BIODIESEL?

Not quite. Vai usar a água para retirar as impurezas do óleo (restos de comida). Esperando bastante tempo, a água separa-se do óleo (cria dois estratos) da mesma maneira que o azeite e o vinagre não se misturam devido às densidades diferentes.

A água com os resíduos (e talvez uma pequeníssima parte de óleo) é deitada fora. A grande parte do óleo é usado como combustível, em vez de ser deitado nas águas.

Eu ouvi na radio que em sintra ou lá perto tinha aberto qualquer coisa que vendia bio-disel.
O processo para fazer isso em casa é perigoso para pessoas inexprientes. Eu também não faria..

SOneca-II a agua das lavagens vai para um deposito de mil litro que tenho disponivel. no fim de 3 semanas o oleo separa se da agua que não é poluente (aproveito para regar as arvores) e o oleo que sobra vai para uma empresa que faz a recolha e leva para espanha. Os intelingentes que nada fazem para evitar a poluiçao atmosferica são os primeiros a criticar qualquer iniciativa para bem de todos. Quem se ri são os espanhois que fazem biodiesel dos oleos e vendem a Portugal.
Realmente.....

Para evitar o uso da água existem filtros que são feitos com redes muito finas de metal com orificios também eles muito fechados, que serve para separar as impuresas do óleo...

Assim vamos nós na república das bananas...

Para usar um combustível melhor em vários sentidos, andamos a discutir e a "elaborar" há anos....

Um obrigado aos que se dispuseram a partilhar os seus conhecimentos.

Também já ouvi/li sobre o processo mais simples aqui descrito e que irei testar num 205 XAD. (aquilo até a água funciona!!!)....

Caros amigos se procurarem bem nos sites da especialidade, a refinaçao é feita para retirar a glicerina do oleo, que o vai tornar menos viscoso (parecido ao diesel mineral) para ser usado como 100%, mas esse processo tem depois de obedecer a varias lavagens para que o metanol não vá dar cabo das borrachas. Além disso o carro tem de ser adaptado. No meu caso o oleo é misturado numa percentagem controlada e posso vos garantir que o carro anda mais além de gastar menos.

O carro não precisa de adaptação nenhuma e é tirar do frasco e meter no depósito, isto porque as filtragens foram feitas antes de a transformação, depois tem é que se ter cuidado ao retirar o biodiesel, para não vir a glicerina junto...

com a glicerina podem fazer sabonetes ;)

num topico que podia fornecer mt de bom para o forum, veio logo gente com o biodiesel caseiro.

so digo 2 coisas:
a diferença entre um biodiesel "normal" e o caseiro é abismal! a ponto de o uso de biodiesel caseiro ser CRIME nalguns (muitos...) pontos do planeta

é um pouco como a diferença entre agua e agua rás. sao ambas transparentes, mas a 2ª quando bebida dá umas dores d estomago fortes:D

ja em tempos houve outro topico acerca desta coisa do biodiesel caseiro, onde ficou muitissimo bem demonstrada a falta de informaçao que ha sobre este combustivel (apesar de no google, logo o 1º link indicar muitissimo bem TUDO o que ha a saber).

obviamente que, mesmo os que sabem quais os seus problemas, se recusam a admitir essas desvantagens!! porque? porque reconhecer é dar parte fraca (algo impensavel) e, quase tao grave, doi na carteira.

Divulgo aqui este forum.

www.biodiesel.novaenergia.net

parece que ainda não existe nada em PT. Só encontro pessoas a tentarem informar-se e sem obterem grandes informações

Eu era incapaz de fazer isso em casa, ainda por cima em grande escala!! [:0]
Numa substância tão volátil como o metanol é impossivel prever a que temperatura ele entra em abulição quando misturado com óleo de cozinha de composição desconhecida! Isso é para ser feito em laboratório com todas as condições de segurança e reagentes de confiança QUE NÃO OS DO AKI

citação:Originalmente colocada por Suspeito do costume

Numa substância tão volátil como o metanol é impossivel prever a que temperatura ele entra em abulição quando misturado com óleo de cozinha de composição desconhecida! Isso é para ser feito em laboratório com todas as condições de segurança e reagentes de confiança QUE NÃO OS DO AKI

Já estiveste num laboratório de investigação de uma empresa quimica??
Um laboratório pode ser menos perigoso que uma cozinha

citação:Originalmente colocada por Luimio

citação:Originalmente colocada por Suspeito do costume

Já estiveste num laboratório de investigação de uma empresa quimica??
Um laboratório pode ser menos perigoso que uma cozinha
Queres dizer «mais» perigoso. Mas não, não acho.

Não acho que devemos comer e calar em relação ao preço dos combustiveis, mas Bio-diesel feito em casa também não é de certeza a melhor alternativa.
Para experimentar e tal é engraçado, para dizer ao pessoal que o nosso carro anda a óleo de batatas (lol) mas na realidade não é tão barato quanto isso e os riscos do fabrico caseiro não compensam.

Bottom line... eu não o faria mas respeito quem o faça

Há montes de receitas para biodiesel na rede, e fóruns onde as pessoas discutem os pormenores técnicos.

É falso que seja difícil de fazer. Na verdade, é uma tecnologia "low-tech", o que significa que qualquer cozinheiro minimamente experiente consegue fazer biodiesel seguindo as receitas e sendo cuidadoso. A partir de óleo usado há uns truqueszitos para evitar sabonização, mas de óleo virgem é muito fácil.

BIODIESEL?

Tenho um conhecido que tem uma refinaria de óleos vegetais usados e novos para produção de biodiesel. A empresa dele vai apostar em força neste produto. Já tem testado o biodiesel que ele produz num Clio 1.5Dci e anda normalmente, sem nenhum tipo de aditivos (já fez cerca de 2000 Km de testes. Ele utiliza 50% gasóleo e 50% biodiesel. Na minha opinião isto era uma boa alternativa ao diesel dado os preços que estão sempre a aumentar. Alguém tem opinião acerca disto ou experiência?
[8D]

Voltar
Superior