 anos até a serra de Fafe, junto as eólicas, e fizemos lá uma noitada. O problema é mesmo que via um carro ao longe e tinha sempre receio de ser assaltado ou assim.

Falando nisso, estou a dever-lhe uma repetição da brincadeira. É um bom exercício de paciência, e dedicar umas horas a simplesmente contemplar os astros, em vez do écrans de telemóvel. [:D]

Também gostava de ter um telescópio e uma binóculos de jeito, não percebo é nada do assunto. Onde compram?

Tenho o meu há 4 anos, é um 130/650 Skywatcher Heritage / AWB Onesky - Comprei na telescopiomania
Mas antes de avançar para o telescópio andei uns tempos com uns binócolos, uns Celestron que ainda tenho mas não me lembro do modelo

No meu usei massa consistente normal. O frasco mais pequeno que consigas comprar, já que aquilo gasta mesmo muito pouco. Tenho de voltar a pegar naquilo, já há quase 1 ano que não lhe mexo.

Mas é um hobby fixe, o problema é como dizes a logística. Um tubo de quase 1m, mais o tripé, mais os contra-pesos...

Houve uma vez que fui com o meu filho mais velho, na altura com 8 anos até a serra de Fafe, junto as eólicas, e fizemos lá uma noitada. O problema é mesmo que via um carro ao longe e tinha sempre receio de ser assaltado ou assim.

Falando nisso, estou a dever-lhe uma repetição da brincadeira. É um bom exercício de paciência, e dedicar umas horas a simplesmente contemplar os astros, em vez do écrans de telemóvel. [:D]

O meu tem a agravante que não é tripé, mas aquela base em madeira que pesa uns 15kg e ocupa toda a bagageira de um utilitário...

O meu tem a agravante que não é tripé, mas aquela base em madeira que pesa uns 15kg e ocupa toda a bagageira de um utilitário...

Por outro lado... deve ter a vantagem de ser mais estável que com tripé. Esse é bom para quem morar numa zona escura, e fazer uma base no jardim para o fixar.

No já cheguei a meter um saco de areia pendurado no tripé para ele ficar mais estável.

Tópico interessante...

Que telescópio me aconselham até um limite de 200/250 ou 300 euros se for mesmo uma boa compra, que possa ver a Lua e Saturno como mencionam acima?
Com um telescópio destes é possível ver a menos de 1km ou só funciona mesmo para objetos longínquos?
Não percebo nada deste assunto. Tive uns binóculos quando era miúdo mas isso já foi há uns tempos...

Tópico interessante...

Que telescópio me aconselham até um limite de 200/250 ou 300 euros se for mesmo uma boa compra, que possa ver a Lua e Saturno como mencionam acima?
Com um telescópio destes é possível ver a menos de 1km ou só funciona mesmo para objetos longínquos?
Não percebo nada deste assunto. Tive uns binóculos quando era miúdo mas isso já foi há uns tempos...

Por esses preços e facilmente acessiveis em Portugal, não consegues fugir muito de Skywatcher e Celestron, e eventualmente alguns Bresser. É difícil dizer que uma é definitivamente melhor que a outra, depende de modelo a modelo, mas talvez a skywatcher esteja um pouco mais cá para baixo em reconhecimento: é uma marca taywanesa, as outras são americana e alemã, embos penso que todas produzem na Ásia.

Mais do que a qualidade do telescópio em si, escolhe uma boa montagem - e aqui esses baratos pecam todos, num comentário aí para trás alguém se queixava disso mesmo "abana muito". Daí eu na altura ter optado por um dobsoniano, são mais estáveis e têm aberturas maiores por menos dinheiro. Se fosse hoje voltaria a comprar um dobsoniano por esse mesmo motivo, mas sacrificaria abertura para ter portabilidade e compraria um tabletop, por exemplo
https://www.astroshop.pt/telescopio...obson-n-150-750-heritage-flextube-dob/p,67527.
Se a ideia for observação no quintal de casa, parece-me a solução ideal. Se for para ir para o monte nem tanto, precisam de uma base onde apoiar.

Futuramente se o interesse na área for crescendo, podes compensar parcialmente um telescópio mais fraco com a compra de uma boa ocular.

Uma coisa que me deixou chateado há dias quando voltei a montar o meu: gosto sempre de ir tirando umas fotos enquanto observo (eu sei eu sei, lá se vai a adaptação das pupilas ao escuro [:D]), e foi a primeira vez que o fiz com um telemóvel com várias lentes separadas na câmara. Faço-o de forma amadora, simplesmente encostar o telemóvel à ocular. E notei que agora as fotos ficam bem piores do que quando o fazia com telemoveis apenas com 1 lente na camera.

Uma coisa que me deixou chateado há dias quando voltei a montar o meu: gosto sempre de ir tirando umas fotos enquanto observo (eu sei eu sei, lá se vai a adaptação das pupilas ao escuro [:D]), e foi a primeira vez que o fiz com um telemóvel com várias lentes separadas na câmara. Faço-o de forma amadora, simplesmente encostar o telemóvel à ocular. E notei que agora as fotos ficam bem piores do que quando o fazia com telemoveis apenas com 1 lente na camera.

Podes colocar umas fotos? Gosto bastante de ver.

Back