BMW 316(i)

LuisMiguel

New member
bmr-917.jpg

O que têm a dizer sobre o 316 desta geração e o anterior? É que já se arranja alguns por um preço aceitável, mas o que mais me preocupa é consumos e manutenção, mesmo que feita fora da marca. Problemas e vícios deste carro, custos de manutenção, consumos, inclusivé da versão a carburador.

Se eu comprar um, a que orgãos em especial devo prestar atenção?

Digam lá de vossa justiça!:)

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

Na realidade é mais... 9/10 litros

O Corsa B do meu avô em cidade faz isso!:D

O que não é mau. O Fiesta 1.25 que me emprestaram também tinha consumos desses, era a loucura. [8)]

Mas andava bem de certeza;) Esse motor ztec é viciante...

citação:Originalmente colocada por mcabral

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

Na realidade é mais... 9/10 litros

O Corsa B do meu avô em cidade faz isso!:D

O que não é mau. O Fiesta 1.25 que me emprestaram também tinha consumos desses, era a loucura. [8)]

Mas andava bem de certeza;) Esse motor ztec é viciante...

Mexia-se bem, mas gastava em conformidade. Esses consumos superiores a 9L eram todos em trajecto citadino.

Quanto ao BMW do tópico, ter em atenção que se trata de um carro com 24 anos de concepção. O engraçado é que é um carro mais curto do que um Mazda 3 de 5 portas. Verificar bem se não tem ferrugem, batidas graves que tenham empenado o chassis, entradas de água no habitáculo ou na mala por já ter as borrachas secas, fugas de óleo ou de água da refrigeração, etc, etc.

Gosto muito desse modelo e acho q vai percorrer estas estradas ainda por mto tempo.
Andei com um do meu tio, qdo espatifei um Ibiza e gastou-me na altura 10L em cidade, sem grandes preocupaçoes de acelerador.
É facil arranjar um c A/C,o q por exemplo num merc é dificil.

Ai se o Teodoro vê...

Bem, eu não sei o que queres dizer com "preço aceitável", mas já se arranja da geração a seguir por pouco mais, com a vantagem teórica de talvez não ser necessária tanta manutenção de momento e serem mais económicos e amigos do ambiente, falando só em coisas que mexem com a carteira.

citação:Originalmente colocada por Nafs

Se for o 316 sem o "i" é um 1.8 de 90cv
Se for o 316i é um 1.6 de 102cv

Consumos do 1.6:
90/100 7.7
120/130 9.1
Cidade 11.0
Depende, com catalizador perdia 2 cavalitos. :)

Em relação ao carro posso-te dizer que não é um carro de poupanças. Nas voltinhas da cidade faz à vontade mais de 10l, e isto numa condução normal. É possível gastar menos de 10l mas é preciso ter espírito de reformado para o conseguir, eheh. Fiz uma vez 8,5l a conduzir nas voltinhas diárias mas foi uma semana em que até o meu ritmo cardíaco diminuiu. :D E mesmo assim não foi grande ganho. Agora estou a fazer uns 9/10, com algumas aceleradelas pelo meio.

As peças são algo carotas. Por exemplo, o lábio inferior do pára-choques dianteiro, que costuma faltar nestes carros, custa uns 150 euros. Até os picletes do interior das forras das portas foram caros, um bocado de plástico a custar 5 euros cada um! [8]

Neste carro há que ter em atenção à correia, às válvulas (o M40B16 costuma "bater" um bocado), fugas no diferencial traseiro. Também há propensão a que a válvula do ralenti dentro da caixa do filtro de ar fique presa e afecte o ralenti (é só limpar). A caixa pode ser "teimosa" a frio mas depois de aquecer as mudanças devem entrar todas com bastante suavidade (altura de mudar de valvulina). Atenção ao sistema de escape, é bem possível que, se for ainda o de origem, já tenha fugas. Ao arrancar em 1ª e passar para 2ª pode-se ouvir um ligeiro "clunk" na traseira: são uns blocos de um composto de nylon na transmissão que estão gastos, os "guibos" (não sei o nome em português). Isto são os casos especificos, claro que depois há todos os cuidados a ter com um carro usado. :)

Em principio não vai ser um carro a dar problemas. Claro que também depende da sua quilometragem, da manutenção que levou e do tratamento dado pelo dono anterior, mas regra geral é um carro bastante robusto e que não tem medo de ser usado todos os dias para ir onde quer que seja. A mim só uma vez, depois de muito pára-arranca, senti a transmissão a dar uns saltos quando arrancava, pois tenho os "guibos" gastos, e o calor e utilização intensos no IC19 "cansaram-nos" ainda mais. De resto é meter gasolina, meter malta lá dentro (com 4 tipos o carro já vai "rasteirinho" :D) e conduzir com segurança, pois é um carro que transmite confiança e dá gozo, mesmo em ritmos normais. :)

oi a todos, alguem me sabe dizer se existe radiador de sofagem para um 316 i de 90 da concorrencia...é que tenho um a precisar de uns arranjos e nem sei se compensa começar a destrocar euros ou nao....e ésta é uma das peças que preciso que nao é nada barata!

ja agora aproveito para dizer as peças que me faltam.....o vidro pqueno traseiro do lado do condutor, colorido e o avental da frente....ja agora uma grelha que a minha ta ligeiramente partida...que me lembre é só para já :) mas de certesa que vao aparecer mais coisas. saudaçoes!

Eu tenho um e posso-te dizer que em andamenteo normal faz 8.5 ou 9.0L... O maior ponto critico do carro como já foi dito, é o bater das válvulas. esse motor é conhecido como o come válvulas, o que não implica deixar de ser fiável. o meu já tem 270.000Km´s e até agora nada de importante. isso depois das 4000rpm dispara bem. Para um 1.6 é muito bom...
Por isso tem atenção se ouves muito as válvulas a bater...

Voltar
Superior