Honestamente...parece-me uma má solução.
O série 1 vale a pena apenas pelo comportamento dinâmico. É bem construído, tem uma boa imagem...mas não é aí que faz a diferença.
Depois tem vários contras...é bastante caro, mal equipado, os extras são muitos e caros, o espaço é muito pouco(sobretudo atrás), a mala é uma treta, o conforto é razoável mas não passa disso(e nem falo em packs M e etc) e a estética não é consensual.
O valor de retoma costuma ser bom nos 120d...já os 118d não são tão desejados, e nem sei como será o 116d.
No 116d levas todos contras do 1er, levas na mesma um bom chassis mas muito menos borracha ,e levas um motor que...terá que suar perante uma mera Focus 1.6TDCI.
Ou seja...tens um carro cujo forte é a componente dinâmica, mas com um motor que é apenas mediano. Se a isso juntares uma boa insonorização do carro, um 116d terá dificuldade em convencer nas rectas, dado que o motor é linear mas fica um bocado aquem do que se espera dum 1er.
No teu lugar, por 30.000€ despido e 35.000€ razoavelmente equipado(suponho que seja o que pagaste pelo 116d), preferia desde um Bravo 2.0M-jet SportR(31.000€) (165cv) que tem provavelmente tanto equipamento de série neste nível como o tem um 116d de 35.000€, ou então e aqui perdia a cabeça um fantástico Lancia Delta 1.9TwinTurbo Oro de 190cv(36.000€).
No caso do Delta, estamos a falar do único motor que rivaliza com o 23d na classe.
São carros com menos imagem(sobretudo o Bravo), menor qualidade no interior(embora o Delta tenha mais requinte) e pior valor de retoma, mas são para mim muito mais bonitos. Objectivamente, andam imensamente mais, são mais equipados, espaçosos, versáteis, confortáveis, e no caso do Delta...Exclusivo
Isto agora pouco importa porque já tens o carro encomendado....mas poderá servir para futuros indecisos.
Conta com um excelente chassis, algum conforto se não tiveres suspensão desportiva e pneus de 17'' e/ou runflat, um motor económico, um carro bem construído e uma boa imagem. Se tirares a sigla, conta também com muitas provocações em AE...e nem te metas nisso...porque facilmente ficas para trás