bioetanol by honda

whereagles tens pouca confiança na capacidade do homem para se superar a si proprio e á mae natureza;)! O q atrasa todo o desenvolvimento de energias alternativas sao o poder e a pressao dos grupos petroliferos e toda a gente q enche os bolsos com eles, infelizmente é assim q o mundo gira.

citação:Originalmente colocada por Afcivic

ahh! para não falar que estes hondas são bi-fuel etanol-gasolina.;)

No Brasil já vão nos tetra-fuell...ou seja Gasolina 100%, gasolina+etanol, etanol 100% e gás natural...tudo no mesmo carro e gerido apenas por uma centralina MagnetiMarelli.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por Afcivic

citação:A substituição a 100% dos combustíveis fósseis por combustíveis biológicos é utópica. Juntar 10% ao combustível é perfeitamente normal, cá não se junta (ou vai juntar) óleo vegetal ao gasóleo?

Já que estás dentro disso, quantos litros de combustível produz um hectar de uma produção de biocombustível?

se lesses o que eu coloquei em cima verías que se está a investigar\produzir bioetanol da soft-biomassa, que será desde folhas caidas a palha de arroz, ou seja dos proprios restos da agricultura. claro que não será ainda suficiente, mas se ninguem quiser saber será bem pior.;)

Quantas palhas de arroz e folhas caídas serão necessárias para produzir eficientemente combustível?
BTW, não li aquilo que puseste aqui porque o link que tu também puseste estraga o layout da página e não estou para andar a fazer scroll horizontal.

Quando apareceu o motor a combustão para substituir o vapor, tambem se leventaram essas questões...e acabou por se tornar rentavel.

eu não estou a colocar isto por marcas apenas acho que as marcas que querem desenvolver outros tipos de combustiveis estão de parabens. não é só a questão do carro em si, mas tambem a tentativa da marca a desenvolver o combustivel para o tornar mais rentável.

citação:Originalmente colocada por Automobilista

O E85 que já se usa na Suécia já não levanta tantos problemas desses.

Creio que esse etanol é de 2ª geração (celulósico), feito a partir da celulose de árvores. Creio também que o programa está ainda numa fase experimental, ou seja, ainda há pouca quantidade disponível.

citação:Originalmente colocada por dysplay21

1. whereagles tens pouca confiança na capacidade do homem para se superar a si proprio e á mae natureza;)!

2. O q atrasa todo o desenvolvimento de energias alternativas sao o poder e a pressao dos grupos petroliferos e toda a gente q enche os bolsos com eles, infelizmente é assim q o mundo gira.
1. Opá, eu sou cientista de profissão. Sei muito bem onde é que acaba a 'fé no futuro' e começam as dificuldades [:p] É que isto não é só "Ah e tal, o pessoal há de encontrar uma solução". Soluções há muitas. É preciso é encontrar uma que funcione bem.

2. Esses gajos não precisam de fazer pressão para encher os bolsos. Eles vendem o melhor produto energético do mercado. Enquanto tiverem disso para vender, vão vender, e bem.

Quantas palhas de arroz e folhas caídas serão necessárias para produzir eficientemente combustível?

Quando apareceu o motor a combustão para substituir o vapor, tambem se leventaram essas questões...e acabou por se tornar rentavel.
Com a pequena diferença que depressa se notou que o conteúdo energético do petróleo era 2x maior do que o do carvão. Fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/Gasoline#Energy_content
http://en.wikipedia.org/wiki/Coal#Energy_density

para as marcas é igual ao termoço, porque quem paga é o consumidor, a questão é que para consturirem carros desses é necessário que os paises invistam em alternativas (combustiveis) porque não são as marcas que o vão fazer. o Brasil é um bom exemplo de quem aposta em alternativas. cá também se começa a fazer estudos para seguir as alternativas que o Brasil propoem actualmente. ouvi inclusive que as canas de acuçar cá cultivadas, conseguem gerar mais acuçar que as proprias no Brasil. curioso ahm!
portanto o que é preciso é haver vontade.

whereagles, essa discusão do "conteudo energetico" por massa... Depende da forma como essa energia é obtida. Reacção quimica, ou nuclear, electroquimica...

Mas entendo ao q te referes. E concordo. O petroleo em termos de reacção de combustão possui um grande coeficiente energetico qdo comparado com outras misturas de hidrocarbonetos. Mas ele vai acabar. E já agora sabem de onde ele veio?

Eu penso q o futuro estará nestes biocombustiveis aliados a numa maior eficiencia energetica. Os supercondutores a temperatura ambiente terão de evoluir assim como o aproveitamento energetico dos carros.

citação:Originalmente colocada por whereagles

Com a pequena diferença que depressa se notou que o conteúdo energético do petróleo era 2x maior do que o do carvão. Fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/Gasoline#Energy_content
http://en.wikipedia.org/wiki/Coal#Energy_density

De acordo!
Mas a questão hoje em dia é outra...energia renovável! e o petróleo não a fornece.
Quanto tempo leva uma jazida de petróleo a renovar-se? se calhar nem se renova, pois as condições actuais do planeta não são propicias a essa renovação, levaria provavelmente alguns milhares (se não milhões) de anos.
O etanol de origem vegetal tem essa propriedade. Apanha-se a matéria prima e volta a plantar-se.
Levanta questões ambientais, tais como a saturação dos solos mas é de longe mais controlável do que o consumo desenfriado de petróleo.
Se começar-mos por substituir 1% das gasolinas por biocombustivel em todo o mundo já é um passo de gigante...é só fazer contas.
Resta saber se há vontade politica para criar capacidade de produção para atingir esta barreira inicial.;)

citação:Originalmente colocada por bizopt

1. O petroleo (...) E já agora sabem de onde ele veio?

2. Eu penso q o futuro estará nestes biocombustiveis aliados a numa maior eficiencia energetica. Os supercondutores a temperatura ambiente terão de evoluir assim como o aproveitamento energetico dos carros.
1. Tanto o carvão como o petróleo têm origens semelhantes: decomposição e compressão de materiais orgânicos ao longo de milhões de anos.
http://en.wikipedia.org/wiki/Petroleum

2. Não sei se os supercondutores alguma vez chegarão à temperatura ambiente. Já há 10 anos que não há avanços nesse campo.

1. Quanto tempo leva uma jazida de petróleo a renovar-se?

2. O etanol de origem vegetal tem essa propriedade. Apanha-se a matéria prima e volta a plantar-se.

1. Milhões de anos.

2. Se te chegar fazer 1000 km por ano em vez de 10000, sim. Se não.. tás lixado. O etanol não chega.

Pah, mas tem que se começar por algum lado, não?

10% é pouco mas é um início.

Já imaginaste, por exemplo, quanto Portugal não ficaria a lucrar se conseguisse abater 10% das suas importações de petróleo?

Uma solução totalmente nova de um dia para o outro só com vantagens sobre a solução antiga é que não é de esperar...

2. O etanol de origem vegetal tem essa propriedade. Apanha-se a matéria prima e volta a plantar-se.

1. Milhões de anos.

2. Se te chegar fazer 1000 km por ano em vez de 10000, sim. Se não.. tás lixado. O etanol não chega.

1% a nível mundial...para mim já era um numero bastante bom para começar.
Quanta gasolina se consome anualmente no mundo inteiro? Quantos barris de petróleo são necessários para essa quantidade? Sustituindo-se 1% dessa gasolina por biocombustivel quanto representará em diminuição de barris de petróleo/ano?

Haja vontade...pk os recursos existem!

citação:Originalmente colocada por ClioII

Já imaginaste, por exemplo, quanto Portugal não ficaria a lucrar se conseguisse abater 10% das suas importações de petróleo?

Sim, creio que é qualquer coisa como 800-1200 milhões de euros.

citação:citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por Automobilista

--------------------------------------------------------------------------------

E ainda tinha a vantagem de equilibrar as contas da quantidade de CO2 no ar.

Vês? 10% é pouco, é pouco... mas é significativo!

Outro caso mais terra-a-terra: supõe que o teu "boss" te propunha um aumento de 10% do ordenado. Desdenhavas? ;) E se fosse uma redução de 10%? Ficavas calado? ;)

ficava igual porque quem paga é o consumidor.
portanto, esteja o barril do petroleo a 25 dólares ou a 100 dóelres é igual.

citação:Originalmente colocada por dysplay21

1. whereagles tens pouca confiança na capacidade do homem para se superar a si proprio e á mae natureza;)!

2. O q atrasa todo o desenvolvimento de energias alternativas sao o poder e a pressao dos grupos petroliferos e toda a gente q enche os bolsos com eles, infelizmente é assim q o mundo gira.
1. Opá, eu sou cientista de profissão. Sei muito bem onde é que acaba a 'fé no futuro' e começam as dificuldades [:p] É que isto não é só "Ah e tal, o pessoal há de encontrar uma solução". Soluções há muitas. É preciso é encontrar uma que funcione bem.

2. Esses gajos não precisam de fazer pressão para encher os bolsos. Eles vendem o melhor produto energético do mercado. Enquanto tiverem disso para vender, vão vender, e bem.

A historia esta cheia de cientistas convictos q n fizeram mais do q atrasar o desenvolvimento e a historia com as suas ideias fixas e falta de querer mudar, isso sabes melhor do q eu.
quanto ao segundo foi exactamente o q disse, enquanto o ouro negro brotar da terra vai ser dificil encontrar algo q se esteja perto em termos de eficácia.

Back